Discurso durante a 56ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração do Dia do Exército Brasileiro.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. FORÇAS ARMADAS.:
  • Comemoração do Dia do Exército Brasileiro.
Publicação
Publicação no DSF de 26/04/2007 - Página 11502
Assunto
Outros > HOMENAGEM. FORÇAS ARMADAS.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, EXERCITO, DATA, INSUCESSO, ESTRANGEIRO, INVASÃO, TERRITORIO NACIONAL, REGIÃO NORDESTE.
  • ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, EXERCITO, REGIÃO AMAZONICA, AREA, SAUDE, MANUTENÇÃO, HOSPITAL, CAPITAL DE ESTADO, ATENDIMENTO, MEDICINA, ODONTOLOGIA, COMUNIDADE, ISOLAMENTO, REFORÇO, INFRAESTRUTURA, ATUAÇÃO, ENGENHARIA MILITAR, APOIO, FISCALIZAÇÃO, MEIO AMBIENTE, DEFESA, INTEGRALIDADE, TERRITORIO NACIONAL.

o sr. flexa ribeiro (psdb - pa. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu não poderia deixar de juntar-me às justas homenagens hoje prestadas ao Exército brasileiro pela passagem do seu dia, comemorado em 19 de abril.

Muitos certamente lembrarão aqui a gloriosa história de nosso Exército, seu papel na garantia de nossa unidade e integridade territorial, desde os tempos da Colônia - não por acaso, a data em que se comemora o dia do Exército lembra a decisiva Batalha dos Guararapes, em que o exército holandês, que então ocupava parte do nordeste brasileiro, sofre a derrota que marca o início do fim do domínio batavo em nosso território.

De minha parte, Sr. Presidente, o que quero lembrar e saudar hoje, nesta comemoração, é a contribuição inestimável que o Exército brasileiro dá realizando diversas atividades subsidiárias à sua missão precípua, que é a defesa nacional.

Sobretudo para quem que, como eu, vem da Amazônia, essa contribuição do Exército é fundamental.

Na área de saúde, por exemplo, além dos hospitais que mantém em Belém, Manaus e espalhados pelas guarnições de toda a região, o Exército leva atendimento médico e odontológico a populações que, pelas condições de isolamento em que vivem, não teriam qualquer outra opção de serviço de saúde. O Serviço Médico do Exército, nesses casos, é tudo o que possuem - e têm a fortuna de contar com um serviço de alto nível, sinceramente dedicado ao bem comum, guiado pelos valores mais altos do serviço público.

O Exército também tem sido um parceiro valioso no que diz respeito à consolidação da infra-estrutura na região. A Engenharia Militar, por intermédio da Diretoria de Obras de Cooperação, tem historicamente atuado na região amazônica, sobretudo construindo e mantendo estradas, mas realizando também, sempre que necessário e de forma subsidiária, outras empreitadas. Quero saudar, de forma especial, o 8º Batalhão de Engenharia de Construção, que tem sede na cidade de Santarém, no meu querido Pará.

Na Amazônia, o Exército cumpre ainda um importante papel no apoio às atividades de fiscalização e de proteção ambiental, papel duplamente estratégico: pela vastidão da região amazônica, com sua inesgotável riqueza de fauna e flora, que atrai sempre a cobiça de aventureiros, e pela importância da preservação da floresta, não apenas para sua exploração, em benefício da população que lá vive, mas para toda a humanidade.

Por fim, Sr. Presidente, não podemos esquecer da missão fundamental do Exército, que é a defesa da integridade nacional. Realizar essa tarefa na região amazônica é um desafio gigantesco, que o Exército historicamente tem enfrentado com sucesso inegável.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ao estender sua atuação a essas áreas subsidiárias - saúde, assistência social, educação, engenharia - o Exército brasileiro, na verdade, complementa sua missão básica, que é a defesa nacional, contribuindo para a paz e a justiça social. Servindo ao País, seja oferecendo seu braço forte, quando necessário, seja mantendo estendida constantemente sua mão amiga, o Exército está sempre a dar exemplos ímpares de dedicação ao bem comum - e, nesse sentido, deve sempre ser, para todos nós, servidores públicos, uma inspiração.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/04/2007 - Página 11502