Discurso durante a 84ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Saudação ao líder do governo, Romero Jucá por criticar a política do presidente Venezuelano, Hugo Chaves.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Saudação ao líder do governo, Romero Jucá por criticar a política do presidente Venezuelano, Hugo Chaves.
Aparteantes
Pedro Simon.
Publicação
Publicação no DSF de 02/06/2007 - Página 17856
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, ROMERO JUCA, SENADOR, LIDER, BANCADA, GOVERNO, REPRESENTAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REPUDIO, ATUAÇÃO, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA.
  • CRITICA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OMISSÃO, OPINIÃO, POLITICA INTERNACIONAL, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, PREJUIZO, DEMOCRACIA, AMERICA LATINA, DESRESPEITO, CONGRESSO NACIONAL.

     O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero ser justo com o Senador Romero Jucá pelo extraordinário esforço que faz para ser Líder dessa colcha de retalhos de tendências e ideologias. S. Exª fez muito bem em não misturar alhos com bugalhos e demonstrou, de maneira bem incisiva, algo que é importante para esta Casa: que o Presidente Lula continua omisso.

     O Presidente continua omisso em relação aos rumos que a América Latina toma e quanto às posturas que o Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, adota, principalmente quando agride o Parlamento brasileiro. Ao fazer essa separação, o Líder mostra que não está autorizado a falar em nome do Governo e que o Governo continua omisso, como a imprensa internacional já começa a explorar. É lamentável! Entretanto, como, no Brasil, nós temos poderes independentes, embora tentamos que haja harmonia entre eles - o que temos conseguido ao longo da História -, o Senado da República continuará protestando.

     O Sr. Pedro Simon (PMDB - RS) - Não tão independentes.

     O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - E não são? Onde falta independência, Senador Pedro Simon? V. Exª com essa experiência e vivência...

     O Sr. Pedro Simon (PMDB - RS) - Falta independência quando o Presidente da República interfere a todo instante no Congresso Nacional, evita que se instale uma comissão parlamentar de inquérito. Nós estamos governando com medidas provisórias.

     O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - Há submissão. O Congresso aceita. Não adianta V. Exª reagir, o Senador Heráclito Fortes reagir. O Poder é independente, mas há submissão e coalizões.

     O Sr. Pedro Simon (PMDB - RS. Fora do microfone.) - É um poder independente, com submissão.

     O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - Está bom. Então, concordo com V. Exª.

     Então, eu queria apenas fazer esse registro, Senador, para socorrer o meu querido amigo, esse aflito, permanentemente aflito, Líder do Governo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/06/2007 - Página 17856