Discurso durante a 76ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

A colaboração do Partido dos Trabalhadores para que as divergências como as invasões de Tucuruí e da USP sejam superadas pelo diálogo, sem violência.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MANIFESTAÇÃO COLETIVA. POLITICA PARTIDARIA.:
  • A colaboração do Partido dos Trabalhadores para que as divergências como as invasões de Tucuruí e da USP sejam superadas pelo diálogo, sem violência.
Publicação
Publicação no DSF de 24/05/2007 - Página 16083
Assunto
Outros > MANIFESTAÇÃO COLETIVA. POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, ENTIDADE, REPRESENTAÇÃO, POPULAÇÃO, AUSENCIA, VIOLENCIA, MANIFESTAÇÃO COLETIVA.
  • INFORMAÇÃO, GESTÃO, ORADOR, SENADOR, NEGOCIAÇÃO, INVASÃO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), BUSCA, SOLUÇÃO, REGISTRO, OCORRENCIA, ASSEMBLEIA GERAL, MOVIMENTO ESTUDANTIL, DECISÃO, DIALOGO, GOVERNADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
  • ANUNCIO, REUNIÃO, BANCADA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), DEBATE, DIRETRIZ, ASSINATURA, REQUERIMENTO, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INVESTIGAÇÃO, CORRUPÇÃO.
  • ELOGIO, CONSOLIDAÇÃO, DEMOCRACIA, BRASIL.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, a palavra de alerta do Senador Arthur Virgílio, Líder do PSDB, deve ser ouvida por todos nós. Precisamos contribuir para que esses problemas que estão ocorrendo no País sejam resolvidos de maneira civilizada.

            Faço um apelo a todos os movimentos sociais deste País - Via Campesina, estudantes, MST, Movimento dos Sem-Teto -, para que suas manifestações sejam caracterizadas, sobretudo, pela não-violência.

            Como V. Exª sabe, Senador Tião Viana, na Universidade de São Paulo - ainda hoje conversava com o Senador Arthur Virgílio -, estamos fazendo tudo para que haja uma solução pacífica. Tive conhecimento de que, há pouco, um dos membros do Ministério Público solicitou ao juiz, que concedeu, a reintegração de posse, atendendo à solicitação da Reitora Suely Vilela, uma prorrogação por dez dias, para que possam a Reitora Suely Vilela, os estudantes e os professores que entraram em greve - também com relação à greve de professores da Unicamp, dos estudantes e da Unesp, possivelmente -, negociar em clima de diálogo.

            Os estudantes da USP estão agora, por exemplo, realizando uma plenária, para decidir se seria próprio dialogar com o Governador José Serra. Até conversei com o Senador Arthur Virgílio: quem sabe surja um pedido e possa o Líder do PSDB, assim como nós Senadores de São Paulo, estarmos colaborando.

            Quero dizer ao Senador Arthur Virgílio que nós, do Partido dos Trabalhadores, estamos procurando colaborar para que essas divergências possam ser superadas por meios civilizados, pelo diálogo, sem o uso da violência.

            No que diz respeito à Comissão Parlamentar de Inquérito, cujo requerimento de criação, conforme informado pelo Senador José Nery, já possui as 27 assinaturas necessárias; a Senadora Ideli Salvatti deverá nos convidar para uma reunião - isso já está estabelecido - dos Senadores do PT e da Base do Governo dos Partidos aliados para um diálogo de reflexão a respeito. O Senador Tião Viana sabe que nós queremos sempre fazer um esforço de agir consensualmente com muito respeito, inclusive pela nossa liderança.

            Então, queria fazer essas ponderações diante das observações do Líder do PSDB.

            Acredito que a democracia no Brasil será fortalecida. Ainda hoje, ouvimos dos generais que tiveram seus nomes votados na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania...

            O SR. PRESIDENTE (Tião Viana. Bloco/PT - AC. Fazendo soar a campainha.) - Peço a V. Exª que conclua, Senador Suplicy.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Eles próprios deram seu testemunho de como as instituições democráticas brasileiras, hoje, se encontram fortalecidas, felizmente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/05/2007 - Página 16083