Discurso durante a 65ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Transcrição de documento encaminhado pelo Presidente da Associação Brasileira dos Citricultores - Associtrus, Sr. Flávio de Carvalho Pinto Viegas, sobre a diferença entre os preços de futuro e os de varejo.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • Transcrição de documento encaminhado pelo Presidente da Associação Brasileira dos Citricultores - Associtrus, Sr. Flávio de Carvalho Pinto Viegas, sobre a diferença entre os preços de futuro e os de varejo.
Publicação
Publicação no DSF de 09/05/2007 - Página 13751
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, DOCUMENTO, AUTORIA, GRUPO, EMPRESA, PRODUÇÃO, LARANJA, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), INVESTIGAÇÃO, DIVERGENCIA, AUMENTO, PREÇO, SUCO NATURAL, MANUTENÇÃO, INFERIORIDADE, VALOR, FRUTA.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria de requerer seja transcrito, nos Anais do Senado, o documento encaminhado pelo Presidente da Associtrus, Flávio de Carvalho Pinto Viegas, que solicita - e o fez em audiência, hoje, junto ao Ministro Tarso Genro - seja determinado à Secretaria de Defesa Econômica:

[...] o imediato prosseguimento das investigações com respeito às empresas processadoras de sucos de laranja, com a imediata análise da documentação apreendida, análise essa que em razão da gravidade dos fatos acima noticiados, deve ser feita juntamente com o Ministério Público Federal, o que requeremos que também seja determinado por esse Ministério da Justiça.

            Nesse documento, eles mostram a divergência entre os chamados preços de futuros e os de varejo. Ou seja, os preços normalmente utilizados para a remuneração dos produtores de suco têm aumentado significativamente ao longo dos anos, desde 1995/1996, quando foi formado o cartel das empresas, enquanto o preço efetivamente pago aos produtores de laranja tem-se mantido bem inferior.

            Sr. Presidente, solicito que esse documento seja transcrito nos Anais da Casa.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Associtrus - Associação Brasileira dos Citricultores”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/05/2007 - Página 13751