Discurso durante a 50ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cumprimentos pela escolha do Professor Luciano Coutinho como presidente da BNDES, em substituição ao Sr. Demion Fiocca. Inserção, nos Anais do Senado, da entrevista feita pelo Tribunal da Imprensa on-line com o professor Roberto Mangabeira Unger.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Cumprimentos pela escolha do Professor Luciano Coutinho como presidente da BNDES, em substituição ao Sr. Demion Fiocca. Inserção, nos Anais do Senado, da entrevista feita pelo Tribunal da Imprensa on-line com o professor Roberto Mangabeira Unger.
Aparteantes
Heráclito Fortes.
Publicação
Publicação no DSF de 19/04/2007 - Página 10739
Assunto
Outros > SAUDE. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, INEXISTENCIA, HOSPITAL, ESTADOS, BRASIL, SEMELHANÇA, REDE NACIONAL DE HOSPITAIS DA MEDICINA DO APARELHO LOCOMOTOR, CAPITAL FEDERAL, CAPACIDADE, TRATAMENTO, DOENÇA MENTAL.
  • SAUDAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ESCOLHA, ROBERTO MANGABEIRA UNGER, CIENTISTA POLITICO, ECONOMISTA, OCUPAÇÃO, CARGO PUBLICO, SECRETARIA ESPECIAL, ASSUNTO, LONGO PRAZO, DETALHAMENTO, BIOGRAFIA.
  • SAUDAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ESCOLHA, CONSULTOR, PROFESSOR, ECONOMISTA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP), PRESIDENCIA, BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL (BNDES), ELOGIO, GESTÃO, EX PRESIDENTE.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, NOTICIARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ENTREVISTA, ROBERTO MANGABEIRA UNGER, SECRETARIO ESPECIAL, ASSUNTO, LONGO PRAZO.

     O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Prezado Senador Mão Santa, que preside esta sessão, Srªs e Srs. Senadores, farei primeiramente um registro. Está-nos visitando no Senado Federal e assistindo a esta sessão o Sr. Fernando de Porto Vasconcellos, que, há pouco mais de três meses, como pode ocorrer com qualquer um de nós, sofreu um derrame. E eu gostaria de dar um testemunho sobre o que acontece com o Hospital Sarah Kubitschek.

     A Srª Moira de Castro Vasconcellos, há pouco mais de um mês, telefonou-me questionando se eu poderia perguntar ao Dr. Aloysio Campos da Paz e à Drª Lúcia Braga se, porventura, haveria em São Paulo um centro de reabilitação com a qualidade do Hospital Sarah Kubitschek. A informação que eles me prestaram é que, como o centro de reabilitação do referido hospital, infelizmente não havia em nossa grande metrópole, onde nasci, Capital de São Paulo. Sabemos que em São Paulo há muitas instituições do melhor nível de saúde, que inclusive levam tantos de nossos colegas, por vezes, a serem lá tratados. E lembro que hoje, o Senador Antonio Carlos Magalhães - a quem desejo a melhor recuperação -, encontra-se sendo muito bem atendido no Incor. Mas, como dizia, informou-me, especialmente a Drª Lúcia Braga - porque essa era a especialização inclusive da área dirigida por ela, acompanhar problemas neurológicos - que, assim como Joãosinho Trinta e o querido cantor dos Paralamas do Sucesso, o Sr. Fernando de Porto Vasconcellos poderia receber o seu tratamento, precisando apenas se locomover para Brasília para que isso ocorresse.

     Felizmente ele iniciou os exames e a sua reabilitação. E, em um dos primeiros dias em que ele saiu do hospital, veio aqui para dizer que as coisas estão caminhando bem e para assistir a esta sessão presidida por V. Exª, Senador Mão Santa, acompanhado de sua filha.

