Discurso durante a 64ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem ao Dia do Oftalmologista com o registro da matéria publicada pelo jornal O Dia, intitulada "Piauí é referência nacional em oftalmologia".

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. SAUDE.:
  • Homenagem ao Dia do Oftalmologista com o registro da matéria publicada pelo jornal O Dia, intitulada "Piauí é referência nacional em oftalmologia".
Publicação
Publicação no DSF de 08/05/2007 - Página 13526
Assunto
Outros > HOMENAGEM. SAUDE.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA, OFTALMOLOGIA, OPORTUNIDADE, REGISTRO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O DIA, RECONHECIMENTO, RELEVANCIA, SITUAÇÃO, SETOR, ESTADO DO PIAUI (PI).
  • COMENTARIO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, HOSPITAL, SAUDE PUBLICA, MUNICIPIO, TEIXEIRA (PB), ESTADO DO PIAUI (PI).
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MINISTERIO DA SAUDE (MS), ENCONTRO, SECRETARIO, SAUDE, ESTADO DO PIAUI (PI), CONFIRMAÇÃO, CONVENIO, HOSPITAL, BENEFICIO, SOCIEDADE.

            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senador Tião Viana, que preside esta sessão; Senadoras e Senadores, brasileiras e brasileiros que nos assistem pelo sistema de comunicação.

            Senador Tião Viana, a nossa missão hoje é homenagear os oftalmologistas. No Brasil, a classe médica é referência em excelência. E, orgulhoso, leio manchete do jornal O Dia: “Piauí é referência nacional em oftalmologia”. Hoje é o dia deles.

            Senador Tião Viana, para compreender isso, vejamos: o Piauí é um pólo médico do Brasil, porque, na ditadura, Vargas, fomos o único Estado governado por um médico, Leônidas Melo; os outros interventores eram todos militares. Então, deslanchou a Medicina, e criou-se o Hospital Getúlio Vargas. Isso influenciou de tal maneira, Senador Papaléo, que há um grande número de médicos que foram extraordinários governadores no Estado. Fui um deles. Fiz um pronto-socorro anexo a este Hospital. Por quê? Um dia, andando por lá, 78 pacientes estavam espalhados pelos corredores, tinha até debaixo das árvores, em um dia de grandes acidentes. Aquilo me chocou. Em um ano, construímos um pronto-socorro anexo ao Hospital, com três andares, modernizado, com centro cirúrgico, UTI, clínicas ambulatoriais, com um corpo médico e de enfermagem extraordinário. Isso foi em 1995.

            Teresina é um pólo, atrai gente de todos vários Estados: Ceará, Maranhão, Tocantins, e o Prefeito Firmino Filho prosseguiu um projeto de Heráclito Fortes, que foi Prefeito de Teresina em 1989, quando eu era de Prefeito de Parnaíba; construiu um grande hospital. Firmino Filho, como sabem, é do PSDB, Partido muito forte na capital. Lembro-me de haver visitado essa instituição no começo do meu mandato, em companhia do Secretário de Saúde da época, Dr. Sílvio Mendes, hoje Prefeito. Então, Senador Papaléo, por que o PSDB é muito forte na capital - V. Exª é do PSDB, nascido de Wall Ferraz, o maior líder político -, apesar de Firmino Filho entregar o hospital com tudo concluído, o atual Prefeito não fez os convênios. Lamento, Tião Viana, pelo Hospital Pronto-Socorro de Teresina - o nosso Presidente Luiz Inácio não está sabendo dessas picuinhas. O nosso Pronto-Socorro é de Teresina! Não é do PSDB; é do Piauí, é do Brasil!

            Lamento pelo que diz a matéria veiculada no jornal Diário do Povo do Piauí, intitulada: “Crianças sofrem em lista de espera do HGV”. Ó a televisão aí! Quer dizer, a capital do Piauí volta a ter esse drama, drama que enfrentei em 1995, mas que, com a construção do pronto-socorro anexo, modernizamos o hospital com a Faculdade de Medicina. Portanto, houve um grande desenvolvimento na área médica: 30 centros de fisioterapia, hemocentros, diretores extraordinários do Hospital Getúlio Vargas. O honrado Dr. Francisco Ramos foi o primeiro. Depois, seguiu-se um dos mais brilhantes cirurgiões brasileiros, José Pergentino. A Casa viveu seus dias áureos de modernização, de lutas, conquistas e avanços. Quase todas as noites, aos sair do Palácio, Senador Tião Viana, eu percorria o Hospital, que ficava no meu caminho. E não havia mais ninguém sem leito, porque o Pronto-Socorro deu 120 novos leitos aos piauienses e aos que nos procuravam. O nosso governo, em saúde, foi tão, tão, tão eficiente, que criou as Faculdades de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia criadas no Piauí, promoveu o maior desenvolvimento. O Dr. Francisco Ramos, ao deixar o Hospital, deixou-o nas mãos honradas do médico Pergentino, que foi seu vice-Reitor da área de saúde pelo desenvolvimento da UESPI.

