Discurso durante a 72ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do aniversário de 140 anos de fundação da cidade de Várzea Grande/MT, ocorrido no último dia 15.

Autor
Jayme Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/MT)
Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro do aniversário de 140 anos de fundação da cidade de Várzea Grande/MT, ocorrido no último dia 15.
Publicação
Publicação no DSF de 18/05/2007 - Página 15192
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, VARZEA GRANDE (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ELOGIO, CRESCIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, PRESERVAÇÃO, CULTURA, TRADIÇÃO.

O SR. JAYME CAMPOS (PFL - MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, serei bem rápido nas minhas palavras.

Eu não poderia deixar de fazer o registro, nesta Casa, do aniversário de 140 anos de fundação da cidade de Várzea Grande, ocorrido na última terça-feira, 15 de maio. Falo com muita emoção porque esse Município representa hoje uma síntese do processo de desenvolvimento de Mato Grosso. Uma localidade que cresceu, mas não renunciou às suas origens.

Berço de uma cultura secular, Várzea Grande abriu-se para o futuro de maneira corajosa e audaz, abrigando migrantes e adotando uma filosofia toda própria de empreendedorismo. Sua vocação econômica, no entanto, não conspirou contra seus valores éticos e suas tradições. Ao contrário, foi justamente o elevado espírito moral de sua gente o principal indutor de negócios na região.

Conhecida como cidade industrial, Várzea Grande detém a segunda maior economia de Mato Grosso e vem se convertendo em eficiente pólo comercial e avançado centro de excelência na área educacional. Uma coisa que diferencia os várzea-grandenses de seus compatriotas é a visão de futuro e a ousadia para empreender.

De pequeno povoado, quase uma vila, na década de 60, o Município se transformou num centro moderno e competitivo. Hoje conta com mais de 260 mil habitantes e uma infra-estrutura urbana que não deixa a desejar às mais arrojadas cidades do centro-sul do País.

A vocação empreendedora de sua gente foi atestada diversas vezes pela revista Exame nesta década, apontando Várzea Grande entre os cem principais municípios para investimentos e oportunidades de crescimento profissional do Brasil.

Mas, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, falo com indisfarçável emoção porque além de sua importância econômica e estratégica, Várzea Grande é a fonte de inspiração política na qual fui buscar os ensinamentos de minha vida pública. Lá aprendi a respeitar os valores democráticos, a sapiência popular e a autoridade da honradez.

Aprendi com aquela gente humilde, meus conterrâneos, que a palavra empenhada tem o peso de uma existência, que a honestidade se pratica nos pequenos atos e que a solidariedade é patrimônio das sociedades equilibradas e justas.

Várzea Grande é uma atração em si, não pela topografia nem pelas paisagens belas e exuberantes, mas, sim, pela qualidade ética de sua gente, um povo valente de generosidade e bondade comoventes.

Tive a honra de exercer, por três mandatos, o cargo de Prefeito daquele Município, posto em que sucedi, com orgulho, meu irmão, o ex-Senador Júlio Campos, e meu honrado pai, o Sr. Júlio Domingos de Campos. Portanto, minha memória pessoal se confunde com as linhas da história de Várzea Grande. Lá nasci, vivi minha infância, casei, tive meus filhos e lá vivo até hoje. Se existe um lugar que posso chamar de paraíso, este lugar é Várzea Grande.

Concluo minha fala cumprimentando os brasileiros de Várzea Grande por mais esta passagem da sua fundação, na absoluta certeza de que estarei sempre aqui, Senador Mozarildo Cavalcanti, de pé, à ordem, na defesa intransigente dos brasileiros que moram na minha querida cidade.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/05/2007 - Página 15192