     Sr. Presidente, tenho por norma não sugerir ao Presidente Lula ou mesmo a qualquer Presidente, mesmo quando estava na Oposição, pessoas para ocupar esta ou aquela função no Governo. Tenho procurado seguir essa linha. Não há ali pessoas que tenham sido por mim designadas. Mas, quando sou perguntado a respeito de alguém que conheço, considero-me no dever e responsabilidade de dizer o que conheço, sobretudo de positivo.

     Hoje o Presidente Lula, segundo se anuncia, está designando duas pessoas que conheço. E gostaria de saudar essa decisão do Presidente, porque vai significar um avanço de qualidade para o seu Governo, para a sua administração.

     Gostaria de dar o meu testemunho de conhecimento sobre dois nomes: o Sr. Roberto Mangabeira Unger que, segundo anunciou hoje o Painel da Folha, pela Srª Renata Lo Prete, será recebido amanhã no Palácio, pelo Presidente Lula, para ser designado Secretário Especial de Ações de Longo Prazo, e o outro é o economista Professor Luciano Coutinho...

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

     O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Estou regularmente inscrito, Sr. Presidente. V. Exª está me concedendo menos tempo do que o Regimento permite. Agradeceria se pudesse recompor, regimentalmente, o tempo.

     O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Pois não.

     Está escrito no livro de Deus: “Pedi, e dar-se-vos-á”.

     O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Obrigado.

     Gostaria de, primeiro, elogiar o trabalho do Presidente do BNDES, Demian Fiocca, que fez uma apresentação na Comissão de Assuntos Econômicos.

     O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - V. Exª me permite um aparte?

     O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Sim, mas permita-me concluir a essência do que tenho que falar. E, depois, com muita honra, darei o aparte a V. Exª. Senão, dada a disciplina regimental do Presidente...

     O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Não, eu faço como em um jogo de futebol: desconto o tempo do aparte do Heráclito. Pode usar da palavra.

     O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Senador Suplicy, quero elogiar o Presidente Lula uma vezinha! Ajude-me, dê-me essa chance.

     O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Com toda a honra, dada a gentileza do Presidente.

     O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Quero dizer a V. Exª que, pela primeira vez, vejo o Presidente Lula fazer uma escolha acertadíssima. E aqueles que acham que o Presidente não planeja vão ver que estão redondamente enganados. A escolha do Sr. Mangabeira Unger é exatamente para a Secretaria de Longo Prazo, não é isso?

     O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - De Ações de Longo Prazo, que é uma nova Secretaria.

     O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Uma nova Secretaria que vai ser criada é uma prova da sensibilidade do Presidente. Mangabeira Unger é um economista conhecido mundialmente, respeitado, mas o Presidente mostrou que tem sensibilidade. Essa ação de longo prazo é uma oportunidade que se está dando ao Sr. Mangabeira Unger para, em um prazo não tão longo, pelo menos aprender a falar o Português, o que será muito bom porque não ficaria bem para o Presidente da República sentar a uma mesa com um Ministro seu com aquele sotaque carregado de americano. E, aí, o longo prazo vai lhe permitir essa oportunidade. De todo modo, o Sr. Mangabeira é um homem que merece todo o respeito da Nação brasileira pelo que pratica na sua área, não só no Brasil como mundo afora. Parabéns a V. Exª.

     O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - O fato de o Professor Roberto Mangabeira Unger ter tido grande parte da sua infância e da sua educação nos Estados Unidos da América jamais tirou dele a condição de brasileiro, de um brasileiro profundamente interessado em estudar a nossa realidade. Ele é um dos mais brilhantes professores da Universidade de Harvard, e sobre isso quero dar o meu testemunho.

     Eu o visitei na Universidade, vi o respeito que tem dos seus colegas. Quando da primeira vez que eu o visitei, há mais de dez anos, tive com ele uma conversa. E ele falava dos seus grandes propósitos na vida, um dos quais era o de ser um bom orador. Na sua sala, repleta de livros nas paredes, não havia cadeiras; havia um púlpito, porque ele procurava preparar as suas aulas de pé, andando, constituindo-se num professor com capacidade oratória extraordinária.

