Discurso durante a 65ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Sugestão ao senador Wellington Salgado de Oliveira para falar, pela liderança ao Senado sobre a decisão do governo de instalar uma CPMI sobre o apagão aéreo.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Outros:
  • Sugestão ao senador Wellington Salgado de Oliveira para falar, pela liderança ao Senado sobre a decisão do governo de instalar uma CPMI sobre o apagão aéreo.
Publicação
Publicação no DSF de 09/05/2007 - Página 13727
Assunto
Outros
Indexação
  • SUGESTÃO, WELLINGTON SALGADO DE OLIVEIRA, SENADOR, PROFERIMENTO, DISCURSO, LIDERANÇA, INFORMAÇÃO, SENADO, PRETENSÃO, GOVERNO FEDERAL, FORMAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, TRANSPORTE AEREO, ALTERNATIVA, SIMULTANEIDADE, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI).

            O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, em primeiro lugar, quero me congratular com a posição equilibrada de V. Exª. Não poderia tomar outra posição. Em segundo, Senador Wellington, não entendi V. Exª ter ficado corado e se sentido ofendido quando o Senador Efraim disse que V. Exª é governista.

            Não há nada de ofensivo. V. Exª é governista por convicção e tem dado a sua alma nessa tarefa dura e difícil de defender este Governo, quando os defensores formais fogem do plenário. É evidente que eles fogem do plenário, Senador Lobão, como o bode foge d’água. Nós, nordestinos, sabemos o que é isto: a luta do bode na água.

            Mas, Sr. Presidente, o Senador Wellington poderia esclarecer, até para facilitar as coisas, o seguinte: Fala em nome do Governo? O Governo tem a intenção... Se fala em nome pessoal, não pode trazer essa questão de ordem para cá. A questão de ordem só pode ser baseada num fato concreto. Se V. Exª está falando em nome do Governo e se o Governo voltou atrás na sua decisão e agora quer uma CPI mista, é preciso que tomemos conhecimento, Senador Osmar.

            Então, esta questão fica bem clara: se é apenas um desejo individual de V. Exª ou se é o desejo coletivo do Governo, o que nos parece estranho. De qualquer maneira, Senador Wellington Salgado, V. Exª poderia...

            De qualquer maneira, Senador Wellington Salgado de Oliveira, V. Exª poderia...

            O Sr. Wellington Salgado de Oliveira (PMDB - MG. Fora do microfone.) - Decisão minha, de Líder, neste momento.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - Exatamente. V. Exª, como Líder, deve estar falando em nome do Colégio de Líderes, até porque V. Exª não iria fazer com que este Plenário perdesse tempo com uma questão apenas por capricho e vaidade pessoal. Daí porque é preciso e é urgente que V. Exª informe a esta Casa se a posição é acatada pelo Governo. Se não for acatada, V. Exª ficará numa posição delicadíssima. Como um Líder da sua postura, da sua envergadura, traz uma proposta dessas, e o Governo não aceita?

            O Sr. Wellington Salgado de Oliveira (PMDB - MG. Fora do microfone.) - Aguardarei a posição...

            O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - Aguardo de V. Exª um pronunciamento para que nós, Democratas, tomemos uma posição.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/05/2007 - Página 13727