Discurso durante a 56ª Sessão Especial, no Senado Federal

Manifesta sua opinião de que Senado e Câmara deveriam chegar a um entendimento para uma CPI mista sobre a questão do apagão aéreo.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CONGRESSO NACIONAL. POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Manifesta sua opinião de que Senado e Câmara deveriam chegar a um entendimento para uma CPI mista sobre a questão do apagão aéreo.
Publicação
Publicação no DSF de 26/04/2007 - Página 11580
Assunto
Outros > CONGRESSO NACIONAL. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • APREENSÃO, SIMULTANEIDADE, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), TRANSPORTE AEREO, SENADO, CAMARA DOS DEPUTADOS, RISCOS, DISPUTA, EXPECTATIVA, ACORDO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO.

     O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, conversei com o Líder Senador José Agripino Maia e com o Senador Antonio Carlos Magalhães e ouvi diversos membros da Oposição, mas gostaria de externar um sentimento. Tendo havido a solicitação, o requerimento de CPI tanto na Câmara quanto no Senado sobre o mesmo assunto, a questão do apagão, os motivos que envolveram todo esse desconforto da população, inclusive a apreensão com respeito à segurança do sistema de aviação aérea comercial no Brasil e de todo o tipo de aviação, certamente, e sobre tudo o que ocorre nos céus brasileiros, parecia-me que seria de bom senso que ambas as Casas chegassem a um entendimento para uma CPI mista.

     Por razões que compreendo e respeito, mas que não as considero de melhor bom senso, querem porque querem fazer uma CPI tanto aqui quanto lá. É capaz de surgir uma disputa, às vezes até de quem se vai ouvir primeiro, tais e quais autoridades, e assim por diante.

     Então, expresso aqui a minha opinião aos Líderes, Sr. Presidente. Quem sabe se até o dia da decisão, nesse prazo de 20 dias que V. Exª acordou com os Líderes, surja uma luz de bom senso?! E que não seja simplesmente dito: “Ah, como o Presidente da Câmara, Deputado Arlindo Chinaglia, preferiu, no primeiro momento, não colocar de pronto a CPI em funcionamento...” Mas quem sabe, verificando-se argumentos de bom senso...

     Eu soube que o Senador Jefferson Péres, ainda ontem, também argumentou no mesmo sentido: que seria adequado que pudesse haver um esforço conjunto de ambas as Casa, já que o propósito é o mesmo. Poderia até haver um entendimento de redação sobre o fato determinado, de uma maneira muito clara e acordada, por todos os partidos da Oposição, bloco de apoio e assim por diante.

     Enfim, avaliei como importante, pelo menos, expressar essa opinião. Tenho a convicção de que V. Exª, como Presidente do Senado e do Congresso Nacional, poderá desempenhar um papel relevante para que os Líderes de todos os partidos cheguem a um melhor entendimento.

     Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/04/2007 - Página 11580