Pronunciamento de Romeu Tuma em 25/04/2007
Discurso durante a 56ª Sessão Especial, no Senado Federal
Cumprimenta o Presidente Renan Calheiros pela forma como tem conduzido o Senado.
- Autor
- Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
- Nome completo: Romeu Tuma
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SENADO.:
- Cumprimenta o Presidente Renan Calheiros pela forma como tem conduzido o Senado.
- Publicação
- Publicação no DSF de 26/04/2007 - Página 11579
- Assunto
- Outros > SENADO.
- Indexação
-
- ELOGIO, ATUAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, BUSCA, ACORDO, LEITURA, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), TRANSPORTE AEREO, NEGOCIAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, RELATORIO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), LIBERAÇÃO, PAUTA, VOTAÇÃO.
O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente Renan Calheiros - o Senador José Agripino está saindo -, gostaria de cumprimentar V. Exª pela forma como tem conduzido esta Casa.
Houve dois exemplos claros nestes dez minutos. O primeiro é que V. Exª se sentou à mesa com as Lideranças, e o Senador Antonio Carlos Magalhães e o Senador José Agripino foram testemunhas da discussão harmônica na busca de uma solução para a leitura do requerimento da CPI.
Acredito, Sr. Presidente, que, dentro do bom senso, contando com a colaboração, o respeito e a estima, todos os Parlamentares Líderes desta Casa concordaram com V. Exª.
Todos nós temos andado pelos aeroportos e sido depositários das angústias da população e às vezes de palavras agressivas, de amargura pelo que estão passando sem saber o porquê. E colhemos informações fragmentadas, ao longo do tempo, notícias de jornal, distorcidas ou não. Então, V. Exª colocará nos eixos, para que haja uma apuração ética, correta, dirigida para o interesse da sociedade.
V. Exª fez essa reunião antecipada, para que não houvesse divisão na discussão que antecipasse aquilo que é correto e sério: apurar se houve ou não crime. Ninguém gostaria de ver um crime acobertado em qualquer segmento da sociedade, nem individual, nem coletivo, como é o caso.
Outra coisa é essa colocação do Senador José Agripino e do Senador Romero Jucá, com a aquiescência de V. Exª, no sentido de se distribuírem os relatórios, para que se tome conhecimento deles e harmonicamente se possa votar e para que V. Exª possa limpar a pauta e colocar em votação vários outros projetos que angustiam muitas comunidades que estão na expectativa das votações do Congresso.
Parabéns, Sr. Presidente. Tenho certeza de que continuaremos nessa linha.