Discurso durante a 70ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discussão hoje, em Nova Iorque, da questão das mudanças climáticas no mundo.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Discussão hoje, em Nova Iorque, da questão das mudanças climáticas no mundo.
Publicação
Publicação no DSF de 16/05/2007 - Página 14688
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • REGISTRO, ENCONTRO, PREFEITO, CAPITAL DE ESTADO, MUNDO, DEBATE, ALTERAÇÃO, CLIMA, COMENTARIO, IMPORTANCIA, PARTICIPAÇÃO, REPRESENTANTE, MUNICIPIO, SÃO PAULO (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
  • COMENTARIO, ADVERTENCIA, MINISTRO DE ESTADO, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, PAIS ESTRANGEIRO, GRÃ-BRETANHA, NECESSIDADE, CONTROLE, ALTERAÇÃO, CLIMA, SIMULTANEIDADE, COMBATE, POBREZA.
  • ANUNCIO, CONVITE, PREFEITO, MUNICIPIO, SÃO PAULO (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), PARTICIPAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, SENADO.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, começa a ser discutida hoje em Nova York a questão das mudanças climáticas no mundo, provavelmente o mais importante problema da atualidade universal. O debate reúne, no C40 Large Cities Climate Summit, prefeitos de 46 metrópoles, entre eles Gilberto Kassab, de São Paulo.

O encontro parece ser, até agora, o primeiro a se debruçar objetivamente no estudo desse tema com pauta objetiva, concentrada na busca de fórmulas para utilização racional de fontes alternativas de energia.

A participação do Brasil, representado pelo Prefeito paulistano, é importante. O País avança, temo que meio açodadamente, na produção de etanol, apontado como principal combustível para substituir o petróleo e, assim, reduzir o chamado aquecimento global.

Pode até ser correto o caminho do Brasil. Mas há advertências que precisam ser analisadas. Entre elas o risco de ocupação desenfreada, como o plantio de cana em áreas agrícolas produtoras de alimentos.

Entendo que o Senado da República, no âmbito de suas Comissões, está no dever de acompanhar esses debates. O mundo todo faz advertências, como essa da Ministra das Relações Exteriores do Reino Unido, Margareth Beckett:

(...) As mudanças climáticas são questão fundamental de segurança. A comunidade vê nelas uma ameaça sem precedentes.

Em recente artigo, a Ministra britânica sustenta que não existirá opção entre um clima estável e a luta contra a pobreza. Sem o primeiro, a segunda certamente irá malograr.!

Na Revista Época, uma ampla reportagem, com análises e estudos acerca do problema, reforça a sugestão que aqui deixou para que o Senado se engaje nessa luta. Por isso, após o encontro de Prefeitos, a partir de hoje em Nova York, vou convidar o Prefeito Gilberto Kassab para participar de reunião de Audiência Pública no Senado.

Pela importância do tema, estou anexando a este pronunciamento o artigo da Ministra do Reino Unido, publicado na Folha de S.Paulo, de 28 de março último, e a reportagem da Época, edição com data de capa de 15 de fevereiro deste ano.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************

Matérias referidas:

“Alarme para a maior ameaça à segurança global;”

“Que mundo será este?”

“Extinção de espécies.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/05/2007 - Página 14688