     As suas aulas, normalmente assistidas por um grande número de alunos, cem, duzentos, trezentos, são concluídas com aplausos dos alunos desta Universidade, que é uma das melhores do mundo, a Universidade de Harvard.

     Então, Senador Heráclito Fortes, pode ter certeza de que o Professor Roberto Mangabeira Unger honra o Brasil pela extraordinária qualidade de seus livros, de suas publicações. E também por sua qualidade como professor, filósofo, cientista social, cientista político e economista.

     No último dia 2 de fevereiro, ele recebeu o título equivalente ao de Doutor Honoris Causa pela Universidade Católica de Louvain, que é uma das mais prestigiadas no mundo.

Em algum momento, podemos ter divergências em relação a algumas idéias. Mas a decisão do Presidente Lula de escolhê-lo para pensar em ações de longo prazo, na minha avaliação, constitui um acerto. Ele poderá ajudar o Presidente a pensar sobre questões importantes.

     O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - V. Exª está coberto de razão.

     O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Sr. Presidente, agora V. Exª vai me dar um desconto pelo aparte do Senador Heráclito Fortes.

     O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - O que me deixa realmente comovido é a metamorfose por que passa o Partido de V. Exª. Mangabeira Unger, durante alguns anos, foi uma das figuras mais criticadas pelo seu Partido. Aliás, eu até admirava o Mangabeira, e o seu Partido discordava. Estou falando sobre o sotaque dele e tenho, em meu gabinete, brincadeiras feitas por colegas de V. Exª na época. Guardei porque sou seguidor do Eclesiastes: “O homem é dono da palavra guardada e escravo da palavra anunciada”. O Lula vai fazer o seu Partido engolir o Mangabeira, agora, com sotaque e tudo. Tenho certeza de que, por sua competência, ele vai ser um grande Ministro. V. Exª está de parabéns. V. Exª consegue ser um petista diferente.

     O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Eu quero também cumprimentar o Presidente pela escolha do Professor de Economia da Universidade de Campinas Luciano Coutinho, que, nos últimos anos, como consultor, tem sido uma das pessoas que mais têm colaborado com idéias e proposições para o Brasil. Ele se constitui numa figura notável para dar uma visão de desenvolvimento na linha de tudo aquilo que aprendemos com professores como Celso Furtado e Maria da Conceição Tavares. Ele, que é também um colega do Senador Aloizio Mercadante, certamente dará grande qualidade à gestão do BNDES. Então, quero aqui cumprimentar o Presidente Lula pelas duas escolhas.

     Sr. Presidente, requeiro a inserção nos Anais do Senado Federal da entrevista feita pela Tribuna da imprensa online com o Professor Roberto Mangabeira Unger, em 02 de maio de 2005, quando ele se preparava para uma saída prestigiosa da Universidade de Harvard, a fim de disputar a presidência contra Lula em 2006. Requeiro também a inserção dos três últimos artigos de Roberto Mangabeira Unger publicados na Folha de S. Paulo - “Os aparelhos e o ar”, em 10 de abril; “A questão nacional”, em 17 de abril; e “Eixo de uma estratégia”, em 03 de abril -, em que ele diz o quanto é importante que combinemos os instrumentos de política econômica e social para que o sistema de mercado, combinado a instituições, possa fazer com que nosso País trilhe uma direção de maior justiça e de inclusão para todos.

(Interrupção de som.)

     O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Mais um minuto para V. Exª.

     O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Sou testemunha. Participei de um almoço na Universidade de Harvard, há dois anos, com Roberto Mangabeira Unger e Felipe Vampares, duas pessoas de extraordinária qualidade humana. Foi um diálogo extraordinariamente produtivo para o avanço do conhecimento que, agora, espero, possa resultar em benefícios para o Brasil.

     Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/04/2007 - Página 10739