Discurso durante a 76ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

A invasão da hidroelétrica de Tucuruí por integrantes da Via Campesina como parte da crise institucional do Brasil.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MANIFESTAÇÃO COLETIVA.:
  • A invasão da hidroelétrica de Tucuruí por integrantes da Via Campesina como parte da crise institucional do Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 24/05/2007 - Página 16083
Assunto
Outros > MANIFESTAÇÃO COLETIVA.
Indexação
  • REGISTRO, NOTICIARIO, GRAVIDADE, INVASÃO, USINA HIDROELETRICA, ESTADO DO PARA (PA), ENTIDADE, SEM-TERRA, AMEAÇA, DEPREDAÇÃO, MAQUINARIA, CRITICA, FALTA, AUTORIDADE, PRESIDENTE DA REPUBLICA, SEMELHANÇA, CRISE, TRANSPORTE AEREO.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, somente queria informar que o noticiário televisivo mostra um quadro de caos no País, com a invasão de Tucuruí, pela chamada Via Campesina, com ameaça de quebra-quebra da maquinaria. Passamos de novo por situação que vivemos há pouco tempo, aquele episódio da quebra da hierarquia, por parte dos controladores de vôo. E a solução dada - está aí a CPI para averiguar tudo isso - não resolveu em absoluto a situação sequer dos controladores. Eles estão, hoje em dia, pura e simplesmente, enquadrados novamente na hierarquia militar, mas não contemplados nas suas expectativas.

            Essa atitude, a meu ver, coloca, mais uma vez, em xeque a autoridade do Presidente da República. É um dado a mais que se insere no desenho de crise institucional. O fato de no Brasil haver uma democracia que se vem consolidando de 1985 para cá não significa que esteja imune a crises institucionais; não está.

            Estou preocupado, Sr. Presidente, porque não percebo que devamos dar de ombros para esse fato. Não somos dançarinos da Ilha Fiscal. Não somos convivas da Ilha Fiscal, nem somos a Rainha de França, com aquela história de “comam brioches”. É para encarar com seriedade esse episódio.

            O Brasil vai se intranqüilizando de norte a sul. E vejo um clima absolutamente cinzento neste momento. Estou revelando a preocupação do meu Partido, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/05/2007 - Página 16083