Discurso durante a 81ª Sessão Especial, no Senado Federal

Esclarecimentos sobre a sua opinião acerca da eleição do Senador Sibá Machado para a presidência do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Autor
Pedro Simon (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
Nome completo: Pedro Jorge Simon
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Esclarecimentos sobre a sua opinião acerca da eleição do Senador Sibá Machado para a presidência do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
Publicação
Publicação no DSF de 31/05/2007 - Página 17181
Assunto
Outros > SENADO. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, AUSENCIA, DESVALORIZAÇÃO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, SUPLENTE, COMENTARIO, ANTERIORIDADE, OCORRENCIA, CAMARA DOS DEPUTADOS, LOBBY, DERRUBADA, PRESIDENTE, CONSELHO, ETICA, DEFESA, PREVENÇÃO, SITUAÇÃO, SENADO, JULGAMENTO, DENUNCIA, RENAN CALHEIROS, CONGRESSISTA, ESPECIFICAÇÃO, EXISTENCIA, APOIO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • ESCLARECIMENTOS, AUSENCIA, PARTICIPAÇÃO, REUNIÃO, CONSELHO, ETICA, SENADO.

     O SR. PEDRO SIMON (PMDB - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, permita-me que eu me livre da maldade que fez a Senadora Líder do PT. S. Exª fez algo que não fica bem. Não fica bem querer lançar aquilo, querer dizer que eu, na minha idade, depois de 25 anos no Senado, brinquei com a honra e com a dignidade de um companheiro nosso. Se tenho alguma coisa contra, digo francamente. Eu, quando tive de votar - era membro do MDB - a cassação, votei pela cassação. O voto era secreto, e abri meu voto: “Voto pela cassação”.

     Acho que o Senador Sibá é excepcional! Acho que V. Exª é um grande Senador! V. Exª me pergunta: “Quando estou votando aqui, voto bem?”. V. Exª tem votado muito bem; o Senador Sibá Machado tem votado muito bem. Agora, há uma questão: o Conselho de Ética viveu momentos terríveis na Câmara, onde quase quiseram derrubar seu Presidente.

      Fizeram um movimento para derrubá-lo. “Só vamos lá quando o Presidente cair”. Agora, há um caso muito delicado: é o Presidente do Senado que vai a julgamento pelo Conselho de Ética, e todos sabemos que o Presidente da República é do fã-clube do Presidente do Senado e está preocupado e interessado que nada aconteça ao Presidente do Senado.

     O SR. PEDRO SIMON (PDMB - RS) - Mas, na Presidência do Conselho de Ética, deveria estar um cidadão sobre o qual não poderia pairar nem a vírgula da possibilidade de o Presidente da República destituí-lo.

     Se, amanhã, o Senador Sibá Machado resolver tomar uma posição que é contrária ao que pensa o Presidente Lula, Sua Excelência vai tirá-lo.Tem acontecido isso.

     Quantos Ministros ou Senadores suplentes, na hora de votarem matéria contrária ao que pensa o Presidente da República, são destituídos! Quantos Deputados deixaram de ser Deputados na véspera de uma votação! Quantos Senadores deixaram de ser suplentes na véspera de uma votação, porque o titular que estava na Secretária de Estado ou no Ministério voltou para esta Casa!

     O SR. WELLINGTON SALGADO DE OLIVEIRA (PDMB - MG) - Senador Pedro Simon, o que acredito é que, em um Conselho formado por Senadores como V. Exª, como o Senador Jefferson Péres,...

     O SR. PEDRO SIMON (PMDB - RS) - Não faço parte dele. A ilustre Líder do PT equivocou-se, porque dele não faço parte. Eu não estava lá. Eu não estava presente na reunião.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/05/2007 - Página 17181