Pronunciamento de Mão Santa em 13/06/2007
Discurso durante a 90ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
Registra o recebimento de uma Moção Legislativa da Câmara Municipal de Dourados, Mato Grosso do Sul, congratulando-o pela homenagem que prestou ao saudoso Senador Ramez Tebet.
- Autor
- Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
- Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Registra o recebimento de uma Moção Legislativa da Câmara Municipal de Dourados, Mato Grosso do Sul, congratulando-o pela homenagem que prestou ao saudoso Senador Ramez Tebet.
- Publicação
- Publicação no DSF de 14/06/2007 - Página 19512
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- LEITURA, DOCUMENTO, AUTORIA, PRESIDENTE, CAMARA MUNICIPAL, MUNICIPIO, DOURADOS (MS), ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), CONGRATULAÇÕES, ORADOR, MOTIVO, HOMENAGEM, RAMEZ TEBET, EX SENADOR, EX PRESIDENTE, SENADO.
O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente Marco Maciel, creio que a notícia vai agradar muito a V. Exª. Acabei de receber uma Moção Legislativa da Câmara Municipal de Dourados, do Estado de Mato Grosso do Sul.
Ramez Tebet, que significou muito para a história deste Senado, conquistou a amizade, a gratidão e o respeito do Estado do Piauí. Quando governei aquele Estado, ele lá esteve como Ministro e propiciou que construíssemos dezenas de açudes, barragens, enfim, foi um extraordinário Ministro para o Estado do Piauí. E nós o agraciamos com a comenda maior Grã-Cruz Renascença.
Sr. Presidente Marco Maciel, traduzindo esse respeito àquele que conviveu aqui e escreveu uma das páginas mais belas, com verdadeiro estoicismo, no fim de seu mandato, enfrentando uma enfermidade e dando seu exemplo de bravura, colocamos o retrato de Ramez Tebet em nosso gabinete. Lá só existe retrato de três homens: João Paulo II, que era o Papa - quando eu governava o Piauí, fui a Roma e, juntamente com Adalgisa, fui abençoado por ele; Petrônio Portella, que significa muito para V. Exª...
O SR. PRESIDENTE (Marco Maciel. PFL - PE) - É verdade.
O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - V. Exª tem uma das melhores obras sobre o estadista que foi Petrônio Portella, que por duas vezes foi Presidente desta Casa; e, agora, o retrato de Ramez Tebet.
Na simples solenidade representada, tivemos a palavra de amizade de Pedro Simon a Ramez Tebet, de Delcídio Amaral, de Valter Pereira, do Deputado Moka e dos amigos que trabalharam com ele.
A Moção diz o seguinte:
Câmara Municipal de Dourados
Moção Legislativa.
O Poder Legislativo Douradense, de acordo com as normas regimentais, através dos Vereadores infra-assinados, apresentam Moção de Congratulações ao Senador Mão Santa, pela justa homenagem oferecida ao ex- Senador Ramez Tebet, ícone da vida pública do nosso Estado imortalizado pela sua moral ilibada, postura democrata, ímpar em toda trajetória de sua vida pública e privada. O ilustre Senador nordestino colocou numa galeria em seu gabinete fotos do saudoso Senador sulmato- grossense.
O Poder Legislativo Douradense parabeniza- o pela maneira carinhosa com que homenageou o ex-Senador Ramez Tebet demonstrando a amizade e respeito pelo companheiro de luta.
Plenário Teimar Torres, 15 de maio de 2007.
Carlinhos Cantor
Vereador Presidente.
A Moção, aprovada por unanimidade, foi assinada pelos Vereadores Carlinhos Cantor, Pedro Alves, Cemar Arnal, Margarida Gaigher, José Silvestre, Paulo Henrique Bambu, Eduardo Marcondes, Edson Lima, Elias Ishy de Mattos, José Carlos Cimatti, Laudir Munaretto e Sidlei Alves.
Quero apenas resumir o que significou Ramez Tebet. Nos últimos dias, os funcionários desta Casa foram a mim...
(Interrupção do som.)
O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Sabendo do respeito e da amizade que eu tinha com Ramez Tebet, os funcionários queriam prestar uma homenagem a ele e foram ao meu Gabinete implorar que eu conseguisse levá-lo para essa homenagem, porque, segundo disseram, Senador Flexa Ribeiro, Ramez Tebet foi o melhor Presidente para todos os funcionários desta Casa.