Discurso durante a 90ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Relato de viagem empreendida à Alemanha e ao México, a fim de debater temas relativos à renda básica de cidadania.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. POLITICA SOCIO ECONOMICA.:
  • Relato de viagem empreendida à Alemanha e ao México, a fim de debater temas relativos à renda básica de cidadania.
Publicação
Publicação no DSF de 14/06/2007 - Página 19507
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. POLITICA SOCIO ECONOMICA.
Indexação
  • RELATORIO, VIAGEM, ORADOR, PAIS ESTRANGEIRO, ALEMANHA, MEXICO, RECEBIMENTO, PREMIO, TRABALHO, DEFESA, RENDA MINIMA, CIDADANIA, OPORTUNIDADE, CONFERENCIA, DIVULGAÇÃO, MATERIA, ERRADICAÇÃO, POBREZA.
  • SAUDAÇÃO, SEMELHANÇA, PROPOSTA, PROFESSOR, PAIS ESTRANGEIRO, ALEMANHA, SUPERIORIDADE, DIVULGAÇÃO, LIVRO, RENDA MINIMA, CIDADANIA.
  • RELATORIO, VIAGEM, PAIS ESTRANGEIRO, MEXICO, DIVULGAÇÃO, UNIVERSIDADE, RENDA MINIMA, CIDADANIA, PROPOSTA, AUTORIDADE, AMPLIAÇÃO, PROGRAMA, PENSÕES, IDOSO, CAPITAL FEDERAL.
  • INFORMAÇÃO, AUSENCIA, ONUS, SENADO, VIAGEM, ORADOR.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Marco Maciel, sinto-me na responsabilidade de reportar viagem que, com muita honra, fiz à República Federal da Alemanha e ao México na semana passada.

            Fui convidado pelo professor Götz W. Werner, da Universidade de Karlsruhe, uma das maiores universidades da Alemanha, onde estudam dezesseis mil, e também por diversas entidades da Alemanha que organizaram o chamado Prêmio Visão de 2007. Na ocasião, convidaram o Prêmio Nobel da Paz Mohammad Yunus para uma homenagem muito especial, à qual estavam presentes mais de mil pessoas das mais diversas organizações, que concederam o Prêmio Visão de 2007 para o Professor Mohammad Yunus, criador do microcrédito, do banco do vilarejo chamado Grameen Bank, em Bangladesh, homenageado pelos povos de todas as nações.

            Também o Professor Götz Werner foi homenageado por seu trabalho em defesa de uma renda para todos na Alemanha, e ele me convidou para compartilhar o prêmio. Portanto, com ele recebi também este prêmio Vision Summer 2007 nessa reunião realizada em Berlim, onde mais de mil pessoas estavam presentes, ocasião em que pude, juntamente com o Professor Götz Werner, falar a respeito da renda básica de cidadania e da evolução e tramitação desta lei no Brasil.

            Além desse prêmio em Berlim, o Professor Mohammad Yunus e eu fomos convidados para realizar uma exposição na Universidade de Karlsruhe, onde, presentes cerca de mil estudantes, professores e toda a comunidade acadêmica, falamos sobre o microcrédito e a renda básica de cidadania como instrumentos para a erradicação da pobreza e o estímulo ao empreendedorismo para a realização de desenvolvimento mais justo na sociedade.

            Eu gostaria de relatar, Presidente Marco Maciel, que em abril passado esteve aqui o Presidente Horst Köhler, da Alemanha, e, após almoço com o Presidente Lula, o Ministro Celso Amorim e inúmeras autoridades, no Itamaraty, em visita ao Senado Federal, quando o Presidente Renan Calheiros me apresentou ao Presidente Horst Köhler, eis que ele disse: olha, eu gostaria de apresentar-lhe o Professor Götz W. Werner, que acaba de publicar um livro na Alemanha denominado Einkommen für alle, ou seja, uma renda para todos.

            Em seguida, conversei longamente com o Professor Götz Werner, responsável por esse convite feito a mim, e qual não foi minha surpresa ao constatar que este professor da Universidade de Karlsruhe que formulou este convite é também o principal sócio e empreendedor da maior cadeia de drugstores, uma espécie de farmácia que não vende remédios, mas vende produtos de beleza, como a Natura. Produtos os mais diversos são vendidos nas chamadas redes de drugstores, que são mais de novecentas na Alemanha e mais de 1.300 em oito países da Europa. Justamente o Professor Götz Werner resolveu batalhar para que, na Alemanha, os oitenta milhões de habitantes passem a receber uma renda básica como um direito à cidadania, como um direito de todos partilharem da riqueza da Alemanha, e, obviamente, com uma quantia em euros muito mais significativa do que aquela que gostaria que fosse instituída aqui no Brasil com a renda básica.

