Discurso durante a 48ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comemoração, hoje, do Dia Mundial da Voz.

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração, hoje, do Dia Mundial da Voz.
Publicação
Publicação no DSF de 17/04/2007 - Página 9852
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ANALISE, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, PROFESSOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), PROBLEMA, FONOAUDIOLOGIA, PREJUIZO, FINANÇAS, ESTADO, REDUÇÃO, QUALIDADE, ENSINO, OPORTUNIDADE, HOMENAGEM, DIA INTERNACIONAL, FONOAUDIOLOGO.

O SR. EDISON LOBÃO (PFL - MA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, neste mundo de passos tão velozes muitos são os acontecimentos que ou nos passam despercebidos, pelo prodigioso volume das informações que exigem nossa atenção, ou não lhes damos a merecida observação.

Um destes é o do expressivo percentual de pessoas, entre todas as classes sociais, que vêem debilitadas as suas funções de voz. Não raro a perdem pela desinformação.

Segundo levantamento feito por organismos de fonoaudiólogos, realizado com os professores da rede pública do Município de São Paulo, 60% deles sofrem alterações de voz, geralmente relacionadas ao trabalho. Por rouquidão, perda da voz, pigarro e cansaço para falar, são constantemente afastados do trabalho, o que gera numerosas conseqüências morais, profissionais e sociais advindas do problema da voz. Calcula-se que tais afastamentos, em São Paulo, provocam um impacto financeiro que ultrapassa 100 milhões de reais por ano. A tal prejuízo, acrescente-se o da queda na qualidade do ensino. Quando a deficiência é do aluno, comprometida está a sua atuação como estudante.

O Brasil, Sr. Presidente, ocupa o lamentável segundo lugar na incidência de câncer de laringe, motivado principalmente pelo uso do cigarro e de bebidas alcoólicas. E sabe-se que uma das primeiras seqüelas desse terrível mal é atingir o mecanismo da voz, suscitando transtornos que podem emudecê-lo.

Tal tema vem à tona, Sr. Presidente, porque hoje, 16 de abril de 2007, comemora-se o Dia Mundial da Voz, ensejando aos fonoaudiólogos - desde o primeiro movimento nacional de 1999 - a feliz iniciativa de movimentar campanha sob o título “Seja amigo da sua voz”. Procuram sensibilizar a população para os necessários cuidados com a voz, especialmente os setores comprometidos com a formação educacional e artística - professores, atores, locutores, advogados, cantores e todos quantos têm a voz  na composição da sua estrutura profissional.

Como registra um documento dos fonoaudiólogos:

A campanha visa propiciar o entendimento da voz como veículo de relacionamento, de afeto e constitutiva das funções orgânicas, físicas e mentais do sujeito; promover ações que favoreçam a conscientização da sociedade quanto à importância da saúde vocal e a prevenção de alterações na voz; promover ações para divulgar a importância da educação da voz desde a infância, incluindo a formação cultural, educacional e social do indivíduo.    

É bastante meritória, Sr. Presidente, essa iniciativa da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, com apoio do Conselho Regional de Fonoaudiologia, da 2ª Região de São Paulo, e do Conselho Federal de Fonoaudiologia. De tais atuações resultam incontáveis benefícios de interesse público.

Cumprimento os fonoaudiólogos pelo Dia Mundial da Voz, um estímulo àqueles que pelo estudo, experiência e dedicação procuram adequá-la a determinadas situações, orientando o ser humano, que tem o privilégio da comunicação verbal, a preservar tão precioso bem da sua saúde vocal. Prestam os fonoaudiólogos um serviço relevante aos cidadãos, da nossa e de outras nações, que perseveram na busca de uma melhor qualidade de vida. Merecem esses profissionais o nosso respeito e admiração.

Eu os saúdo nesta data comemorativa, que reflete a relevância da missão que lhes cabe cumprir.

Era o que eu tinha a dizer.

Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/04/2007 - Página 9852