Pronunciamento de Eduardo Azeredo em 12/04/2007
Discurso durante a 46ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro do falecimento de John W. Backus, líder de time de programação da IBM, ocorrido em 17 de março, nos EUA.
- Autor
- Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
- Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Registro do falecimento de John W. Backus, líder de time de programação da IBM, ocorrido em 17 de março, nos EUA.
- Publicação
- Publicação no DSF de 13/04/2007 - Página 9696
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, ESPECIALISTA, PROGRAMAÇÃO, INFORMATICA, EMPRESA ESTRANGEIRA, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO.
O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Venho a esta tribuna para registrar o falecimento de John W. Backus, ocorrido a 17 de março, aos 82 anos, nos EUA. Líder de time de programação da IBM, criou na década de 50 a chamada linguagem Fortran: Formula Translator (tradutor de fórmulas) considerada um ponto chave na computação, tornando a programação de computadores acessível à compreensão do homem.
Backus nasceu na Filadélfia, em 1924. Por influência do pai, ingressou no curso de Química da Universidade da Virgínia, dedicando-se às questões teóricas do curso. Avesso aos trabalhos de laboratório acabou por abandonar a faculdade, ingressando no exército americano. Devido às notáveis aptidões demonstradas num teste realizado no exército americano foi indicado para um programa da pré-engenharia da Universidade de Pittsburgh e em seguida para a Faculdade de Haverford, onde deveria cursar medicina, ingressando em março de 1945 na Escola Médica de Nova York, sem contudo concluir o curso.
Após deixar o exército em 1946, ainda sem definição profissional, dedicou-se ao estudo de construção de rádios, ajudando seus instrutores com os cálculos matemáticos. Tal interesse levou-o a matricular-se no curso de matemática da Universidade de Columbia. Ao fazer uma visita ao IBM Computer Center interessou-se pelo projeto de desenvolvimento da SSEC (calculadora eletrônica de seqüência seletiva), um dos primeiros computadores eletrônicos, incorporando-se de imediato ao grupo de desenvolvimento do projeto, onde criou uma linguagem chamada de Speedcoding.
Em 1953 esboçou o projeto de linguagem de programação para o novo computador da IBM, o 704 e a empresa estruturou um pequeno time de programadores e matemáticos para trabalharem sob sua liderança. Um ano depois o time concluía pela publicação do Relatório Preliminar de Especificações do Fortran (“Preliminary Report, Specifications for the IBM Mathematical FORmula TRANslating System, Fortran”). A previsão de concluí-lo em seis meses se estendeu por dois anos. Corrigidas as falhas, em 1957 o Fortran foi oficialmente anunciado.
O desafio maior de Backus foi o de permitir que as pessoas trabalhassem com computadores sem ter que conhecer e aprender a linguagem do conjunto de instruções da máquina. O sucesso foi tamanho que o Fortran ainda é usado hoje, 50 anos após a sua introdução.
Em 1959 Backus também desenvolveu com Naur a “Forma Backus-Naur” ou BNF, a notação padrão para definição da sintaxe formal de linguagem de programação de computadores.
Entre outras condecorações, em 1976 recebeu a Medalha Nacional da Ciência dos EUA, em 1989 o título de doutor honoris causa da Universidade Henri Poincaré de Nancy, na França.
De acordo com Ken Thompson, criador do Sistema Operacional Unix, 95% dos programadores de nunca teriam condições de exercer sua profissão se não fosse pelo Fortran.
Sr. Presidente, pela relevante contribuição do trabalho de John Backus para a tecnologia mundial, requeiro a V. Exª o registro do meu pronunciamento nos Anais do Senado Federal.
Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.
Muito obrigado.