Discurso durante a 91ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro do quinto Passeio Ciclístico Rodas da Paz, que se realizará no próximo domingo, em Brasília.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MANIFESTAÇÃO COLETIVA. POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Registro do quinto Passeio Ciclístico Rodas da Paz, que se realizará no próximo domingo, em Brasília.
Aparteantes
Ideli Salvatti.
Publicação
Publicação no DSF de 15/06/2007 - Página 19941
Assunto
Outros > MANIFESTAÇÃO COLETIVA. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • ANUNCIO, MARCHA, BICICLETA, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), MANIFESTAÇÃO COLETIVA, DEFESA, PAZ, REGISTRO, ORADOR, NORMAS, SEGURANÇA, TRANSITO.
  • REGISTRO, EXPERIENCIA, PAIS ESTRANGEIRO, EUROPA, DISPONIBILIDADE, BICICLETA, ACESSO, POPULAÇÃO, TRANSPORTE URBANO.
  • CONGRATULAÇÕES, GOVERNO MUNICIPAL, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), APROVAÇÃO, LEGISLAÇÃO, INCENTIVO, TRANSPORTE, BICICLETA, PREVISÃO, OBRAS, FACILITAÇÃO.
  • APREENSÃO, SITUAÇÃO, TRABALHADOR, INDUSTRIA DE ELETRODOMESTICO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), PROXIMIDADE, DESEMPREGO, VISITA, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), GESTÃO, AUTORIDADE, EXPECTATIVA, SOLUÇÃO.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Caro Presidente Paulo Paim, no domingo próximo, estará V. Exª em Brasília? Ou estará no Rio Grande do Sul ou em outro lugar do Brasil? Permita-me perguntar-lhe isso, porque, se V. Exª estiver em Brasília, vou lhe fazer um convite.

O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Estarei no Rio Grande do Sul, mas, para um convite de V. Exª, até retorno em tempo.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Estão em Brasília nos visitando o Leandro Salim, Presidente da organização Rodas da Paz, e o Pérsio Davidson, que trabalha no Ipea e que é pai do Pedro, que, infelizmente, recentemente, perdeu a vida andando de bicicleta. Eles vêem convidar V. Exª, o Senador Magno Malta, a Senadora Ideli Salvatti e todos os Senadores para andarem de bicicleta no 5º Passeio Ciclístico Rodas da Paz, que se realizará no próximo domingo, a partir de 8 horas e 30 minutos, horário em que se dará a concentração; a saída será às 10 horas. Gostaria muito de estar presente, mas terei um compromisso em São Paulo nesse dia.

Quero transmitir, inclusive, os ensinamentos desse passeio de bicicleta pela paz, os dez mandamentos para uma convivência pacífica entre os ciclistas e os que andam de automóvel. Está na lei que a preferência é sempre do menor veículo. É importante que os motoristas, por exemplo, sempre mantenham distância lateral de 1,5m do ciclista, reduzam a velocidade ao ultrapassar o ciclista, dêem preferência ao ciclista, sempre sinalizem e nunca joguem nada no ciclista. Quando se está guiando um automóvel, é fundamental sempre acionar o pisca-pisca ao entrar à direita e verificar se porventura não há um ciclista logo à direita ou à esquerda. Para o ciclista, é muito importante que siga as recomendações de nunca andar na contramão dos automóveis, que use sempre o capacete e os equipamentos de segurança, que pare na faixa de pedestre, que atravesse na faixa como um pedestre e que seja muito prudente.

Sr. Presidente, estive recentemente na Alemanha, em Berlim e também em Karlsruhe, e pude testemunhar o uso crescente de bicicletas nessas cidades européias. Em Berlim, há um sistema muito interessante pelo qual qualquer cidadão pode utilizar bicicletas que, normalmente, estão nos mais diversos pontos da cidade; são bicicletas vermelhas, fortes, de muito boa qualidade, que têm um sistema de controle por satélite - são as chamadas bicicletas disponíveis pela autoridade municipal para a população. V. Exª pode pegar a bicicleta, telefonar para o escritório de controle da empresa que administra, informar seu cartão de crédito e dizer que, a partir daquele momento, vai passar a utilizá-la. Há outro sistema, mas este permite até uma redução do custo, porque custa oito centavos de euro por minuto. Se se andar de bicicleta o dia todo, pagam-se, no máximo, 15 euros por dia, que é um preço muito menor do que o do metrô, que é de 2 euros e dez centavos, ou o do táxi. O transporte por bicicleta fica muito mais barato, com enorme vantagem para certas distâncias, pois andar de bicicleta faz bem à saúde, e a pessoa que a usa economiza muito. Além disso, é um meio de transporte que não polui o meio ambiente, o ar. Então, será muito importante que mais e mais possamos estimular o uso de bicicletas em cidades brasileiras.

Congratulo-me com a cidade de São Paulo pelo fato de o Prefeito Gilberto Kassab ter sancionado lei aprovada pela Câmara de São Paulo, de iniciativa de nosso Vereador Chico Macena, do Partido dos Trabalhadores. A sanção se deu em 22 de fevereiro. A lei estabelece a criação do Sistema Cicloviário do Município, que visa a incentivar os cidadãos a usarem bicicletas para o transporte. A lei prevê a construção de ciclovias, de rotas operacionais de ciclismo e de faixas exclusivas ou compartilhadas, e também está prevista a instalação de estacionamentos para bicicletas em locais específicos. Essa lei determina que o transporte por bicicleta seja articulado com o Sistema Integrado de Transporte de Passageiros, com o intuito de oferecer segurança, eficiência e conforto aos ciclistas. Também está prevista na lei a disponibilidade de acessos de bicicletas em vagões especiais do metrô e dos trens metropolitanos, em ação conjunta com o Governo do Estado de São Paulo. A Prefeitura deve realizar ações educativas para estimular os ciclistas a guiarem os veículos com segurança e com responsabilidade, além de promover o uso adequado dos espaços destinados à circulação de bicicletas.

