Discurso durante a 72ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a viagem do presidente Lula ao Estado do Tocantins amanhã, a fim de inaugurar o primeiro trecho da Ferrovia Norte-Sul dentro do Estado e a Plataforma Multimodal de Araguaína.

Autor
João Ribeiro (PR - Partido Liberal/TO)
Nome completo: João Batista de Jesus Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Considerações sobre a viagem do presidente Lula ao Estado do Tocantins amanhã, a fim de inaugurar o primeiro trecho da Ferrovia Norte-Sul dentro do Estado e a Plataforma Multimodal de Araguaína.
Aparteantes
Leomar Quintanilha.
Publicação
Publicação no DSF de 18/05/2007 - Página 15147
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • ANUNCIO, FESTA, PRESENÇA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, SENADOR, DEPUTADOS, PREFEITO, INAUGURAÇÃO, TRECHO, FERROVIA, PORTO, TRANSPORTE INTERMODAL, REGIÃO, MUNICIPIO, ARAGUAINA (TO), BABAÇULANDIA (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO), ELOGIO, GOVERNO FEDERAL, CONTINUAÇÃO, OBRAS, IMPORTANCIA, REDUÇÃO, CUSTO, TRANSPORTE DE CARGA, PRODUÇÃO AGROPECUARIA.
  • ANUNCIO, INAUGURAÇÃO, PIONEIRO, USINA, Biodiesel, MUNICIPIO, PORTO NACIONAL (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO), SAUDAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. JOÃO RIBEIRO (Bloco/PR - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o motivo que me traz à tribuna hoje é a viagem do Presidente Lula ao Estado do Tocantins amanhã, quando inaugurará o primeiro trecho da Ferrovia Norte-Sul dentro do território tocantinense, que terá um pouco mais de 100 km.

Vamos inaugurar amanhã, Srª Presidente, a plataforma multimodal de Araguaína, nosso porto seco, deixando assim a população do Tocantins muito feliz, porque a Ferrovia Norte-Sul é, sem sombra de dúvida, uma obra de integração nacional, de extrema importância para o País.

O Presidente Lula, nos seus dois governos, fez com que essa ferrovia realmente se desenvolvesse, já que está em obras até a cidade de Guaraí, num trecho atualmente de mais ou menos 200 quilômetros de extensão, licitado, onde máquinas, homens e mulheres estão trabalhando.

Amanhã, o Presidente Lula irá a Araguaína, cidade onde fui Prefeito, Vereador, Deputado Estadual, enfim, onde fiz praticamente toda minha trajetória política, minha cidade natal. O Presidente irá até o trevo de Babaçulândia, já que nossa plataforma fica entre as duas cidades, onde haverá uma festa muito grande para a população, para o Governo do Tocantins, para os Deputados da Assembléia Legislativa, para os Prefeitos, para o Prefeito Argemiro, de Babaçulândia, para a Prefeita Valderez, de Araguaína, os Vereadores, enfim, a população do Tocantins amanhã estará em festa.

Portanto, amanhã, às 11 horas, estaremos inaugurando essa plataforma, que será, sem sombra de dúvida, um incremento muito grande para a produção. Tenho dito sempre que ninguém consegue produzir se não existir um transporte barato para os produtos. E a ferrovia é esse transporte que a população do Tocantins aguardava. É claro que não apenas o Senador João Ribeiro, o Senador Leomar Quintanilha, mas todos os Parlamentares do Estado, estarão lutando para que a ferrovia chegue até Palmas no final do Governo Presidente Lula e até Anápolis, em Goiás. Portanto, queremos encontrar as duas pontas.

Tenho certeza de que a Senadora Lúcia Vânia, que preside a sessão neste momento, é favorável à Ferrovia Norte-Sul, porque todos os goianos e todos os brasileiros hoje o são.

O Sr. Leomar Quintanilha (PDMB - TO) - Senador João Ribeiro, não sei se o aparte é regimental, mas, se for, gostaria de pedir a V. Exª para participar do seu raciocínio.

