Pronunciamento de Heráclito Fortes em 03/04/2007
Discurso durante a 41ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Reconhece a urgência do PAC mas cobra a solução para o apagão aéreo.
- Autor
- Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
- Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA DE TRANSPORTES.
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG).:
- Reconhece a urgência do PAC mas cobra a solução para o apagão aéreo.
- Publicação
- Publicação no DSF de 04/04/2007 - Página 8642
- Assunto
- Outros > POLITICA DE TRANSPORTES. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG).
- Indexação
-
- RECONHECIMENTO, URGENCIA, EXAME, PROGRAMA, ACELERAÇÃO, CRESCIMENTO ECONOMICO, DEFESA, PRIORIDADE, SOLUÇÃO, CRISE, TRANSPORTE AEREO, PRE REQUISITO, ATRAÇÃO, INVESTIMENTO, CAPITAL ESTRANGEIRO, COBRANÇA, DEFINIÇÃO, PROVIDENCIA, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
- JUSTIFICAÇÃO, OBSTRUÇÃO PARLAMENTAR, COBRANÇA, GOVERNO, SOLUÇÃO, CRISE, TRANSPORTE AEREO.
- SOLICITAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), INDICAÇÃO, MEMBROS, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG).
O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL- PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, não é à toa que o Senador José Agripino vem sendo, sucessivamente, reconduzido a Líder do nosso Partido, sempre presente e com posição firme, marcando não só o pensamento do Partido, da Oposição brasileira, mas, acima de tudo, do povo brasileiro.
Reconhecemos a urgência do PAC. Mas o PAC, sem segurança aérea, não existirá; o PAC, com o caos que estamos vivendo, afugentará a perspectiva de investidores estrangeiros que, por acaso, queiram aportar neste País. E, inclusive, os investidores nacionais.
Para que V. Exª tenha uma idéia, Senador Tião Viana, a perspectiva de cancelamento de viagens do turismo interno, agora, no período da Páscoa, já chega a 40%. Não é brincadeira!
Então, acho que o Governo tem que colocar de lado qualquer outra intenção e ter como prioridade a solução da questão aérea. O Presidente Lula tem que, urgentemente, se dirigir à Nação para dizer aos brasileiros o que vale dos seus pronunciamentos: se o dado na confortável casa de campo do Presidente Bush em Camp David, quando desautorizou o comandante da Aeronáutica e nomeou um Ministro civil para assumir a crise, ou se o pronunciamento de ontem, em que desdisse o que havia dito no domingo e novamente recolocou a autoridade no comandante da Aeronáutica.
Senador Tião Viana, essa é a grande preocupação - minha, sua e, tenho certeza, de toda a Nação brasileira. A obstrução, neste momento, se faz mais necessária do que nunca, porque é uma maneira de forçar o Governo a encontrar uma solução para esse problema, até porque, Sr. Presidente, estamos a três dias da Páscoa, e não sabemos ainda o que vai acontecer nos aeroportos brasileiros.
Aproveito a deixa do meu Líder e faço um apelo a V. Exª: convença seu Partido a indicar os membros da CPI das ONGs. Só faltam o Partido de V. Exª e o novo PR, que são siameses; todos os outros partidos já indicaram os nomes. V. Exª tem prestígio, V. Exª tem jogo político e sabe que, quanto mais se atrasa, quanto mais se procrastina essa CPI, mais o País aguarda com ansiedade. E até pergunta: se ela não é contra o Governo, por que o Governo não a quer?
De forma que a bola está com V. Exª. Agora, não nos retire este prazer, que durante muito tempo foi do Partido de V. Exª, e que ele utilizava com impiedade, de maneira às vezes desproporcional. Não vamos jogar carrinho de fruta no plenário, não vamos jogar transgênicos em ninguém, vamos apenas, com a força do argumento, mostrar à Nação que o País tem prioridade, e ela não está aqui, mas está no ar. Com a “bola”, V. Exª.
Muito obrigado, Sr. Presidente.