Discurso durante a 56ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração do Dia do Exército Brasileiro.

Autor
Marconi Perillo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Marconi Ferreira Perillo Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. FORÇAS ARMADAS.:
  • Comemoração do Dia do Exército Brasileiro.
Aparteantes
Augusto Botelho.
Publicação
Publicação no DSF de 26/04/2007 - Página 11500
Assunto
Outros > HOMENAGEM. FORÇAS ARMADAS.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, EXERCITO, ELOGIO, PRESERVAÇÃO, ORDEM, PROGRESSO, PROTEÇÃO, INTEGRIDADE, FRONTEIRA, TERRITORIO NACIONAL, ESPECIFICAÇÃO, AREA ESTRATEGICA, REGIÃO AMAZONICA, ATUAÇÃO, ASSISTENCIA SOCIAL, ATENDIMENTO, SAUDE, TRANSPORTE, RESGATE, ACIDENTE AERONAUTICO.
  • APOIO, REIVINDICAÇÃO, EXERCITO, RECURSOS, REAPARELHAMENTO, FORÇAS ARMADAS.

O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Exmº Sr. Presidente do Senado Federal, Senador Renan Calheiros; Exmº Sr. Ministro de Estado da Defesa, ex-Governador, Waldir Pires; Exmº Sr. General-de-Exército Enzo Martins Peri, Comandante do Exército; Exmº Sr. Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, Comandante da Marinha; Exmº Sr. Tenente-Brigadeiro Juniti Saito, Comandante da Aeronáutica; Exmº Sr. Senador Edison Lobão, autor da propositura; Exmºs Srs. Embaixadores e representantes do Corpo Diplomático; Exmº Sr. Ministro Peçanha Martins, que representa o Superior Tribunal de Justiça; Exmªs Srªs e Exmºs Srs. Senadores e Deputados federais, Subprocuradores, oficiais superiores e membros das Forças Armadas, senhoras e senhores, tenho a honra de falar aqui representando a Bancada do meu Partido, o PSDB. Esta Casa de Rui Barbosa homenageia hoje, em sessão solene, uma das instituições mais emblemáticas e simbólicas para a Nação: o Exército Brasileiro.

Ao longo da História, a farda verde-oliva tem-se revelado símbolo da defesa da ordem e do progresso e bandeira na proteção da integridade de nossas fronteiras. Sem o Exército forte e preparado para o combate, nenhuma Nação poderá garantir sua integridade e unidade, sobretudo no caso específico de Países como o Brasil, com ampla linha de divisas continentais, tendo em vista que o final do território brasileiro se confunde com o de outras Nações vizinhas em meio à vastidão do continente sul-americano.

Em regiões como a Amazônia, não fosse o Exército a garantir a presença do Estado brasileiro, correríamos o risco de perder o domínio sobre importantes áreas estratégicas. Somente homens treinados e preparados para sobrevivência na selva são capazes de se embrenhar pelas veredas e caminhos das matas para fincar onde for preciso a bandeira do Brasil.

Somente homens motivados pelo ideal pátrio são capazes de levar nosso brasão aos pontos limítrofes do território brasileiro.

No episódio recente do acidente da Gol e em outros lamentáveis acidentes aéreos que aconteceram em meio à selva, foram os homens do Exército Brasileiro os anjos de guarda capazes de resgatar, em meio à densa floresta, os corpos das vítimas, para entregá-los aos seus familiares.

No contexto de hoje, o Exército desempenha papel de natureza social inestimável para as populações do interior do Brasil, em particular as ribeirinhas, porque, não fosse essa valorosa Força, dificilmente os cidadãos dos rincões longínquos da Amazônia poderiam ser atendidos por serviço médico e odontológico, por exemplo.

Como Governador de Goiás, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores e convidados, tive o privilégio de privar de uma convivência harmoniosa, fortemente cooperativa e amistosa com toda a Corporação, alcançando excelentes resultados para Goiás e, sobretudo, para o Exército, com destaque para a conquista do túnel de vento, recém-instalado.

Sr. Presidente e autoridades convidadas, convivi com excelentes comandantes, de elevado nível técnico e acurado espírito público, entre os quais posso destacar, aqui presente, o General Renaldo Magioli, com quem tive a honra de atuar na função de Chefe de Estado. À época, ele comandava o 42 e a 3ª Brigada de Infantaria Motorizada. Hoje o 42 foi transformado em Brigada de Operações Especiais.

O Exército assim como as demais Forças precisam da atenção cada vez maior do Governo para obterem verbas necessárias à sua modernização, com novos equipamentos capazes de garantir a segurança do território e o trabalho de integração de toda a população de fronteira à vida nacional.

Por isso, hipotecamos nesta sessão, em nome do PSDB, o apoio aos pleitos do Exército Brasileiro e o parabenizamos pelo valoroso esforço de preservação das fronteiras, sobretudo do território brasileiro.

Parabéns e muito obrigado.

O Sr. Augusto Botelho (Bloco/PT - RR) - V. Exª me concede um aparte?

O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Se o Presidente concordar, concedo o aparte ao Senador Augusto Botelho.

O Sr. Augusto Botelho (Bloco/PT - RR) - Senador Marconi Perillo, é que sou um homem da Amazônia e tenho que falar alguma coisa. Como não sou líder do Partido, não pude usar da palavra agora, mas gostaria de dizer alguma coisa. V. Exª falou sobre a importante presença do Exército em Goiás. Essa presença é importante lá em Surucucu, em Pacaraima, em Tiriós e em São Joaquim, não só pela presença física do militar, mas porque, quando o Exército vai, ele vai ser professor nas escolas dessas comunidades pequenas. Eu vou falar das comunidades pequenas com que convivo. A esposa do militar vai ser professora também. É ativado, nos elementos que servem o Exército, o sentimento de nacionalismo de que o Senador Cristovam Buarque falou, dizendo que parece estar se apagando por aqui, mas em Roraima ainda há muitos nacionalistas. Eles estimulam o sentimento pela Pátria nas pessoas, assim como nos indígenas, que servem o Exército lá. Eu gostaria de falar nisso só para frisar essa parte da Amazônia. Também quero fazer outra observação sobre o reaparelhamento de nossas Forças Armadas. Não podemos deixar de prestigiar a nossa indústria bélica nacional, que está um pouco adormecida, mas que existe. Tenho certeza de que o Ministro da Defesa e V. Exª, quando formos fazer esse reaparelhamento, quando houver recurso para fazermos essa tão esperada modernização de nosso Exército, de nossas Forças Armadas, a indústria bélica nacional seja prestigiada, porque vamos fazer duas coisas: vamos reaparelhar nossas Forças Armadas e criar trabalho para o nosso povo. Senador Marconi Perillo, muito obrigado. Sr. Presidente, muito obrigado. Gostaria de dar os parabéns, em nome dos roraimenses, também a nosso Exército, que sempre esteve em Roraima, desde a 9ª Companhia de Fronteira quando eu era garoto.

O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Agradeço o aparte do ilustre Senador Botelho e o incorporo ao meu pronunciamento.

Muito obrigado, Sr. Presidente, pela atenção.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/04/2007 - Página 11500