            Este livro - que, infelizmente, ainda não pude ler, pois não compreendo bem alemão -, Uma Renda para Todos, lançado em março, Sr. Presidente Marco Maciel, do professor Götz Werner, está em segundo lugar na lista dos mais vendidos na imprensa alemã, já vendeu 26 mil exemplares na forma de capa dura e cinqüenta mil uma forma mais sintética, digamos, como os meus próprios livros Renda de Cidadania: a saída é pela porta, que já está na quarta edição, por Cortez Editor, Fundação Perseu Abramo; e a Renda Básica de Cidadania: a resposta dada pelo vento, numa edição sintética da L&PM. Pois bem, ambos os livros estão sendo, felizmente, bem vendidos no Brasil: um com cerca de 11 mil exemplares, e outro com mais de 6 mil e 500 exemplares - é mais novo este.

            Mas eis que, na Alemanha, a proposição de uma renda de cidadania para todos está sendo divulgada com muita força. O Professor Götz Werner está sendo convidado por todos os programas de televisão. Nesse diálogo perante a universidade, de forma comovente, o Professor Muhammad Yunus falou de como ele acredita que é perfeitamente possível erradicarmos a pobreza. O Professor Muhammad Yunus disse nas suas palestras - assisti a três - que ele espera que, dentro em breve, possa haver em cada nação um museu da pobreza, para que as pessoas possam saber como era a pobreza no mundo, porque ele avalia que, com instrumentos tais como microcrédito e eu com a renda básica de cidadania, nós poderemos estar acabando ou erradicando de fato a pobreza absoluta no Brasil e em todos os países.

            Gostaria, Sr. Presidente, também de dizer que, depois de passar de domingo a quarta-feira em Berlim, em Kalsruhe, eu segui para o México. E lá, convidado pela Universidad Autónoma de la Ciudad do Mexico e, também, pela Universidad Nacional de Mexico, na quinta e sexta-feira, respectivamente, participei do I Congresso Internacional sobre a Renda Básica de Cidadania. E, ali, ao lado do Professor Daniel Raventós, Presidente de la Red Renta Renta Básica España; da Srª María Julia Bertomeu, que é da Rede Argentina da Renda Básica; e do Sr. David Casassas, Professor em Oxford e que é também da Basic Income Earth Network - Rede na Terra da Renda Básica.

           Ali, conclamamos os mexicanos a caminhar na direção de uma Renda Básica de Cidadania. Quero dizer que, inclusive, propus ao Governador da Cidade do México, ou seja, Governador do Distrito Federal, que possa, em breve, avançar a partir da experiência inovadora, que foi iniciativa do Prefeito, e depois candidato a Presidente, Manoel Obrador. Lá na Cidade do México, eles instituíram uma forma de pensão para os adultos maiores, pessoas de 70 anos ou mais. Todos os residentes da Cidade do México, inclusive estrangeiros ou de outros lugares, mas ali residentes há três anos ou mais, têm o direito de receber uma pensão que é dada universalmente. E isso pode ser visto como um passo na direção de, um dia, haver uma Renda Básica incondicional para todos os habitantes da Cidade do México e, obviamente, em seguida, para o México todo.

            (Interrupção de som.)

            O SR. PRESIDENTE (Marco Maciel. PFL - PE) - Concederei mais um minuto a V. Exª. Peço-lhe que conclua. Há outros oradores inscritos.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/ PT - SP) - Muito bem.

            Inclusive, estava presente o Secretário de Desenvolvimento Social do Governo do Distrito Federal, Martí Batres, a quem transmiti essa sugestão.

            Na quarta-feira à noite, em Berlim, fui visitar o Presidente Lula, que acabara de chegar à embaixada. Quero, inclusive, agradecer a atenção do Embaixador Luiz Felipe de Seixas Corrêa para comigo. Lá tive a oportunidade de dialogar com o Presidente Lula e o Embaixador Luiz Felipe de Seixas Corrêa. Estava presente Marco Aurélio Garcia, que acompanhava o Presidente Lula. Levei ao Presidente o livro do Professor Götz Werner, Uma Renda para Todos, e lhe disse que o Professor Götz Werner gostaria muito de convidar o Presidente Lula logo que...

            (Interrupção de som.)

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/ PT - SP) - ...logo que, no Brasil, já que existe a lei, seja instituída de fato a renda básica de cidadania. Quando contei ao Presidente Lula, eis que Sua Excelência me disse: “Eduardo, vamos ter três anos de desenvolvimento acelerado, para, então, instituirmos a renda básica como um direito de cidadania para todos.

            Muito obrigado, Senador Marco Maciel.

            Avalio que é sempre bom que, quando viajamos, reportemos aquilo que fazemos em nossas missões oficiais. Quero dizer que não houve qualquer despesa para o Senado nessa viagem, foram as instituições que me convidaram que arcaram com as despesas. 

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/06/2007 - Página 19507