            Então, essa é a grandeza da classe médica. De tal maneira que o título que mais me orgulha, Tião Viana - e espero que V. Exª o receba, vou indicá-lo em primeiro lugar, depois, indicarei o Papaléo -, foi-me dado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia, a primeira, no Rio de Janeiro. A Sociedade chamou-me - à época governava o Piauí - e me homenagearam, Eles homenageiam os médicos que têm ações políticas. E eu fui escolhido e outros foram escolhidos para receber a homenagem da mais velha instituição de médicos cirurgiões, em uma solenidade. Nós, que somos médicos, sabemos que a Medicina é a mãe da nossa projeção política pela nossa visão de futuro, e foi, na história do Piauí, o maior número de congressos médicos do Nordeste...

(Interrupção do som.)

            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - ... uma comenda, e tinha que ter um padrinho para colocar a comenda, político do Rio de Janeiro. Á época, um primo meu, que era Vereador - hoje é do Tribunal de Contas -, José Morais. Todos os piauienses que lá viviam foram bem como todos aqueles que fizeram curso no Hospital do Servidor do Estado, onde sou pós-graduado. Então, é isso. É essa a satisfação.

            Senador Tião Viana e Senador Papaléo Paes, que são médicos, a Oposição é necessária para o nosso novo Ministro Temporão, do meu Partido, embora eu tenha sonhado muito que Tião Viana fosse Ministro. Mas, já que é o Temporão - ele esteve reunido e se ofereceu - digo que os nossos pedidos são puros. Posso até estar na Oposição, mas isso coopera, colabora.

            Está aqui: “Criança sofre em lista de espera no HGV”. Ele não tem culpa. O Presidente Luiz Inácio não tem esse rancor. Então, peço que ele vá a Teresina, que tem um extraordinário Secretário de Saúde, do PSDB - não é do meu Partido -, que é o pai da oftalmologia: João Orlando. Ele não é do meu partido. E peço que lá ele termine de firmar os convênios do hospital que foi iniciado por Heráclito Fortes, continuado por Wall Ferraz e concluído por Firmino Filho.

            Neste dia, numa homenagem ao Piauí, que se destaca na Oftalmologia, gostaria que o Ministro Temporão convidasse o Secretário de Saúde do Município, que é do PSDB, e fosse lá. Mas tenho toda certeza de que o Presidente Luiz Inácio não irá, devido aos aloprados que existem. Foi o Presidente quem qualificou de aloprados aqueles que se aproveitam do Governo.

            Grande Ministro Temporão, assim como o Senador Tião Viana, V. Ex é da área de Saúde Pública.

(Interrupção do som.)

            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Mais um minuto, por favor, Sr. Presidente.

            A dengue está uma praga, e não é somente no Mato Grosso do Sul.

            Eu pediria também ao Temporão, que é da área sanitarista, que telefonasse para o Hospital São Paulo. Um médico, como nós, líder político, foi Prefeito, está com dengue hemorrágica. Outro dia, o meu filho teve. No Piauí, há uma epidemia de dengue. Então, eu pediria que S. Exª telefonasse para o Dr. Café, que traduz a luta médica, e obtivesse as verdadeiras informações sobre a dengue.

            Senador Paulo Paim, só os puxa-sacos e os aloprados dizem que tudo está bem. Não está bem. O povo sofre. A Medicina vai mal. No momento, o Getúlio Vargas está falido pelas tabelas do SUS que temos regulamentado. Então, é isso.

            Ô Ministro Temporão, queremos ajudar. O povo sofre. A Oposição é necessária para levar a verdade.

(Interrupção do som.)

            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Não gosto de participar desse negócio de banquete. Essa é a nossa reivindicação. Tenho certeza de que, em homenagem ao Dia do Oftalmologista, vai haver melhora na saúde do Piauí, com o apoio do Ministro Temporão, que é do nosso Partido.

            Esse era o nosso pedido pelo Piauí.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/05/2007 - Página 13526