Discurso durante a 65ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Alerta sobre a violência e a falta de segurança existente em Sergipe. (como Líder)

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Alerta sobre a violência e a falta de segurança existente em Sergipe. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 09/05/2007 - Página 13740
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • GRAVIDADE, OCORRENCIA, HOMICIDIO, CRIANÇA, MUNICIPIO, MONTE ALEGRE DE SERGIPE (SE), ESTADO DE SERGIPE (SE), REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, MANIFESTAÇÃO, POPULAÇÃO, REGIÃO, PROTESTO, VIOLENCIA, ENTREGA, DOCUMENTO, AUTORIDADE, SUGESTÃO, GOVERNO ESTADUAL, GOVERNO FEDERAL, MELHORIA, POLICIAMENTO, GARANTIA, SEGURANÇA PUBLICA, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, MANIFESTO, ANAIS DO SENADO.
  • SOLIDARIEDADE, FAMILIA, VITIMA, CRIME HEDIONDO, HOMICIDIO, FILHO.
  • COMENTARIO, EMPENHO, GOVERNADOR, URGENCIA, ADOÇÃO, PROVIDENCIA, REDUÇÃO, CRIME, VIOLENCIA, ESTADO DE SERGIPE (SE).
  • REGISTRO, CONTRIBUIÇÃO, SENADO, ALTERAÇÃO, LEGISLAÇÃO PENAL, COMBATE, VIOLENCIA, PAIS, TRAMITAÇÃO, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E CIDADANIA, PROPOSTA, AUMENTO, PENA, GARANTIA, RECURSOS, MELHORIA, TRABALHO, POLICIA.

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Agradeço a V. Exª, Sr. Presidente.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na última sexta-feira, estive na cidade de Monte Alegre, sertão sergipano, ao lado de várias autoridades, a exemplo do Governador Marcelo Deda; de Deputados Federais sergipanos, como o Deputado Jackson Barreto Valadares Filho e o ex-Deputado Federal Pastor Heleno; e do Frei Enoque, liderança sertaneja. Nesse evento, recebemos das mãos do Movimento Contra a Violência, naquele Município, naquela região, documento que faço questão conste dos Anais desta Casa.

            Sr. Presidente, na semana passada, ocorreu um trágico acontecimento, um assassinato cruel e desumano, praticado por um foragido da polícia, que invadiu uma farmácia e que lá, sem dar o mínimo direito de defesa a três pessoas - entre elas, duas crianças, uma de 11 anos e outra de 17 anos -, simplesmente atirou na cabeça de cada uma delas. Morreram os dois menores, salvando-se a dona da farmácia, por um milagre.

            Essas mortes causaram consternação, dor e revolta no Município de Monte Alegre, a ponto de ter sido realizada, na última sexta-feira, uma grande passeata de protesto contra a violência, com a presença de aproximadamente cinco mil pessoas, que ali compareceram não apenas para manifestar seu inconformismo com a violência ocorrida no Município, mas também para entregar um manifesto às autoridades que se fizeram presentes, inclusive ao Presidente da OAB do Estado, Henri Clay.

            O Movimento Contra a Violência entregou este manifesto, Sr. Presidente, que peço a V. Exª que faça constar nos Anais do Senado Federal.

             Várias sugestões são apresentadas ao Governo de Estado e às autoridades constituídas do País no sentido de proporcionar à polícia as mínimas condições para a efetiva realização de suas atribuições, pois, da forma como o policiamento tem sido feito ao longo dos anos, esse modelo, esse padrão já está ultrapassado.

            O Governador Marcelo Deda esteve presente, prestando solidariedade às famílias e ao sertão.

            As palavras ali pronunciadas, tenho certeza, calaram bem fundo. Providências urgentes estão sendo tomadas pelo Estado de Sergipe no sentido de reduzir, o mais rapidamente possível, atos de violência que se intente perpetrar contra a vida do cidadão inocente.

            Portanto, Sr. Presidente, minha palavra, neste instante, é de solidariedade às famílias das crianças que foram assassinadas cruelmente, um crime que considero hediondo. Sem qualquer motivação lógica, essas crianças deixaram nosso mundo e foram para uma outra vida.

            Naquela ocasião, pude sentir, por parte não apenas do povo, mas dos colegas daquelas crianças, dos colégios ali formados, uma verdadeira revolta e uma grande saudade de pessoas tão boas que ali viviam, num convívio pacífico e construtivo, e cujas vidas, de repente, foram destruídas sem qualquer justificação plausível.

            Sr. Presidente, as leis contra a violência do País estão sendo alteradas, e o Senado Federal tem dado a sua contribuição. Na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, há mais de dez medidas efetivas para aumentar as penas e dar maior apoio à inteligência das Polícias, não apenas da Polícia Federal e das Polícias Estaduais como também proporcionar às autoridades que cuidam da segurança recursos necessários à realização de obras que considero meritórias.

            Atualmente, o Brasil tem duas metas importantes: o combate à violência e a geração de emprego e renda. A geração de emprego e renda, com o tempo, será solucionada, tenho a maior certeza; a violência, contudo, tem que ser prontamente combatida, e não apenas com a reação institucional da policia, mas também com a formação adequada dos seus quadros, uma boa remuneração e uma infra-estrutura forte, a fim de que o policiamento no País se realize de forma a proporcionar ao nosso cidadão e à nossa cidadã, que vai ao trabalho e à escola, segurança para que volte com vida para casa.

            Obrigado a V. Exª, Sr. Presidente.

 

************************************************************************************************DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ANTONIO CARLOS VALADARES EM SEU PRONUNCIAMENTO

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matéria referida:

- Manifesto dos moradores de Monte Alegre de Sergipe.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/05/2007 - Página 13740