Discurso durante a 58ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do transcurso, ontem, dos 34 anos da Embrapa. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA AGRICOLA.:
  • Registro do transcurso, ontem, dos 34 anos da Embrapa. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 27/04/2007 - Página 11813
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), EFICACIA, TRABALHO, CONTRIBUIÇÃO, CRESCIMENTO, PRODUÇÃO AGRICOLA, INDICE, EXPORTAÇÃO.
  • SAUDAÇÃO, PRESIDENTE, SERVIDOR, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), ESTADO DE RORAIMA (RR), EMPENHO, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, REGIÃO AMAZONICA.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, vou ser rápido. Pedi a palavra para fazer um registro que considero extremamente importante e justo. Ontem, a Embrapa completou 34 anos. É uma empresa extremamente importante para o nosso País. Composta de técnicos, funcionários e cientistas valorosos, tem feito um grande trabalho. O crescimento da produção agrícola brasileira e o estágio que nós estamos alcançando mundialmente em exportação de alimentos têm muito a ver com o trabalho desses 34 anos da Embrapa.

Ontem, estive em reunião com o Ministro Guido Mantega até mais de nove e meia da noite e não pude participar da solenidade de aniversário. Portanto, eu gostaria de hoje aqui parabenizar o Presidente da Embrapa, os dirigentes, os técnicos, os funcionários, os cientistas e, especialmente, Sr. Presidente, os membros da Embrapa de Roraima, que, numa fronteira como Roraima, estão pesquisando, criando condições para que nós tenhamos a produção e o desenvolvimento sustentável harmonizados na Amazônia. Eu tenho muita satisfação de ter apoiado sempre a Embrapa, de ter sido Relator no Orçamento, ter colocado recursos para Embrapa. Neste ano, a Embrapa tem mais de R$1 bilhão no seu orçamento, exatamente para fazer o que está fazendo e é muito justo que se homenageie e se reconheça o trabalho dessa empresa.

Eu solicito a V. Exª que dê como lido o pequeno discurso que preparei sobre essa questão.

Faço este registro pessoalmente, pela importância da Embrapa para o setor público brasileiro e para o dia-a-dia da população com a condição de alavancar a produção de alimentos no nosso País.

Muito obrigado.

 

******************************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, DISCURSO DO SR. SENADOR ROMERO JUCÁ.

***************************************************************************************

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, neste dia 25 de abril a Embrapa celebra 34 anos de atividades. Trinta e quatro anos de contribuição ao desenvolvimento sócio-econômico brasileiro. Nos últimos dez anos, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - vinculada ao Ministério da Agricultura - gerou um lucro nominal acumulado de oitenta e oito bilhões à sociedade brasileira.

Para chegar a esse resultado, os técnicos usaram as metodologias do Ibase- Instituto de Análises Sociais e Econômicas, analisando uma amostra de 250 tecnologias geradas pelos centros de pesquisa da empresa, contando com indicadores sociais, laborais e de impactos das tecnologias.

No meu Estado de Roraima, a unidade da Embrapa tem cumprido suas metas.

O Plano Diretor da Embrapa Roraima, para o período de 2005-2007, que definiu para a Amazônia e em especial para Roraima as áreas prioritárias de direcionamento do seu foco de atividades, estabeleceu cinco macroprioridades de Pesquisa e Desenvolvimento. E a partir daí, toda a programação das ações foi definida, contando com instrumentos de controle na qualidade dos projetos e resultados, para que estes sejam realmente adotados pelo setor produtivo, a fim de contribuir, efetivamente, no desenvolvimento sócio-econômico do Estado de Roraima.

Em Roraima definiu-se ainda, as macroprioridades para as ações exclusivas de transferência de tecnologia e informações tecnológicas para a produção de alimentos em comunidades indígenas e em pequenas propriedades rurais, para acelerar segmentos potenciais em agronegócio.

Além disso, a Embrapa Roraima formalizou parceria com a Universidade Federal de Roraima - UFRR, para atuar nos cursos de pós-graduação ligados à área agronômica, com objetivo de favorecer inserção de estudantes e pesquisadores em atividades que fornecem subsídios para o desenvolvimento sustentável.

Sr. Presidente, eu quero aqui registrar minha homenagem a este órgão do Ministério da Agricultura que tem cumprido com todas as projeções de suas pesquisas científicas e tecnológicas em todas as áreas da agropecuária e do agronegócio, sempre abordando a preocupação ambiental, a viabilidade econômico-financeira e redução de custos.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/04/2007 - Página 11813