Discurso durante a 52ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Espanto ante a assinatura pelo governador do Maranhão, de protocolo para a ampliação do Aeroporto Internacional de Parnaíba, abrindo mão dos recursos para o aeroporto da cidade de Barreirinhas.

Autor
Roseana Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MA)
Nome completo: Roseana Sarney Murad
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO. ESTADO DO MARANHÃO (MA), GOVERNO ESTADUAL. POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Espanto ante a assinatura pelo governador do Maranhão, de protocolo para a ampliação do Aeroporto Internacional de Parnaíba, abrindo mão dos recursos para o aeroporto da cidade de Barreirinhas.
Aparteantes
Edison Lobão, José Sarney.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2007 - Página 10996
Assunto
Outros > TURISMO. ESTADO DO MARANHÃO (MA), GOVERNO ESTADUAL. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • IMPORTANCIA, TURISMO, ESTADO DO MARANHÃO (MA), BALANÇO, ATUAÇÃO, ORADOR, EX GOVERNADOR, CRIAÇÃO, PLANO, VALORIZAÇÃO, BENS TURISTICOS, SERVIÇOS TURISTICOS, OBTENÇÃO, TITULO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO A CIENCIA E A CULTURA (UNESCO), PATRIMONIO HISTORICO, REGISTRO, REALIZAÇÃO, LIGAÇÃO, RODOVIA, MUNICIPIOS, RECUPERAÇÃO, MUSEU, BENEFICIO, TURISTA.
  • CRITICA, GOVERNADOR, ESTADO DO MARANHÃO (MA), REJEIÇÃO, RECURSOS, PROGRAMA, ACELERAÇÃO, CRESCIMENTO, ECONOMIA NACIONAL, RECUPERAÇÃO, AEROPORTO INTERNACIONAL, MUNICIPIO, BARREIRINHAS (MA), REALIZAÇÃO, ACORDO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO CEARA (CE), ESTADO DO PIAUI (PI), AMPLIAÇÃO, AEROPORTO, PARNAIBA (PI), PREJUIZO, POLITICA, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, CULTURA, TURISMO.
  • PROMESSA, DEFESA, DESENVOLVIMENTO, TURISMO, CRIAÇÃO, EMPREGO, RENDA, INCENTIVO, CULTURA, SETOR, SERVIÇO, MELHORIA, ECONOMIA, ESTADO DO MARANHÃO (MA).

A SRª ROSEANA SARNEY (PMDB - MA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, temos, no Maranhão, exemplos perfeitos das duas grandes vertentes de atração turística da humanidade: de um lado, para o turismo cultural, a cidade de São Luís; do outro, para a descoberta da natureza, os Lençóis Maranhenses.

Todos sabem da beleza da arquitetura da cidade fundada pelos franceses, no seu sonho da França Equinocial, e construída pelos portugueses sobre o traço do engenheiro Francisco Frias de Mesquita, que foi com as tropas de Jerônimo de Albuquerque e Diogo Moreno para construir fortificações e assegurar a ocupação do Maranhão há quase 400 anos. Sobre essas ruas antigas, erguemos sobrados cobertos de azulejos e, no mistério das obras do homem, criamos um conjunto exemplar que transporta seus visitantes a um espaço mágico e eterno.

Do outro lado da Baía de São José, na costa norte do Maranhão, Deus criou um dos mais extraordinários espetáculos da natureza, uma vastidão de areia entre o mar e a terra firme, com milhares e milhares de oásis paradisíacos.

Os Lençóis Maranhenses eram, até há alguns anos, uma terra perdida, a que só se podia ir em pequenas embarcações, ou percorrendo as estradas precárias que levavam a Santo Amaro e Barreirinhas, cidades que são as duas portas da região. Governadora do Maranhão, fiz ligação rodoviária destas cidades com São Luís, consegui que os Lençóis Maranhenses fossem transformados em Parque Nacional e se tornassem uma referência de destino.

