Discurso durante a 62ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anúncio da eleição do novo presidente da CNBB, o capixaba Dom Geraldo Lyrio Rocha.

Autor
Renato Casagrande (PSB - Partido Socialista Brasileiro/ES)
Nome completo: José Renato Casagrande
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IGREJA CATOLICA.:
  • Anúncio da eleição do novo presidente da CNBB, o capixaba Dom Geraldo Lyrio Rocha.
Publicação
Publicação no DSF de 04/05/2007 - Página 12613
Assunto
Outros > IGREJA CATOLICA.
Indexação
  • ANUNCIO, ELEIÇÃO, PRESIDENTE, CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB), REGISTRO, HISTORIA, ATUAÇÃO, IGREJA CATOLICA, EXPECTATIVA, VISITA, PAPA, BRASIL.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com muita alegria que estou anunciando a eleição do novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): o capixaba Dom Geraldo Lyrio Rocha, de 65 anos. Arcebispo nomeado de Mariana, Minas Gerais, Dom Geraldo foi eleito, na manhã desta quinta-feira, pela Assembléia Geral da CNBB, que se reuniu em Itaicí, município de Indaiatuba, em São Paulo.

            Dom Geraldo foi eleito como 92% dos votos contra 8% dos demais candidatos. Venceu a eleição quase que por unanimidade, levando 225 votos contra apenas 21 votos para outros candidatos.

            Levantamento feito pelo jornal A Gazeta de Vitória informa que “D. Geraldo Lyrio é nascido em Fundão, no Espírito Santo. Foi bispo auxiliar de Vitória; bispo diocesano de Colatina, também no Espírito Santo; e arcebispo de Vitória da Conquista, na Bahia, de onde foi transferido agora para Mariana, onde sucede D. Luciano Mendes de Almeida. Dom Luciano faleceu de 7 de agosto do ano passado, e também foi presidente da CNBB”.

            Ele é vice-presidente do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), de tendências avançadas social-litúrgicas com atuação moderada. Dom Geraldo foi nomeado bispo em 14 de março de 1984 para trabalhar como bispo auxiliar de Vitória. Em Colatina, foi bispo diocesano. Passou ainda por Vitória da Conquista, na Bahia, onde exerceu a função de arcebispo. Ele deixa a cidade para assumir o comando da arquidiocese de Mariana.

            O jornal nos informa ainda que “em seu período de formação, Dom Lyrio cursou filosofia no Seminário Coração Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte. O curso de teologia foi realizado na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Também na Itália fez o mestrado em filosofia pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino e especialização em liturgia, pelo Pontifício Ateneo Santo Anselmo”.

            Creio que a expressão do meu orgulho, da minha alegria reflete o sentimento de todos os capixabas, num momento tão especial para os católicos, já que daqui a alguns dias o Brasil receberá a visita do Papa Bento XVI. 

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/05/2007 - Página 12613