Discurso durante a 90ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Apelo às autoridades governamentais para preservação da Philips do Brasil. (como Líder)

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INDUSTRIAL.:
  • Apelo às autoridades governamentais para preservação da Philips do Brasil. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 14/06/2007 - Página 19522
Assunto
Outros > POLITICA INDUSTRIAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, SENADO, EX-DEPUTADO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DIRETOR, REPRESENTANTE, INDUSTRIA DE ELETRODOMESTICO, VISITA, CAPITAL FEDERAL, MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE), GESTÃO, IMPEDIMENTO, FECHAMENTO, EMPRESA, BRASIL, GRAVIDADE, DESEMPREGO, REGISTRO, MOBILIZAÇÃO, TRABALHADOR, PROTESTO, TRANSFERENCIA, INSTALAÇÕES, INDUSTRIA, CONTINENTE, ASIA, EXPECTATIVA, NEGOCIAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, CARTA, SINDICATO.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Caro Presidente Senador Marco Maciel, gostaria de assinalar aqui a presença, que muito nos honra, do ex-Deputado Ernesto Gradella que é de São José dos Campos e que se faz acompanhado do Sr. Ivan Trevisan, Diretor da Philips do Brasil e que trabalha na Philips do Brasil há 22 anos; assim como a de José Aroaldo, que também trabalha na Philips há 19 anos, uma empresa que está no Brasil há 75 anos.

            E, hoje, Sr. Presidente, no Ministério do Trabalho, graças à iniciativa do Vereador de São José dos Campos, Tonhão Dutra... Esses representantes da Philips de São José do Campos também estavam acompanhados dos representantes do povo, do Deputado Gilmar Tato e do Deputado Emanuel Fernandes.

            E a preocupação é que, justamente no dia 2 de junho passado, ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de São José dos Campos e Região, o Diretor de Operações/Brasil José Jorge Duaik, da LP Displays, informou que “devido à deterioração da situação financeira sem que se vislumbre alguma saída para recuperar a lucratividade na fabricação de tubos pequenos e médios, a LP Displays do Brasil decidiu reestruturar sua base industrial no País”, e informa nesta carta que as fábricas de Capuava, Susano, Recife e São José dos Campos serão desativadas entre o final de junho e meados de agosto deste ano.

            Ora, Sr. Presidente, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, então, encaminha uma carta às autoridades, inclusive ao Ministro Carlos Lupi, que, por meio do ex-Governador, do PSB, de Alagoas, Ronaldo Lessa, recebeu essa comissão. Inclusive, amanhã estará esta comissão de trabalhadores e parlamentares de São José dos Campos visitando o Senado à tarde.

            Eles estão procurando o diálogo com as diversas autoridades do Ministério do Trabalho e de outros órgãos do Governo do Presidente Lula, no sentido de fazer ver que é importante preservar a Philips, que deu uma contribuição tão significativa para o desenvolvimento do Brasil.

            Quero dizer que desde a minha adolescência conheço a Philips do Brasil. Inúmeras vezes a visitei. Quando eu era estudante de Administração de Empresas e muito amigo de meu cunhado Dilson Domingos Funaro - depois Ministro da Fazenda -, pois fiz estágio na sua empresa, a Companhia Brasileira de Peças Industriais, lembro-me de que muitas vezes o acompanhei à Philips do Brasil, ali em Guarulhos, que era uma empresa considerada muito significativa e importante, a qual, obviamente, trouxe extraordinário progresso e deu oportunidade de trabalho para milhares de trabalhadores.

            Ora, essa empresa, portanto, anuncia que poderá fechar as suas instalações e deixar 2.500 trabalhadores desempregados, causando um problema sério para famílias em todo o Brasil. Então, a LG Philips, detentora de mais da metade da produção de cinescópios - tubos de imagem - no Brasil, tendo como concorrente apenas a Samsung, está reestruturando suas instalações em todo mundo e pretende transferir a fabricação dos mais diversos tipos de produtos eletrônicos, para a China e outros países da Ásia.

            Ora, Sr. Presidente, este é o momento de justamente as autoridades brasileiras dialogarem com a direção da Phillips, para verificarem quais serão as iniciativas que se fazem necessárias, que envolvem desde a questão da taxa de câmbio no Brasil, da taxa de juros, dos incentivos que o Governo brasileiro está anunciando nesta semana para diversos setores da indústria, a fim de que não sejam fechadas essas indústrias diversas.

            Solicitaria a V. Exª, Sr. Presidente, que seja transcrita nos Anais do Senado Federal esta carta às autoridades, para que sejam tomadas as iniciativas necessárias, inclusive por parte do BNDES e dos Ministérios do Trabalho, do Planejamento e da Fazenda, de modo que a Phillips possa continuar no Brasil, resguardando as oportunidades de emprego de todas essas famílias.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

*****************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

***************************************************************************

Matéria referida:

Carta às Autoridades.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/06/2007 - Página 19522