O SR. JOÃO RIBEIRO (Bloco/PR - TO) - Consulto a Srª Presidente Lúcia Vânia se posso conceder o aparte.

A SRª PRESIDENTE (Lúcia Vânia. PSDB - GO) - Sim, Senador.

O SR. JOÃO RIBEIRO (Bloco/PR - TO) - Concedo o aparte ao Senador Leomar Quintanilha.

O Sr. Leomar Quintanilha (PDMB - TO) - Serei breve, Srª Presidente, e agradeço...

O SR. JOÃO RIBEIRO (Bloco/PR - TO) - Parece que o microfone do Senador Leomar Quintanilha não está funcionando.

O Sr. Leomar Quintanilha (PDMB - TO) - Quero apenas compartilhar com V. Exª, Senador João Ribeiro, da expectativa alvissareira que temos com a visita do Presidente Lula ao Estado do Tocantins, sobretudo com a construção em ritmo acelerado, como jamais se viu, da Ferrovia Norte-Sul. As administrações anteriores, com as dificuldades que enfrentaram desde a época do Presidente José Sarney, construíram 200km dessa ferrovia. E isso por um período de cerca de 20 anos. O Presidente Lula, no seu primeiro mandato, construiu um trecho do mesmo tamanho. Essa ferrovia certamente contribui para a mudança da matriz de transporte deste País. É fundamental para o País, não é uma mera necessidade regional, mas confere ao Tocantins que, no seu eixo, tem a Ferrovia Norte-Sul uma condição extraordinária de estimular seu desenvolvimento. Certamente, toda a Bancada estará cobrando do Presidente Lula a retomada da construção das obras da eclusa.

O SR. JOÃO RIBEIRO (Bloco/PR - TO) - A eclusa do Lajeado.

O Sr. Leomar Quintanilha (PMDB - TO) - A eclusa do Lajeado - para que possamos incrementar a hidrovia do rio Tocantins. Senador João Ribeiro, não quero atrapalhar o brilho do pronunciamento de V. Exª com o meu aparte, mas agradeço-o pela oportunidade da minha participação.

O SR. JOÃO RIBEIRO (Bloco/PR - TO) - Nobre Senador, incorporo o aparte de V. Exª ao meu discurso e solicito da ilustre Presidente que me conceda mais dois minutos para que eu possa concluir a minha fala, com o que ficarei contente.

Senador Leomar Quintanilha, como V. Exª afirmou, o Presidente Lula incrementou, de forma bastante arrojada, a Ferrovia Norte-Sul. Tanto é verdade que ela já está em obra na cidade de Guaraí - veja V. Exª -, com o trecho licitado, se não me engano, até Palmas. Então, o Presidente quer realmente fazer a Ferrovia Norte-Sul. Acho que a grande redenção, a grande alavanca para o progresso do Tocantins, será a Ferrovia Norte-Sul.

Depois estaremos juntos com o Presidente, na sua comitiva, e o Governador Marcelo Miranda estará recepcionando-o, assim com os Deputados Estaduais, em Araguaína. Em seguida, vamos a Porto Nacional inaugurar a primeira usina de biodiesel em Tocantins. É uma usina de porte médio, mas muito importante. Sabemos que o biodiesel é a palavra do momento.

O Presidente estará em Porto Nacional com o Prefeito Paulo Mourão, inaugurando a usina de biodiesel.

Então, em nome do povo de Tocantins, quero desejar as boas-vindas ao Presidente Lula ao nosso Estado. Lá estaremos recepcionando Sua Excelência, para que, cada vez mais, ajude a população do nosso Estado, que acreditou e votou firmemente nele na primeira e segunda vez, no primeiro e no segundo turno. Portanto, esperamos o retorno, por meio dessas ações que o Presidente está promovendo.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/05/2007 - Página 15147