Discurso durante a 69ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Reivindica a instauração da CPI do transporte aéreo.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), TRANSPORTE AEREO.:
  • Reivindica a instauração da CPI do transporte aéreo.
Publicação
Publicação no DSF de 15/05/2007 - Página 14320
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), TRANSPORTE AEREO.
Indexação
  • CRITICA, DEMORA, INDICAÇÃO, NOME, SENADOR, COMPOSIÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), TRANSPORTE AEREO, NECESSIDADE, ESCLARECIMENTOS, SOCIEDADE, MOTIVO, ACIDENTE AERONAUTICO, COMENTARIO, ISENÇÃO, MEMBROS, COMISSÃO, AUSENCIA, TENTATIVA, PREJUIZO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • COMENTARIO, FUNCIONAMENTO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), TRANSPORTE AEREO, CAMARA DOS DEPUTADOS, SIMULTANEIDADE, SENADO, MELHORIA, EFICACIA, INVESTIGAÇÃO.
  • EXIGENCIA, INDICAÇÃO, NOME, SENADOR, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), TRANSPORTE AEREO, ANUNCIO, POSSIBILIDADE, MANIFESTAÇÃO, OBJETIVO, PREVENÇÃO, ADIAMENTO, INSTAURAÇÃO, COMISSÃO.

     O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA. Pela ordem. Sem revisão do orador) - Meu caro Presidente, creio, se não me engano, que isso não será motivo para problema nenhum.

     Hoje seria o dia de a Bancada do Governo, da qual, infelizmente, V. Exª faz parte, apresentar os nomes para a CPI conhecida como do Apagão Aéreo. Li, entretanto, no jornal, que fará isso amanhã. Não vamos discutir porque a diferença é de 24 horas, mas queríamos ter a certeza de que o Presidente Renan Calheiros vai exigir amanhã - se não for S. Exª, poderá ser V. Exª - que esses nomes sejam entregues e que se possa instalar, ainda nesta semana, a CPI do Apagão Aéreo no Senado.

     Não há por que temer o Governo. Vamos querer saber tudo! Não vamos poupar a Anac, nem a Infraero, nem a Aeronáutica, nem as companhias aéreas. Não! Nós queremos saber tudo! Isso não significa que tenhamos o interesse de ferir ou o Presidente da República ou o seu próprio Governo. O que nós queremos é concluir, com decência, com imparcialidade, essa CPI tão importante para o povo brasileiro.

     Ora, o que se está fazendo na Câmara - pelo menos pelo que eu vi das convocações - é para não se chegar a coisa nenhuma. Eu vou dizer a V. Exª: no Senado, nós vamos chegar a conclusões sérias, imparciais, como eu disse, sem tentar ferir a autoridade do Presidente da República. Quem estiver realmente implicado nessas operações que o Tribunal de Contas tem e pode mostrar aos Parlamentares - e eu tenho pessoalmente muita coisa -, isso nós vamos querer saber.

     Portanto, não há por que protelar. Essa idéia de que duas CPI fazem mal?! Só se houver um objetivo de não se fazer nada. Duas CPIs podem fazer muito melhor do que uma. Portanto, nós não vamos ficar atrelados a essas manchetes de jornais ou aos discursos aqui proferidos pelos representantes do Governo. Nós não temos nada contra, mas nós queremos a verdade. Eu e meu colega aqui, Senador Mário Couto, fazemos parte da CPI e queremos mostrar nos nossos Estados que fomos capazes. Não queremos trocar por benesses do Governo a nossa consciência. A nossa consciência está acima de tudo, está a serviço do povo brasileiro, está a serviço daquelas 154 pessoas que morreram no desastre da Gol. Nossa consciência está com as pobres que ficaram no aeroporto esperando por horas e horas, está com os empresários, está com toda a sociedade brasileira.

     O Presidente Renan Calheiros não deve ter receio de que nada aconteça fora dos trilhos da legalidade e da moralidade - não é só da legalidade, porque muitas vezes fazem coisas imorais com o manto da legalidade.

     Sr. Presidente, conheço V. Exª e posso testemunhar isso. V. Exª sempre apoiou as boas causas e, independentemente de Partido, coloca-se a favor delas. Quero que V. Exª transmita ao Presidente Renan que amanhã não poderemos admitir a realização de sessão plenária, se não houver a leitura dos nomes indicados. Ou haverá a leitura dos nomes ou, a toda hora, eu pedirei a palavra para uma questão de ordem. E assim farão também os meus companheiros. Provavelmente, para tirar-nos daqui, apenas usando a segurança, o que será uma violência nunca vista no Senado da República.

     Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/05/2007 - Página 14320