Discurso durante a 92ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Transcrição nos Anais do Senado Federal de Nota de Esclarecimento do Ministro Adylson Motta, do TCU.

Autor
Pedro Simon (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
Nome completo: Pedro Jorge Simon
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Transcrição nos Anais do Senado Federal de Nota de Esclarecimento do Ministro Adylson Motta, do TCU.
Publicação
Publicação no DSF de 20/06/2007 - Página 20158
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, NOTA OFICIAL, MINISTRO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), ESCLARECIMENTOS, INJUSTIÇA, ACUSAÇÃO, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), IRREGULARIDADE, PARECER, FAVORECIMENTO, EMPREITEIRO, REU, CORRUPÇÃO, OPINIÃO, ORADOR, ERRO, ANTECIPAÇÃO, JULGAMENTO.

O SR. PEDRO SIMON (PMDB - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, subo a esta tribuna para fazer um breve registro sobre os fatos noticiados pela imprensa que, dentro do contexto da “operação navalha” desenvolvida pela Polícia Federal, induz ao cidadão que existe uma participação vinculada e conivente de membros do Tribunal de Contas da União, que estariam proferindo e desvirtuando pareceres técnicos para beneficiar a Empreiteira Gautama, de propriedade do Sr. Zuleido Veras - acusado-mor do recente escândalo.

Fui cientificado por membros daquele egrégio colegiado de que os indícios e as suspeitas ali levantadas não passam de ilações, baseadas em procedimentos padrões de controle de contas feita por aquela Corte, tais como normais pedidos de vista e de reconsideração de análises técnicas.

Neste grave momento por que passa a Nação, quando investigações rigorosas são efetuadas, contamos com o grave risco da possibilidade de precipitações e pré-julgamentos. Portanto, quero que faça constar dos Anais do Senado, para fins de registro e de possível contextualização e responsabilização dos fatos que estão sendo apurados - inclusive até por uma futura Comissão Parlamentar de Inquérito, documento que me foi encaminhado por Ministro daquela Corte, no qual ele expõe suas defesas prévias em face das denúncias publicadas pela imprensa.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR PEDRO SIMON EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Nota de esclarecimento. Ministro Adylson Motta.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/06/2007 - Página 20158