Compreendendo a importância do turismo, criei em meu governo o Plano Maior de Turismo, que promoveu todo o conjunto de oportunidades turísticas do Estado. Com grande esforço, conseguimos o reconhecimento, pela Unesco, de São Luís como Patrimônio da Humanidade, há exatamente dez anos.

Mas a grande oportunidade, o diferencial que o Maranhão tem e do qual precisa se aproveitar, é a conjunção das duas espécies de turismo. Não é preciso esforço de imaginação para compreender, Sr. Presidente, como uma visita potencializa a outra, como os dois destinos se complementam.

Estou falando tudo isso, Srªs e Srs. Senadores, para explicar o meu espanto quando tomei conhecimento de que o Governador do Maranhão assinou, com os Governadores do Piauí e do Ceará, um acordo para a ampliação do Aeroporto de Parnaíba, no nosso querido Estado do Piauí, abrindo mão dos recursos para a transformação do aeroporto internacional na cidade de Barreirinhas. Todos sabemos como os recursos são escassos nos Estados do Norte e do Nordeste - aqui está o ex-Governador Jarbas Vasconcelos que sabe como isso é difícil para o Nordeste. No entanto, esses recursos já estavam previstos no Plano de Aceleração do Crescimento. Portanto, o Maranhão abriu mão do recurso destinado à construção do aeroporto internacional em Barreirinhas para que fosse utilizado em um aeroporto internacional em Parnaíba.

Eu nada tenho, nem poderia ter, contra o Aeroporto de Parnaíba, que pode e deve ser ampliado, mas abrir mão da ampliação do aeroporto de Barreirinhas é comprometer essa conjunção entre o cultural e o ecológico, que é a chave do nosso turismo e do desenvolvimento do nosso Estado do Maranhão.

Eu deixei o Aeroporto de São Luís com capacidade para receber um número considerável de visitantes, construí mais de duzentos quilômetros de estradas entre São Luís e Barreirinhas, revitalizei o centro histórico de São Luís, recuperei todos os museus da cidade, deflagrei programas de formação de mão-de-obra.

O projeto de construção do aeroporto de padrão internacional em Barreirinhas estava em andamento, previsto no Plano de Turismo, mas, infelizmente, quando deixei o governo, ele não foi levado adiante. Agora, entretanto, não se trata somente do abandono de um plano, mas da frustração de um potencial e de todo um trabalho feito.

O Governador Wellington Dias deve se empenhar, por todos os meios, para ampliar o Aeroporto de Parnaíba, explorar os recursos do Delta do Parnaíba, da ilha do Caju e das ilhas que compõem o Delta do Parnaíba. Aliás, posso dizer que a grande maioria das ilhas está no Estado do Maranhão. O Governador Cid Gomes deve se empenhar, por todos os meios, para aumentar as oportunidades turísticas, já enormes, do Ceará.

E o Governador Jackson Lago deveria, igualmente, lutar, entre outras coisas, pelo Aeroporto de Barreirinhas, pelo desenvolvimento da região.

Concedo um aparte ao Senador Edison Lobão.

