Discurso durante a 83ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoia o Senador Pedro Simon em seu questionamento sobre a atuação do presidente do Conselho de Ética.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Apoia o Senador Pedro Simon em seu questionamento sobre a atuação do presidente do Conselho de Ética.
Publicação
Publicação no DSF de 01/06/2007 - Página 17430
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • APOIO, PEDRO SIMON, SENADOR, QUESTIONAMENTO, DECISÃO, PRESIDENTE, CONSELHO, ETICA.

     O SR. MÃO SANTA (PFL - PI . Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Gerson Camata, Deus escreve certo por linhas tortas e Ele não iria abandonar o Senado, que representa o povo do Brasil.

     Essa idéia de Senado, Senador Camata, começou quando Moisés titubeou diante das leis que o povo não obedecia. Ele quis desistir, quebrou as tábuas, era bezerro de ouro, riqueza, profanação, promiscuidade. Aí, ele ouviu uma voz: “busque os mais velhos e mais sábios, que eles o ajudarão a carregar o fardo do povo”. Nessa hora, nasceu a idéia de Senado. Iniciou na Grécia, passou pela Itália e aqui foi melhorado. Deus colocou V. Exª aí. Do jeito que Ele escolheu Moisés e Davi, Ele o escolheu.

     Não posso e não quero me omitir. O Sibá é do Piauí e eu também sou, o primeiro filho que chega na luta. V. Exª está aí, e quero que se lembre de que, de maneira nenhuma, poderíamos excluir, deixar de considerar, deixar de seguir Pedro Simon e de se orientar por ele, porque ele simboliza o recado de Deus, que disse “busque os mais velhos e os mais experientes”, para que esta Casa tenha grandeza e sejamos humildes em ver que o povo quem fez a democracia, derrubando reis. Foi o povo que fez. Sejamos humildes, somos instrumentos da democracia.

     V. Exª foi escolhido para este momento, com certeza, por Deus, porque V. Exª é do Espírito Santo, está muito interligado. Então, que V. Exª considere aquele que é o maior conselheiro. Se ele é da Comissão de Ética, não sei, mas quero dizer que Pedro Simon representa a ética, ele é o símbolo da ética e da verdade.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/06/2007 - Página 17430