Fala da Presidência durante a 71ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

A Mesa se associa às homenagens ao escritor e presidente da Academia Brasileira de Filosofia, Gerardo Mello Mourão, falecido em 9 de março do corrente ano.

Autor
Inácio Arruda (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • A Mesa se associa às homenagens ao escritor e presidente da Academia Brasileira de Filosofia, Gerardo Mello Mourão, falecido em 9 de março do corrente ano.
Publicação
Publicação no DSF de 17/05/2007 - Página 14783
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, POETA, JORNALISTA, ESTADO DO CEARA (CE), OPORTUNIDADE, DEFESA, DIVULGAÇÃO, HISTORIA, BRASIL, IMPORTANCIA, CONHECIMENTO, POPULAÇÃO, SAUDAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, PUBLICAÇÃO, OBRA LITERARIA.
  • EXPECTATIVA, SENADO, AMPLIAÇÃO, DIVULGAÇÃO, OBRA LITERARIA, ESCRITOR, ESTADO DO CEARA (CE).

O SR. PRESIDENTE (Inácio Arruda. Bloco/PCdoB - CE) - Agradecemos as palavras generosas de V. Exª nesta homenagem a Gerardo Mello Mourão.

Uma vez mais, dizemos que o Senado da República tem grande responsabilidade com a história do nosso povo. As homenagens têm esse propósito: trabalhamos para reforçar a necessidade de levar ao povo brasileiro o conhecimento. Nosso povo precisa conhecer homens e mulheres que levaram aos quatro cantos do mundo a existência do nosso País, de como vive o nosso povo, onde é o Brasil, o que é o Brasil, como ele se formou, quais são seus sentimentos. Esta é a história de Gerardo Mello Mourão.

Ao realizarmos esta homenagem, estamos materializando o desejo do povo brasileiro de que esta obra fantástica seja transmitida para sempre ao povo brasileiro.

O Governo do Estado do Ceará publicou as obras completas do nosso escritor e poeta.

Que também o Senado da República se associe ao Estado do Ceará no sentido de examinar como podemos trabalhar para publicar a obra de Gerardo Mello Mourão, para que não apenas os cearenses, pelo esforço do Governo do Estado do Ceará, mas também os brasileiros, por meio do Senado da República, tenha acesso à sua vasta obra, que contou e cantou a história do Brasil para o mundo inteiro.

Registro a presença do Exmº Sr. Andres Valencia, Embaixador do México; do Exmº. Sr. Albert Muchanga, Embaixador da Zâmbia; do Exmº. Sr. Leonel Searle, Ministro Conselheiro da Embaixada do Chile; do Exmº. Sr. Shigeru Otake, Ministro Conselheiro da Embaixada do Japão; do Exmº. Sr. Adriano Jordão, Conselheiro Cultural da Embaixada de Portugal.

Antes de encerrar a presente sessão, firmaremos o compromisso do Senado Federal com a história de Gerardo Mello Mourão, que é a História do Brasil, concedendo a palavra ao Senador Paulo Paim.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/05/2007 - Página 14783