Discurso durante a 85ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Elogia o programa - Direto do Cafezinho - produzido e exibido pela TV Senado.

Autor
Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AC)
Nome completo: Geraldo Gurgel de Mesquita Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Elogia o programa - Direto do Cafezinho - produzido e exibido pela TV Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 05/06/2007 - Página 18053
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • ELOGIO, GESTÃO, RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE, CONGRESSO NACIONAL, PROGRAMA, EMISSORA, TELEVISÃO, SENADO, EXIBIÇÃO, ENTREVISTA, SENADOR, REGISTRO, COMPLEMENTAÇÃO, PROGRAMAÇÃO, RADIO, ESPECIFICAÇÃO, VOZ DO BRASIL.

     O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (PMDB - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero fazer um registro que, por sinal, diz respeito à gestão de V. Exª como Presidente do Senado. Trata-se da TV Senado, esse instrumento ágil, eficiente e competente que temos à nossa disposição e que aproxima o nosso trabalho da população brasileira, oferecendo-lhe a possibilidade de acompanhá-lo e de fiscalizar, cada vez mais, os parlamentares que atuam nesta Casa.

     Dentro da proposta da emissora de dar visibilidade à nossa atividade parlamentar, destaco o programa, que tem um pouco mais de um ano de existência - criado, portanto, durante a gestão de V. Ex ª -, Direto do Cafezinho.

     Idealizado e apresentado pelas competentes jornalistas Ângela Brandão e Tânia Hormann, sob o comando do Diretor da TV Senado, James Gama, o Direto do Cafezinho está no ar desde janeiro de 2006 e é o único programa da emissora dedicado exclusivamente a entrevistas com Senadores.

     Devido ao sucesso que obteve já nas primeiras semanas de trabalho, a Rádio Senado passou a exibi-lo na sua programação e, em alguns casos, a aproveitar parte dele para reportagens, inclusive Voz do Brasil.

     Em pouco mais de um ano, mais de 400 entrevistas já foram gravadas diretamente do Cafezinho do Senado. Ágil e com linguagem acessível à população, o programa fala de tudo que acontece nesta Casa: projetos apresentados pelos senadores, matérias votadas nas comissões e no plenário, discussões sobre temas relevantes para a sociedade, e, o que é mais importante, de forma isenta, sem privilegiar qualquer corrente partidária, posição política ou expressão regional. O Direto do Cafezinho dá aos eleitores de todo o País igual oportunidade de avaliar o trabalho de seus representantes.

     É por isso, Sr. Presidente, que eu gostaria de registrar o meu voto de louvor às jornalistas Ângela Brandão, Tânia Hormann e sua pequena, ou melhor, minúscula equipe, responsáveis pelo Direto do Cafezinho, e de homenagear, por intermédio delas, todos os profissionais dedicados que ajudam a aproximar o Senado da população brasileira.

     Era esse o registro que eu queria fazer.

     Agradeço muitíssimo a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/06/2007 - Página 18053