Discurso durante a 65ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Justificação pela apresentação de requerimentos de votos de pesar pelo falecimento dos Srs. Francisco Antônio da Silva, radialista, Djalma Martins Veloso, ex-Governador do Piauí, e Monsenhor Chaves.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Justificação pela apresentação de requerimentos de votos de pesar pelo falecimento dos Srs. Francisco Antônio da Silva, radialista, Djalma Martins Veloso, ex-Governador do Piauí, e Monsenhor Chaves.
Publicação
Publicação no DSF de 09/05/2007 - Página 13700
Assunto
Outros > HOMENAGEM. SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, RADIALISTA, EX GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), SACERDOTE, IGREJA CATOLICA.
  • NECESSIDADE, POLICIA, INVESTIGAÇÃO, HOMICIDIO, RADIALISTA.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu peço a V. Exª permissão para apresentar à Casa três requerimentos de inserção em Ata de voto de pesar.

            Primeiro, pelo falecimento do radialista Tantonho, assassinado na cidade de Picos neste final de semana - um crime lamentável. É preciso que haja uma apuração concreta e séria do fato. Tantonho era um jornalista atuante, fundador da Rádio FM Cidade Modelo, na qual trabalhou durante 18 anos. Faço esse registro, pedindo que o Senado encaminhe as condolências aos familiares do Tantonho, como também ao Sindicato dos Jornalistas do Piauí.

            O segundo voto de pesar é pelo falecimento, hoje, em Teresina, do ex-Governador do Piauí, Djalma Martins Veloso, homem de prestígio político e pessoal no Estado do Piauí. Foi Governador, Deputado e Conselheiro do Tribunal de Contas. Portanto, faço esse registro e espero, inclusive, contar com a adesão do meu colega Senador Mão Santa. Peço a inserção dos votos nos Anais, como também apresentação das condolências à família e à Assembléia do Piauí.

            O terceiro requerimento refere-se, infelizmente, ao falecimento, hoje, em Teresina, do Monsenhor Chaves. Com mais de 90 anos, o Monsenhor Chaves era uma referência para a Igreja Católica do Estado do Piauí e, mais especificamente, para a cidade de Teresina. O Monsenhor Chaves foi, para a minha geração, uma fonte de referência, ponto de congregação de uma juventude, pois pontificava nas manhãs de domingo com sua missa das 9 horas.

            Sr. Presidente, faço esse registro, pedindo a V. Exª que determine à Mesa que envie à Diocese de Teresina os votos de pesar e as condolências deste Senado. Espero também contar com a adesão do Senador Mão Santa a este meu gesto. Em nome dos Senadores brasileiros, particularmente os representantes do Piauí, registro o falecimento de três piauienses que deixam o nosso Estado enlutado.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/05/2007 - Página 13700