Pronunciamento de Jonas Pinheiro em 05/06/2007
Discurso durante a 86ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Apelo em favor de pleitos de funcionários do Incra, em greve.
- Autor
- Jonas Pinheiro (PFL - Partido da Frente Liberal/MT)
- Nome completo: Jonas Pinheiro da Silva
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
MOVIMENTO TRABALHISTA.
POLITICA SALARIAL.:
- Apelo em favor de pleitos de funcionários do Incra, em greve.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/06/2007 - Página 18379
- Assunto
- Outros > MOVIMENTO TRABALHISTA. POLITICA SALARIAL.
- Indexação
-
- REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, REUNIÃO, INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRARIA (INCRA), MOTIVO, GREVE, AMBITO NACIONAL, SERVIDOR, REIVINDICAÇÃO, REESTRUTURAÇÃO, PLANO DE CARREIRA, REPOSIÇÃO, SALARIO, SOLICITAÇÃO, INTERVENÇÃO, MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO AGRARIO, MINISTERIO DO ORÇAMENTO E GESTÃO (MOG), REABERTURA, NEGOCIAÇÃO, OBJETIVO, ENCERRAMENTO, PARALISAÇÃO.
O SR. JONAS PINHEIRO (PFL - MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ontem, passando por Cuiabá, participei de uma reunião no Incra. A Superintendência do Mato Grosso e mais 28 superintendências pelo Brasil afora se encontram em greve.
É uma lástima, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, que um órgão tão importante como o Incra entre em greve, porque causa um prejuízo enorme para o Brasil, sobretudo o Brasil que produz.
Os servidores do Incra reclamam pela reestruturação de suas carreiras e correção das distorções ali existentes; pedem reposição das perdas salariais. Eles estão propondo a reestruturação do Incra no que tange a força de trabalho, equipamento e gestão; e estão lutando por uma verdadeira reforma agrária.
Esse é o propósito dos funcionários do Incra, não só os de Mato Grosso, mas também os de todo o Brasil. E os funcionários, por intermédio de suas lideranças, pedem que o Senado, o Congresso Nacional, faça esforços junto ao Governo Federal, principalmente o Ministério da Reforma Agrária e o Ministério do Planejamento, para que sejam reabertas as conversações entre o comando de greve dos funcionários do Incra do Brasil inteiro e o Poder Executivo.
Por considerar bastante interessante a proposta dos funcionários do Incra lá de Mato Grosso, faço aqui um apelo às Lideranças do Governo, às Lideranças partidárias, para que nós nos somemos aos funcionários do Incra do Brasil inteiro no esforço de reabrirmos as conversações, a fim de que eles encerrem sua greve, porque, neste instante, uma greve do Incra, um órgão que vinha capengando nas suas ações, torna impossível a produção no Brasil. Daí, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o apelo que faço a todas as Lideranças dos partidos políticos, sobretudo Partidos da Base do Governo, para que somemos esforços junto ao Governo Federal no sentido de apoiar e de auxiliar aos funcionários do Incra para que eles, sendo atendidos em suas reivindicações, voltem a funcionar normalmente em cada Estado e em cada superintendência.
Muito obrigado.