O Sr. Edison Lobão (PFL - MA) - Senadora Roseana Sarney, ouço com a mesma preocupação de V. Exª o relato que faz a respeito dos últimos acontecimentos relativos às reuniões ocorridas em Parnaíba e as decisões ali tomadas. Tanto quanto V. Exª, nada tenho contra a belíssima cidade de Parnaíba, nem contra o Piauí ou o Ceará. Ao contrário, nós todos somos a favor desses Estados. Mas, tanto quanto V. Exª, lastimo que o Governador do nosso Estado não tenha defendido essas realizações para o Maranhão. V. Exª disserta também sobre sua ação no campo turístico do Estado do Maranhão. Devo dizer que, quando assumi o governo, antes do exercício de seu mandato no Poder Executivo, nomeei Secretário de Meio Ambiente e Turismo o Dr. Fernando César Mesquita, que realizou um trabalho admirável no Estado do Maranhão. Ele fez um plano original de turismo que aprovei e que foi executado, fazendo com que o Maranhão passasse a ser parte das revistas nacionais todas as semanas, em matéria de turismo. Veio V. Exª em seguida, ampliou esse plano de turismo, até com a colaboração de técnicos internacionais - atitude louvável - e executou também o seu plano, que resultou em boa coisa para o Estado do Maranhão. O Prodetur, Projeto de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste Brasileiro, foi assinado por mim quando ainda estava no Governo do Estado. Graças a ele, foi possível realizar o Aeroporto de São Luís, cujo contrato inicial previa uma participação do Estado, que também assinei como governador e V. Exª executou e ampliou, inclusive com os fingers do aeroporto, o que foi uma boa providência para o Estado do Maranhão. Por tudo isso, nós esperávamos que o governo atual fosse a continuação dessa luta pelo turismo no Estado do Maranhão. Espero que o atual governador possa rever essa posição, para o que contará com a minha ajuda e, seguramente, com a ajuda de V. Exª para que as realizações no campo turístico se concretizem no Estado do Maranhão naquilo que o Maranhão tem direito e merece. Os Lençóis Maranhenses constituem um ponto turístico de grande envergadura, de grande projeção. Portanto, merece que se dê amplitude àquilo que foi feito no governo de V. Exª e no meu governo, consolidando-se, daqui para frente, o Pólo de Barreirinhas como o grande pólo turístico do Estado do Maranhão.

A SRª ROSEANA SARNEY (PMDB - MA) - Quero agradecer ao nobre Senador Edison Lobão pelas palavras e dizer que estou completamente de acordo com suas palavras e que vamos lutar juntos pelo nosso Estado.

Concedo a palavra ao Senador José Sarney.

O Sr. José Sarney (PMDB - AP) - Senadora Roseana Sarney, quero também apoiar o pronunciamento de V. Exª e o aparte do Senador Edison Lobão. Esse assunto tanto V. Exª como o Senador Edison Lobão explicaram à Casa do que se trata. Mas, o que me causa grande admiração - eu não entendo mesmo - é que se diga que o portal de entrada para o turismo dos Lençóis de Barreirinhas seja, aprovado pelo Governador do Maranhão, em Parnaíba. Ora, o portal de entrada de qualquer turismo no Maranhão é São Luís do Maranhão, que tem aeroporto internacional, uma cidade histórica, um patrimônio da humanidade. Como, então, vamos abrir outra porta, que não seja no Maranhão para a entrada do turismo no Maranhão? Eu não sei qual a lógica que tem esse portal que acabam de abrir para o turismo interno em Barreirinhas, sobretudo por ser dos Lençóis, que é uma das coisas mais extraordinárias que Deus fez. Eu até brinco dizendo que Deus, depois de fazer o mundo, resolveu tirar férias. Criou, então, os Lençóis para poder passar essas férias depois de ter criado tanta beleza nesta Terra. Portanto, quero me congratular com V. Exª, Senadora Roseana, e dizer, uma vez mais, da minha alegria, da minha satisfação em ouvi-la, sempre ouvi-la. V. Exª só tem me dado alegria na minha vida. Muito obrigado.

A SRª ROSEANA SARNEY (PMDB - MA) - Obrigada, Senador José Sarney.

Eu gostaria apenas de complementar dizendo que, de Parnaíba para Barreirinhas, não existe nenhuma estrada que faça essa ligação. Então, realmente fica difícil entendermos como vai ser essa entrada.

Complementando, acabando o meu discurso, eu gostaria de dizer que o Maranhão não deve e não pode abandonar o seu mais valioso trunfo turístico, a conjunção de São Luís com os Lençóis Maranhenses.

Portanto, eu, o Senador Edison Lobão, o Senador Cafeteira, que aqui não está, mas que, com certeza, estará nessa luta conosco, o Senador José Sarney, nossa Bancada maranhense na Câmara Federal, todos vamos lutar para que o nosso sonho seja realizado, para que possamos desenvolver o turismo, gerar empregos e renda para o nosso Estado, fortalecer nossa cultura, estimular todo o setor terciário, para que o Estado possa assumir o seu papel de destaque na economia e na vida brasileira.

Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2007 - Página 10996