Discurso durante a 52ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre parceria firmada entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a IBM do Brasil para implantação do Programa de Formação e Treinamento de Tecnologia da Informação.

Autor
Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Considerações sobre parceria firmada entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a IBM do Brasil para implantação do Programa de Formação e Treinamento de Tecnologia da Informação.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2007 - Página 11045
Assunto
Outros > ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O TEMPO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), REGISTRO, INICIATIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG), EMPRESA PRIVADA, REALIZAÇÃO, PARCERIA, GOVERNO ESTADUAL, IMPLANTAÇÃO, PROGRAMA, FORMAÇÃO, TREINAMENTO, JUVENTUDE, CAPITAL DE ESTADO, MANIPULAÇÃO, TECNOLOGIA, INFORMATICA, QUALIFICAÇÃO, MÃO DE OBRA, INTEGRAÇÃO, MERCADO DE TRABALHO.
  • SAUDAÇÃO, GOVERNADOR, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), INICIATIVA, BENEFICIO, JUVENTUDE, EXPANSÃO, SETOR, SERVIÇO.

O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - PA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria de registrar, neste breve pronunciamento, notícia importante para Minas Gerais e que hoje (19/04/2007) circula nos jornais do estado. O governo mineiro, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a IBM do Brasil firmaram parceria que vai implantar o Programa de Formação e Treinamento de Tecnologia da Informação.

O projeto vai beneficiar, em uma primeira etapa, 500 jovens da Região Metropolitana de Belo Horizonte que já tenham concluído o ensino médio e que tenham conhecimento básico de inglês. Estes estudantes poderão disputar uma vaga para estágio na IBM. Ao todo, 320 serão selecionados, até o final deste ano.

O convênio objetiva criar mão-de-obra qualificada para atuar na área de tecnologia da informação. Os jovens mineiros, certamente, terão mais condições de integrar o mercado de trabalho.

Além disso, conforme explicou o próprio presidente da IBM do Brasil, Rogério Oliveira, outras empresas também terão acesso ao banco de profissionais treinados pelo programa, que tem contrato de 48 meses.

Terminando, parabenizo, mais uma vez, o Governador Aécio Neves por essa iniciativa que, ao mesmo tempo, beneficia os jovens mineiros e permite a expansão do mercado de serviços no estado de Minas Gerais.

E, para que conste dos Anais desta Casa, encaminho matéria que trata do assunto veiculada no jornal O TEMPO.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO AZEREDO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************

Matéria referida:

“Parceria com IBM qualificará jovens.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2007 - Página 11045