Eu gostaria de assinalar que, além desse exemplo de Berlim, há o de Lion há mais de dois anos. Em Paris, a partir de 15 de julho - um ano depois do aniversário da Queda da Bastilha, da Revolução Francesa -, haverá um sistema pelo qual 20,6 mil bicicletas estarão à disposição da população, que poderá pagar algo como 15 euros por ano e usar à vontade aquelas bicicletas que serão colocadas em mais de mil lugares das cidades distantes 1.250 jardas uma da outra.

Na cidade de Bruxelas, Senador Paulo Paim - seria ótimo se se pensasse assim em Joinville e em Florianópolis, em Santa Catarina, como também em Brasília, que são lugares propícios ao uso da bicicleta -, existem as bicicletas públicas: você vai ao ponto onde estão estacionadas as bicicletas, deposita um euro, anda o que deseja e, quando repõe a bicicleta em qualquer dos pontos da cidade, você tem de volta o euro. Portanto, o transporte é gratuito.

Assim, são múltiplas as formas segundo as quais as cidades européias estão estimulando o uso da bicicleta, inclusive com essa preocupação de melhoria do meio ambiente.

Sr. Presidente, Senador Paulo Paim, V. Exª vai me dar ainda mais algum tempo.

O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Esse “Pela Ordem” é o mais longa de minha vida, mas, vamos lá, Senador!

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Senador Paulo Paim, como um dos mais combativos metalúrgicos da história brasileira, V. Exª há de compreender, pois acabo de receber - e eles estão lá em meu gabinete - 15 trabalhadores dos 70 que vieram de São José dos Campos, da LG.Philips e da LP Displays. Eles estão preocupadíssimos com a comunicação que lhes foi feita há poucos dias pelo diretor da empresa, o Sr. José Jorge Duaik, informando que a empresa vai concluir suas atividades até agosto. Então, 2,5 mil trabalhadores estão preocupadíssimos e vieram a Brasília. Estiveram ontem com o ex-Deputado Ernesto Gradella, com o Vereador Tonhão Dutra e com o Deputado Emanuel, para dialogar com o Secretário Executivo Ronaldo Lessa. Esperam, na próxima semana, que haja o diálogo com o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi; com autoridades do Ministério da Fazenda; com o Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, o Índio; com a Janaina e com inúmeros trabalhadores que se encontram no meu gabinete, assistindo a esta sessão.

Acabo de telefonar, há 15 minutos, para o Sr. José Jorge Duaik, Diretor de Operações Brasil da Philips, que me informou que ele, pessoalmente, trabalha há 34 anos na Philips e gostaria muito que uma solução permitisse a continuidade das atividades da Philips em São José dos Campos, em Capuava, em Suzano e em Recife, que produzem equipamentos como tubos e outros. Esses equipamentos vão para a fábrica de Manaus, que não será fechada. Segundo o plano apresentado aos trabalhadores, os equipamentos que vão para Manaus seriam produzidos em outros países, como a Coréia e como a China. Eles estão, obviamente, preocupados.

Seria importante que o Prefeito Eduardo Cury, de São José dos Campos, o Governador José Serra, o Presidente Lula e os Ministros do Trabalho, do Planejamento e da Fazenda pudessem pensar em proposições para resguardar a oportunidade de trabalho desses 2,5 mil trabalhadores e para, obviamente, resguardar a Philips, que tem tradição de 75 anos no Brasil, inclusive em São José dos Campos, em Guarulhos e em outras cidades. Que possa a Philips continuar suas atividades!

Sr. Presidente, encaminho a V. Exª e aos demais Senadores a camiseta “Rodas da Paz. É pedalando que a gente se entende”, do Presidente Leandro. Vou deixá-la com a Senadora Ideli Salvatti.

O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Está muito bem entregue.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - A Senadora representa um dos Estados que mais utiliza bicicleta. Penso que ela também é uma ciclista, pelo menos quando vai a Joinville.

A Srª Ideli Salvatti (Bloco/PT - SC) - Senador Suplicy, infelizmente, não aprendi a andar de bicicleta quando pequena.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Mas há tempo ainda.

A Srª Ideli Salvatti (Bloco/PT - SC) - Mas dizem que é o tipo de coisa que, quando não se aprende quando pequena, não se aprende nunca mais.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - O Leandro Salim, Presidente do Rodas da Paz, faz questão de dar aulas para V. Exª aprender a andar de bicicleta.

A Srª Ideli Salvatti (Bloco/PT - SC) - Joinville é a cidade das bicicletas. Realmente, essa é uma marca da cidade. Lá existe um museu maravilhoso. São extremamente louváveis o Rodas da Paz e todo incentivo a esse meio de transporte tão adequado a inúmeras situações em nosso País.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SC) - Quero aqui dizer: respeite o ciclista; respeite a ciclista! A Senadora Ideli Salvatti conseguiu ficar em ótima forma, para ser uma Senadora ainda mais ativa. Imaginem se ela começar a andar de bicicleta! Isso vai fazer muito bem a ela, para que fique na melhor forma física.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/06/2007 - Página 19941