Discurso durante a 75ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Senador José de Souza Coelho, ocorrido no dia 19 do corrente, em Petrolina.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Senador José de Souza Coelho, ocorrido no dia 19 do corrente, em Petrolina.
Publicação
Publicação no DSF de 23/05/2007 - Página 15563
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE COELHO, EX SENADOR, EX PREFEITO, MUNICIPIO, PETROLINA (PE), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), SUPLENTE, JOSE JORGE, EX-CONGRESSISTA, ELOGIO, VIDA PUBLICA, DEFESA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

     O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Senador Marco Maciel, eu me associo a V. Exª nessa homenagem que presta a essa figura extraordinária do ex-Senador José Coelho, membro de um clã de pernambucanos que muito colaboraram para a história daquele Estado.

     Conheci-o pessoalmente e convivi com o Senador José Coelho quando para cá veio em substituição ao Senador José Jorge, que ocupava o cargo de Ministro da Minas e Energia. Pude ver a bravura e a dedicação com que José Coelho defendeu o projeto, no Orçamento, para a duplicação da ponte Eurico Dutra, sobre a qual V. Exª tão bem acabou de falar.

     Ele era daqueles homens que lutavam com garra - aliás, uma tradição da sua família - pelos interesses do seu Município, do seu Estado e da sua Região. Vi José Coelho, inclusive, em determinado momento, chegar ás lágrimas, brigando na Comissão de Orçamento, por causa da insensibilidade, muitas vezes, de companheiros, para que a sua região não fosse prejudicada.

     Trago dele a imagem fantástica de um nordestino bravo e lutador. Quero associar-me a V. Exª enviando condolências a todos os seus familiares, de maneira muito especial a suas filhas, quem V. Exª aqui muito bem retratou. Elas são casadas com dois diplomatas e têm participação muito ativa na vida dos dois.

     Quero apresentar meu pesar a Lívia e Lídia, com as quais convivo, e estendo esse sentimento ao Diplomata César Amaral, meu amigo, por quem tenho grande respeito e admiração e que serve hoje na Embaixada do Brasil na Jamaica. Deixo aqui o meu respeito e meu pesar, pois sei que a Cidade de Petrolina está enlutada pela perda desse grande pernambucano.

     Portanto, associo-me a V. Exª e envio, por intermédio de César Amaral, nosso Embaixador na Jamaica, mas que se encontra no Brasil exatamente acompanhando a enfermidade e agora morte do seu sogro, a sua mulher, a sua cunhada e a todos os seus familiares, o meu sentimento de pesar associando-me ao sentimento inicial aqui manifestado pelos Senadores Marco Maciel e Jarbas Vasconcelos, dois representantes de Pernambuco, reforçado pelo nosso Senador Romero Jucá, que, embora representante de Roraima, tem em Pernambuco a sua origem.

     Era o que tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/05/2007 - Página 15563