Pronunciamento de Heráclito Fortes em 11/04/2007
Discurso durante a 45ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Voto de aplauso à autora televisiva Glória Perez, ao término da minissérie "Amazônia, de Galvez a Chico Mendes".
- Autor
- Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
- Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Voto de aplauso à autora televisiva Glória Perez, ao término da minissérie "Amazônia, de Galvez a Chico Mendes".
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/04/2007 - Página 9526
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- SAUDAÇÃO, AUTOR, PROGRAMA, TELEVISÃO, DETALHAMENTO, HISTORIA, COLONIZAÇÃO, REGIÃO AMAZONICA, VALORIZAÇÃO, BRASIL.
- HOMENAGEM, CIDADÃO, ESTADO DO ACRE (AC), REGIÃO AMAZONICA, EMPENHO, CONTRIBUIÇÃO, FORMAÇÃO, REGIÃO.
O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Apesar das distâncias partidárias, tem havido aqui, ao longo dessa convivência, uma proximidade muito constante entre o que pensa o Senador Tião Viana e este Senador. Por incrível que pareça, ele muda mais com relação ao seu Partido do que eu com relação ao meu Partido.
Mas tratamos nesta tarde de um assunto que é unanimidade. Unanimidade pela figura de Glória Perez e unanimidade pelo tema abordado: o desbravamento tecnológico que se faz de uma região que hoje é o sonho do mundo. A Amazônia é objeto de desejo dos brasileiros, que não a conhecem, e do resto do mundo, que deseja tê-la como uma propriedade internacional. A Glória conseguiu mostrar uma saga de brasileiros e outros (nem tanto) que se juntaram para construir aquela região e, acima de tudo, preservar o nosso território. A saga de Galvez a Chico Mendes passa pelo Senador Tião Viana e por muitos outros, como Armando Nogueira.
Quero também fazer uma homenagem a Adib Jatene, a vários acreanos e a vários amazônidas que ganharam o Brasil, para o orgulho de nós brasileiros e, acima de tudo, para a consolidação da riqueza amazônica, que é um patrimônio nosso e também mundial. Portanto, congratulo-me com V. Exª pela oportunidade desse registro. Que isso sirva de lição para tantos quantos não têm oportunidade de lidar com a mídia e com a comunicação, para que não se envergonhem de enaltecer e de cantar a sua terra.
Senador Tião Viana, falará em seguida o novel Senador João Pedro, que, tenho certeza, também é defensor não só do que V. Exª acaba de dizer, como também defensor ferrenho da nossa Amazônia. Nós que tivemos agora a oportunidade de, por meio dessa minissérie, ver a luta dos nossos antepassados, temos o dever e a obrigação de, caro Presidente e caro Senador João Pedro, em homenagem aos que lutaram no passado para que ela fosse o que é hoje, preservá-la para o futuro.
Muito obrigado.