Discurso durante a 47ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Réplica ao Senador Romero Jucá.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Réplica ao Senador Romero Jucá.
Publicação
Publicação no DSF de 14/04/2007 - Página 9777
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • LEITURA, PROGRAMA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, GOVERNADOR, ESTADO DE RORAIMA (RR), DEBATE, PROBLEMA, ANTERIORIDADE, ELEVAÇÃO DE CATEGORIA, ESCLARECIMENTOS, IMPOSSIBILIDADE, COPIA, PROJETO, AUTORIA, ROMERO JUCA, SENADOR.
  • APREENSÃO, CONDUTA, ROMERO JUCA, SENADOR, LIDER, GOVERNO, CRITICA, ORADOR, GOVERNADOR, ESTADO DE RORAIMA (RR), TENTATIVA, IMPEDIMENTO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
  • EXPECTATIVA, MOBILIZAÇÃO, ACORDO, OBJETIVO, SOLUÇÃO, PROBLEMA, ESTADO DE RORAIMA (RR).

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (Bloco/PTB - RR. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu quero novamente lamentar que o Líder do Governo não tenha ouvido meu pronunciamento ou tenha sido mal informado por sua assessoria.

Meu pronunciamento foi um pronunciamento no qual eu li os tópicos - e V. Exª acompanhou bem - da agenda que o governador levou ao Presidente. Agenda que, como eu disse, é antiga, desde quando éramos Território; mas muitos assuntos estão atualizados. Na conversa que tivemos com o Presidente Lula, o Presidente disse claramente isto: “Eu quero resolver os problemas de Roraima sem DNA” - isto é, sem o rótulo de que é de fulano, beltrano ou sicrano.

Para minha surpresa, vejo o Líder do Governo, na sua condição de Líder, inclusive falar mal do meu Governador, quando estamos fazendo um gesto em sentido contrário. O Líder disse que eu falei que vou votar com o Presidente Lula. Eu disse claramente que, se o Presidente Lula atender às solicitações, passarei a votar, sim, mas não é mérito do Líder do Governo. Se fosse pelo Líder do Governo, eu não votaria neste Governo nunca, porque é um homem nervoso, que, quando fala aqui, vem de maneira agressiva, dizendo que tudo foi ele quem fez. Acho que isso não constrói a Base aliada do Governo. Tanto não constrói nem para ele que ele não tem tido sucesso nas suas eleições: para Governador, já tentou duas vezes, e também a esposa já tentou para Governadora. E ele fica ressuscitando esse papo.

Sr. Presidente, Srs. Senadores, já fiz um apelo ao Senador Romero Jucá para que fizéssemos uma agenda positiva a favor de Roraima, que ele aproveitasse o fato de ser Líder do Governo para ajudar o Governo do Estado. Como ele disse, ajudar não o Governador, mas o Estado. No entanto, ele continua ocupando, inclusive, pedindo pela Liderança do Governo, para fazer comentários desairosos, esquecendo inclusive essa questão da Funai, da estrada que está fechada desde o tempo em que ele foi Presidente da Funai.

Fiz o meu pronunciamento, Senador Romero Jucá, e gostaria de lhe pedir novamente. Aliás, eu o fiz no meu pronunciamento, pedindo que V. Exª - que não estava presente -, como Líder do Governo, ajudasse neste momento em que não há eleições, ajudasse para que pelo menos os três pontos da agenda que o Governador ressaltou fossem atendidos. Como também pedi que os outros Deputados, que são aliados de V. Exª, com os quais mantenho um bom relacionamento, também apoiassem. V. Exª, como os outros Deputados, foram convidados pelo Governador para ir à audiência. Eu vi o fax.

Agora, quero aqui repetir, como já disse da tribuna: quero pedir, em nome de Roraima, que V. Exª use o seu cargo de Líder do Governo para ajudar a resolver os problemas de Roraima, e não para boicotar, porque boicotar é muito fácil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/04/2007 - Página 9777