Discurso durante a 79ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Informações sobre a reunião entre a reitoria, professor, estudantes da USP, o secretário de justiça, o Ministério Público e a Defensoria Pública.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MOVIMENTO ESTUDANTIL.:
  • Informações sobre a reunião entre a reitoria, professor, estudantes da USP, o secretário de justiça, o Ministério Público e a Defensoria Pública.
Publicação
Publicação no DSF de 29/05/2007 - Página 16767
Assunto
Outros > MOVIMENTO ESTUDANTIL.
Indexação
  • REGISTRO, ENCERRAMENTO, REUNIÃO, REITORIA, PROFESSOR, REPRESENTAÇÃO, MOVIMENTO ESTUDANTIL, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), MINISTERIO PUBLICO, DEFENSORIA PUBLICA, SECRETARIO, JUSTIÇA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, CORPO DISCENTE, ASSEMBLEIA GERAL, EXPECTATIVA, DESOCUPAÇÃO, REITORIA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), VIABILIDADE, EFICACIA, DIALOGO, GOVERNADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), APERFEIÇOAMENTO, DECRETOS, ELABORAÇÃO, PROJETO DE LEI, GARANTIA, AUTONOMIA, UNIVERSIDADE.
  • SOLICITAÇÃO, AUSENCIA, INTERVENÇÃO, POLICIA MILITAR.

     O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, permita-me apenas transmitir, em complemento ao meu pronunciamento de hoje à tarde, sobre as universidades, em especial sobre a USP, que a Reitora Suely Vilela e a própria Presidente do Condep, Rose Nogueira, informaram-me que a reunião com o Secretário de Justiça de São Paulo, Luiz Antônio Marrey, e os representantes dos estudantes - esteve presente o Prof. Fábio Konder Comparato -, do Ministério Público e de outros órgãos que estão colaborando, como a Defensoria Pública, para que haja um entendimento. Terminou há pouco mais de meia hora. 

     Avançou-se no sentido de um diálogo do mais alto nível, ressaltado pelo Professor Fábio Comparato. A expectativa é de que os estudantes, que vão realizar uma assembléia daqui a pouco - essa é a minha recomendação a eles -, talvez possam dispor de uma forma de continuar suas reivindicações desocupando a reitoria da USP, porque essa seria uma maneira de o Governador estabelecer um diálogo direto dele próprio com os estudantes. Essa é a avaliação que eu faço.

     Diante do artigo que li hoje à tarde do Professor Dalmo de Abreu Dallari, que ressalta inúmeras inconstitucionalidades e o ferimento ao conceito de autonomia das universidades, talvez possa haver um caminho ou de aperfeiçoamento dos decretos ou mesmo um caminho de elaboração de projeto de lei de forma a não ferir a autonomia da universidade, estabelecida tanto na Constituição Federal quanto na Constituição estadual.

     Enfim, quero registrar que houve um avanço de diálogo na tarde de hoje e reitero que espero que não haja, de forma alguma, a utilização da Polícia Militar como forma de solucionar o impasse e possam todos os lados chegar a um entendimento de construção, em benefício do fortalecimento das universidades paulistas.

     Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/05/2007 - Página 16767