Fala da Presidência durante a 51ª Sessão Especial, no Senado Federal

Homenagem a cidade de Brasília pela passagem de seu quadragésimo sétimo aniversário.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM. GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF).:
  • Homenagem a cidade de Brasília pela passagem de seu quadragésimo sétimo aniversário.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2007 - Página 10792
Assunto
Outros > HOMENAGEM. GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF).
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CAPITAL FEDERAL, SAUDAÇÃO, GOVERNADOR, VICE-GOVERNADOR, EX GOVERNADOR, DISTRITO FEDERAL (DF), MEMBROS, COMPANHIA URBANIZADORA DA NOVA CAPITAL S/A (NOVACAP), PRESENÇA, SESSÃO.
  • HOMENAGEM, HISTORIA, PERSONAGEM ILUSTRE, RESPONSABILIDADE, CONSTRUÇÃO, NOVA CAPITAL, CONTRIBUIÇÃO, AMPLIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, REGIÃO CENTRO OESTE.
  • REGISTRO, ANTERIORIDADE, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO A CIENCIA E A CULTURA (UNESCO), DECLARAÇÃO, INCLUSÃO, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), PATRIMONIO CULTURAL, VALORIZAÇÃO, ARQUITETURA, CIDADE, QUALIDADE DE VIDA.
  • CONGRATULAÇÕES, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, ADELMIR SANTANA, SENADOR, DISTRITO FEDERAL (DF).

           O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.

           Declaro aberta a Sessão Especial do Senado Federal que, em atendimento ao Requerimento nº 238, de 2007, do nobre Senador Aldemir Santana e outros Srs. Senadores, destina-se a homenagear a cidade de Brasília pela passagem de seu 47º aniversário.

           Tenho a honra de convidar para compor a Mesa o Exmº Sr. Governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. (Palmas.)

Tenho a honra de convidar também para compor a Mesa o Vice-Governador do Distrito Federal, Paulo Octávio. (Palmas.)

     Já contamos na composição da Mesa, para satisfação nossa, com a presença do Senador Efraim Morais, 1º Secretário do Senado Federal.

     Tenho a honra de convidar a Srª Ana Cristina Kubitschek Pereira, neta de Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília. (Palmas.)

     Tenho a honra de convidar para compor a Mesa o Senador Joaquim Roriz, ex-Governador de Brasília. (Palmas.)

     Convido também para compor a Mesa, com muita satisfação, o Senador Adelmir Santana, autor do requerimento desta Sessão Especial e aniversariante do dia. (Palmas.)

Convido a todos para, de pé, ouvirmos a execução do Hino Nacional brasileiro, cantado pelo Coral dos Mais Vividos do Sesc, regido pelo Maestro Wander de Oliveira.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.)

     O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Agora, ouviremos as músicas Brasília, Capital da Esperança e Aquarela Brasileira, também executadas pelo Coral dos Mais Vividos do Sesc.

(Procede-se à apresentação de canto coral.)

 

O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Exmº Sr. Governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda; Exmº Sr. Vice-Governador do Distrito Federal, Paulo Octávio; Exmªs Srªs e Srs. Senadores presentes; Exmªs Srªs e Srs. Deputados Federais; Exmªs Srªs e Srs. Deputados Distritais, senhores representantes do Corpo Diplomático; Sr. Senador José Jorge, Presidente da Companhia Energética de Brasília, é uma honra muito grande tê-lo de volta ao Senado Federal, já que V. Exª foi, é e será sempre um dos mais destacados membros da Casa; Srª Anna Christina Kubitschek Pereira, Presidente do Memorial JK e neta do Presidente Juscelino Kubitschek; Srªs e Srs. Secretários do Governo do Distrito Federal; Srªs e Srs. Presidentes de Federações, Sindicatos e Associações; senhoras e senhores empresários, gostaria, antes de qualquer coisa, de destacar algumas presenças que nos honram muito nesta sessão especial no Senado Federal: a do ex-Governador José Ornellas; a do ex-Senador Lindberg Cury, a do Dr. Leonardo Bandarra, Procurador-Geral do Ministério Público do Distrito Federal; e destacar, sobretudo, a presença do Dr. Ernesto Silva, que foi membro da primeira diretoria da Novacap, que construiu Brasília. Inclusive o Vice-Governador, num gesto simpático, gentil, do tamanho do que ele significa para todos nós, convida S. Sª para, neste momento, trocar de lugar com S. Exª na Mesa Diretora desta sessão especial. (Palmas.)

