Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de lembrança ao ensejo do vigésimo aniversário da morte do ex-Senador Arthur Virgílio, pai do atual Senador Arthur Virgílio Neto.

Autor
Tião Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Afonso Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. EDUCAÇÃO.:
  • Voto de lembrança ao ensejo do vigésimo aniversário da morte do ex-Senador Arthur Virgílio, pai do atual Senador Arthur Virgílio Neto.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2007 - Página 7894
Assunto
Outros > HOMENAGEM. EDUCAÇÃO.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE MORTE, ARTHUR VIRGILIO, EX SENADOR, PAI, SENADOR.
  • REGISTRO, AVALIAÇÃO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), QUALIDADE, ENSINO, ESTADOS, MELHORIA, SITUAÇÃO, EDUCAÇÃO, ESTADO DO ACRE (AC), ESTADO DO TOCANTINS (TO), INGRESSO, PROFESSOR, ENSINO SUPERIOR.

     O SR. TIÃO VIANA (Bloco/PT - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Não utilizarei mais do que um minuto, Sr. Presidente, Senador Flexa Ribeiro.

Quero associar-me também ao Senador José Agripino, com a maior satisfação, nessa homenagem ao Senador Arthur Virgílio, pai do nosso querido amigo Senador Arthur Virgílio. Entendo que esse é o sentimento de todo o Partido dos Trabalhadores nesta Casa.

     Desejo, neste momento, Sr. Presidente, em menos de um minuto, dizer da minha satisfação de ler no jornal O Estado de S.Paulo de hoje uma manchete muito expressiva em relação ao meu Estado: “Desempenho é melhor onde há metas. E, sobre a Educação Básica, Tocantins e Acre vão na contramão e conseguem aumentar nota no Saeb, enquanto a média no resto do País cai”. Ou seja, o Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb), do Ministério da Educação, mostra que dois Estados apenas saíram de um processo de declínio e entraram num processo de ascensão e de reconhecimento.

     Para minha alegria, meu Estado, o Acre, está apresentado aqui, fruto da luta do ex-Governador Jorge Viana com o atual Governador, Binho, que era então Secretário da Educação. Temos a alegria de dizer que, no Acre, consolidamos o salário inicial, que era de R$420,00, em R$1.562,00. Consolidamos a inclusão de todos os professores da rede pública em curso superior na área de Pedagogia. Em cinco anos, todos terão concluído a universidade, o que elevará muito mais o nível do ensino. E ainda fizemos com que todos os Municípios do Estado do Acre tivessem curso universitário, em convênio com a Universidade Federal do meu Estado.

     Então, é o primeiro Estado do Brasil a firmar isso. Parabéns ao Tocantins pelo êxito e parabéns ao Governo do Acre por uma conquista que marca definitivamente o futuro das próximas gerações!

     Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

     Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2007 - Página 7894