Discurso durante a 65ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração pelo transcurso dos 90 anos de existência do jornal O Norte, da Paraíba.

Autor
Efraim Morais (PFL - Partido da Frente Liberal/PB)
Nome completo: Efraim de Araújo Morais
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração pelo transcurso dos 90 anos de existência do jornal O Norte, da Paraíba.
Publicação
Publicação no DSF de 09/05/2007 - Página 13724
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, O NORTE, ESTADO DA PARAIBA (PB), ELOGIO, HISTORIA, ORGÃO DE PUBLICAÇÃO.

            O SR. EFRAIM MORAIS (PFL - PB. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, democracia e liberdade de imprensa são, como sabemos, conceitos indissociáveis que inexistem separadamente. Por isso, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é sempre motivo de celebração entres os que prezam as conquistas do estado democrático de direito o registro de aniversário de um respeitável órgão de imprensa, mais ainda quando se trata de um veiculo como o jornal O Norte, da minha Paraíba, que está completando hoje a auspiciosa e rara, diria até, Senador Lobão, raríssima, entre nós, marca de noventa e nove anos de existência.

            Quantos jornais e instituições, num país como o nosso - o País do efêmero e do provisório -, chegam a tal marca? Sem dúvida, poucos, bem poucos, e esses poucos se tornam, como é o caso do jornal O Norte, referência de credibilidade, constância e competência. É, por isso mesmo, fator de orgulho em nosso Estado, a minha querida Paraíba.

            Ao surgir, em 8 de maio de 1908, pelas mãos de Oscar e Orris Soares, trazia a marca da ousadia e da inovação. Nos seus primórdios, já investia no que há de mais nobre e consistente no jornalismo: as grandes reportagens investigativas, a opinião firme e corajosa, buscando sempre independência e eqüidistância dos governos, sem, no entanto, afrontá-los leviana ou gratuitamente.

            Da mesma forma, fez-se, desde o nascedouro, porta-voz da cultura artística e literária paraibana.

            A essa cobertura básica viriam juntar-se outras de grande interesse e utilidade para os leitores, como a edição de suplementos especiais e, mais recentemente, um amplo guia de serviços.

            Jornalismo é prestação de serviço, serviço público de inestimável valia, referência que o jornal O Norte sempre preservou, sem jamais perder de vista o sentido da renovação e da modernidade.

            Por esta razão, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, mantém liderança e credibilidade entre os leitores paraibanos desde os tempos em que seus redatores serviam-se de pena e tinteiro até os dias de hoje, em que se servem de tecnologia digital de ponta para o cumprimento da mesma e insubstituível missão de formar e informar.

            A partir de 1954, O Norte passou a integrar o grupo dos Diários Associados, sob o comando de Assis Chateaubriand.

            Na década de 70, dentro do espírito de pioneirismo que sempre o orientou, promoveu profunda revolução gráfica, sendo o primeiro jornal do Estado a adotar o sistema offset.

            No começo dos anos 90, estava entre os primeiros jornais brasileiros a digitalizar por inteiro sua redação, trocando as velhas máquinas de escrever por computadores.

            Da mesma forma, Sr. Presidente, foi o primeiro jornal paraibano a lançar o seu portal na Internet. A primeira edição de O Norte On Line foi ao ar em 2002, passando a fornecer aos internautas, desde então, notícias em tempo real.

            É nessa condição, de órgão pioneiro e sempre em sintonia com a modernidade, sem prejuízo da fidelidade aos valores de sua origem, que O Norte chega às vésperas de seu centenário.

            Desta tribuna, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como paraibano e, sobretudo como cultor da democracia e da liberdade de imprensa, parabenizo efusivamente diretores, funcionários e colaboradores do jornal O Norte. Parabenizo também, e entre eles me incluo, seus milhares e milhares de leitores e assinantes em todo o Estado da Paraíba. Hoje é dia de festa para todos - não apenas para os paraibanos - que lutam em nosso País pela consolidação dos ideais democráticos.

            Sr. Presidente, cumprindo o que determina o Regimento da Casa, quero agradecer a tolerância de V. Exª e dizer que tenho muito orgulho, como paraibano, pelos 99 anos de serviços prestados pelo jornal O Norte a minha terra e ao meu povo. Com certeza, no próximo ano, desta tribuna, estaremos aqui comemorando - e já faço um requerimento para que realizemos uma sessão especial - os cem anos do jornal O Norte do meu Estado, a Paraíba.

            Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/05/2007 - Página 13724