É uma honra muito grande tê-lo aqui.

     Senhoras e senhores, autoridades presentes, comemorar o aniversário de Brasília não é apenas comemorar a fundação de uma cidade, é celebrar um dos grandes feitos brasileiros de todos os tempos, uma amostra de que somos capazes, se nos são dadas as condições.

     Cada década que passa - e nos aproximamos de completar a quinta década de existência da Capital Federal -, fica mais patente a grandiosidade da realização, especialmente a largueza da visão daqueles que tornaram real esta cidade: Juscelino Kubitschek, Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Israel Pinheiro, Bernardo Sayão e tantos outros que ajudaram a projetar e construir esta cidade, que hoje nos abriga.

     A aposta foi alta, mas o retorno é visível. Não há sombra de dúvida de que o papel de Brasília na interiorização do desenvolvimento foi decisivo. A ocupação territorial do Centro-Oeste e mesmo do Norte do País não teria tido a mesma dinâmica se Brasília não existisse.

     Não hesitaria em afirmar que, se hoje nós temos um Centro-Oeste pujante, isto se deve, em boa medida, à existência de Brasília como pólo de atração. Esta cidade é um orgulho para todos nós, Governador José Roberto Arruda. É uma prova inequívoca de que é possível tornar um sonho em realidade.

     Uma cidade jovem, Brasília está entre os melhores lugares para se viver no Brasil. Desde 1987, quando tinha apenas 27 anos de idade, Brasília já era considerada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. Isso demonstra a sua originalidade e comprova o gênio de seus criadores, capazes que foram de oferecer a toda a humanidade um marco urbanístico e arquitetônico ímpar.

     Senhoras e Senhores Parlamentares, nesta sessão especial, gostaria de aproveitar para lembrar ainda os laços que unem mais estreitamente o Senado e o Distrito Federal. Durante 28 anos, entre 1962 e 1990, o Senado, por meio da Comissão do Distrito Federal aqui instalada, atuou como instância legislativa do Distrito Federal.

     Os tempos eram outros e muito diferentes. A conquista da autonomia política do Distrito Federal veio junto com o amadurecimento democrático do País, mas não nos cabe esquecer esse laço estreito entre Brasília e esta Casa, que celebra hoje os 47 anos de nossa Capital Federal.

     Laços mais recentes perduram também. Por esta Casa, passaram tanto o atual Governador, José Roberto Arruda, querido amigo e grande Senador, quanto o atual vice-Governador do Distrito Federal, nosso ilustre amigo, colega, companheiro, Senador Paulo Octávio. Aqui se encontram atualmente dois ex-Governadores, os Senadores Joaquim Roriz e Cristovam Buarque, que aqui estaria se não estivesse em missão oficial do Senado no exterior. S. Exªs continuam a pôr toda a sua experiência e competência em prol desta Casa e do Brasil.

     Devo lembrar, ainda, que, na data de hoje, o também representante do Distrito Federal, o Senador Adelmir Santana, completa mais um ano de vida. Ao cumprimentar a cidade, quero também estender as minhas felicitações a esse grande amigo e competente Senador de nossa Capital.

     Por fim, quero, mais uma vez, saudar o Governador José Roberto Arruda, o vice-Governador Paulo Octávio, que também honraram o Senado Federal, e, em nome de S. Exªs, saúdo toda a população de Brasília.

     Brasília sempre será um símbolo de nossa capacidade empreendedora, de nossa coragem, de nosso arrojo, de nossa abertura para o futuro.

     Faço votos, neste momento em que nos aproximamos do 50º aniversário de fundação de nossa bela Capital, de que todas as esperanças da Capital da Esperança se concretizem, realizando definitivamente os sonhos que desde o início impulsionaram a construção de Brasília.

     Meus parabéns a Brasília e a todos os brasilienses. Muito obrigado a todos pela presença nesta inesquecível sessão. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2007 - Página 10792