Fala da Presidência durante a 71ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao escritor e presidente da Academia Brasileira de Filosofia, Gerardo Mello Mourão, falecido em 9 de março do corrente ano.

Autor
Inácio Arruda (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao escritor e presidente da Academia Brasileira de Filosofia, Gerardo Mello Mourão, falecido em 9 de março do corrente ano.
Publicação
Publicação no DSF de 17/05/2007 - Página 14786
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, PRONUNCIAMENTO, CRISTOVAM BUARQUE, SENADOR, HOMENAGEM POSTUMA, POETA, JORNALISTA, ESTADO DO CEARA (CE), RELEVANCIA, CONSCIENTIZAÇÃO, POPULAÇÃO, SITUAÇÃO, BRASIL.

O SR. PRESIDENTE (Inácio Arruda. Bloco/PCdoB - CE) - Agradeço as palavras de V. Exª, que demonstra toda a capacidade intelectual do nosso homenageado, exatamente pela simplicidade.

O que Cristovam retrata é que um artigo breve e simples mostra por onde se deve puxar o fio, para que se garanta, de fato, o desenvolvimento sustentado de uma nação, ou seja, onde está a base sólida que permitirá que se avance.

V. Exª dá exatamente esse testemunho. Quer dizer, foi um artigo simples e pequenino, mas que Gerardo incutiu exatamente em um professor universitário, em um acadêmico, como se dissesse: “Olha aqui um caminho para o nosso povo”.

V. Exª dá esta contribuição à nossa sessão: fortalece essa importância, esse gigantismo que tinha Gerardo Mello Mourão na sua poesia, na sua história, nos seus escritos. Agradeço a V. Exª as belas palavras.

Registro a presença do Deputado Federal, nosso conterrâneo, vizinho das Ipueiras e dos Mourões, Eunício Oliveira, que está aqui conosco, participando da nossa sessão.

A Presidência agradece a presença de todas as autoridades que participaram conosco desta homenagem, desta sessão solene e suspende a sessão por cinco minutos, para que todos possamos abraçar-nos e cumprimentar-nos em homenagem a esse grande brasileiro, Gerardo Mello Mourão.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/05/2007 - Página 14786