Discurso durante a 100ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Importância do trabalho realizado pela Defensoria Pública da União.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO FEDERAL.:
  • Importância do trabalho realizado pela Defensoria Pública da União.
Publicação
Publicação no DSF de 28/06/2007 - Página 21099
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO FEDERAL.
Indexação
  • IMPORTANCIA, TRABALHO, DEFENSORIA PUBLICA, UNIÃO FEDERAL, GARANTIA, ACESSO, POPULAÇÃO, JUSTIÇA.
  • COMENTARIO, RECEBIMENTO, DEFENSOR PUBLICO, PUBLICAÇÃO, PRESTAÇÃO DE CONTAS, DEFENSORIA PUBLICA, ABRANGENCIA, DIVERSIDADE, ATIVIDADE, ESPECIFICAÇÃO, INTEGRALIDADE, GRATUIDADE, ASSISTENCIA JURIDICA, ASSISTENCIA JUDICIARIA, AMBITO, JUSTIÇA FEDERAL, JUSTIÇA DO TRABALHO, JUSTIÇA ELEITORAL, JUSTIÇA MILITAR, TRIBUNAIS SUPERIORES, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), ATO EXTRAJUDICIAL, RESOLUÇÃO, CONFLITO, PESSOA FISICA, PESSOA JURIDICA, INSTANCIA, ADMINISTRAÇÃO FEDERAL, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, ASSISTENCIA, MEDIDA PREVENTIVA, CONSULTA, POPULAÇÃO, REDUÇÃO, INTERESSE.
  • IMPORTANCIA, PROJETO, DEFENSORIA PUBLICA, ESTADO DE RORAIMA (RR), ESPECIFICAÇÃO, COMBATE, SITUAÇÃO, QUADRILHA, TRAFICO, EXPLORAÇÃO SEXUAL, MULHER, INCENTIVO, PROSTITUIÇÃO, INFANCIA, AGRESSÃO, MUTILAÇÃO, POPULAÇÃO, MORADOR, PROXIMIDADE, RIO.

            O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, entre os pilares fundamentais da moderna democracia, encontra-se, sem sombra de dúvida, o direito à Justiça. Mas o que seria do direito à Justiça se ele não fosse universal? Poderíamos, por acaso, viver em uma sociedade em que somente alguns pudessem dele se socorrer, enquanto a maioria estivesse desprotegida? A resposta é não. Não existe democracia sem Justiça. Uma e outra são indissociáveis.

            Felizmente, contamos, no Brasil, com um órgão responsável pela garantia do acesso de todos à Justiça. Trata-se da Defensoria Pública da União (DPU), entidade criada pela Constituição de 1988 com o intuito de assegurar a prestação integral e gratuita de assistência jurídica e judiciária ao cidadão carente. Aliás, a Carta Magna é lapidar quando estabelece que a Defensoria Pública é instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientação jurídica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados.

            Recebi, recentemente, do Defensor Público-Geral da União, Doutor Eduardo Flores Vieira, publicação que contém a prestação de contas da Defensoria Pública, referente ao biênio 2005/2006. Confesso que fiquei surpreso com a abrangência das atividades desse órgão tão importante para o País e, principalmente, para o cidadão brasileiro mais necessitado.

            As atribuições da Defensoria Pública abrangem três vertentes principais. A primeira é a prestação do serviço de assistência judicial integral e gratuita perante a Justiça Federal, do Trabalho, Eleitoral, Militar nos Tribunais Superiores e no Supremo Tribunal Federal, nas mais diversas áreas de atuação, entre elas direitos humanos, direito previdenciário e direito criminal.

            A segunda vertente concentra-se na atuação extrajudicial para a resolução dos conflitos entre as pessoas físicas e jurídicas e as mais diversas instâncias da Administração Pública Federal. Trata-se de atividade de extrema importância, uma vez que a atuação dos Defensores Públicos, realizando acordos entre as partes conflitantes, contribui para diminuir sobremaneira as demandas ao Poder Judiciário.

            Por fim- porém não menos importante -, a última vertente da atuação da Defensoria Pública da União é a prestação de assistência jurídica preventiva e consultiva à população, o que colabora para a redução dos conflitos de interesse, fenômeno absolutamente normal em qualquer sociedade que viva sob a égide da democracia.

            No biênio 2005/2006, as atividades da Defensoria Pública da União foram norteadas pela percepção de que a eficiência na prestação integral e gratuita de assistência jurídica e judiciária deve se dar em diversas frentes, tais como o empreendimento de projetos e ações que aproximem o cidadão hipossuficiente, em todo o território nacional, de seus direitos e garantias fundamentais.

            Nesse sentido, a Instituição intensificou e ampliou a prestação de seus serviços, levando assistência jurídica e judiciária, de caráter integral e gratuito, aos brasileiros mais necessitados que habitam regiões afastadas das unidades do órgão. Essa atividade tem sido realizada por intermédio de uma série de projetos, que têm como norte garantir à parcela mais carente da população nacional a promoção da cidadania plena.

            Assim, foram e ainda estão sendo desenvolvidos os Projetos Dourados, Exploração Sexual, Escalpelamento na Amazônia, Mutirão de Conciliação da BR 101, DPU Itinerante, Regularização Fundiária e de Atuação nas Penitenciárias Federais, entre outros.

            Como representante de Roraima, Estado que integra a Amazônia Legal, sei da importância dos projetos da Defensoria Pública para os cidadãos de minha região. Gostaria de destacar dois deles: o Projeto Exploração Sexual e o Projeto Escalpelamento na Amazônia.

            Bem sabemos que a exploração sexual de mulheres, sejam crianças, adolescentes ou adultas, ainda é uma chaga no Brasil e na Região Norte. Ciente disso, a Defensoria Pública tem agido em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, órgão da Presidência da República tão bem comandado pela Ministra Nilcéa Freire, para combater a ação das quadrilhas de tráfico e exploração sexual de mulheres, maiores responsáveis pelo incentivo da prostituição infanto-juvenil.

            O drama do escalpelamento, que vitima um sem-número de cidadãos ribeirinhos e que atinge não só a vítima, como também sua família e sua comunidade, ainda faz parte da realidade amazônica. Para combatê-lo, a Defensoria Pública da União estruturou um sistema de coleta de informações sobre o acidente e vem oferecendo cursos de capacitação aos cidadãos ribeirinhos. Além disso, o órgão tem colaborado na implementação de políticas de recall das embarcações que não possuem proteção do eixo do motor e tem oferecido cirurgias plásticas e a devida assistência jurídica e judiciária às vítimas.

            Consciente da importância da Defensoria Pública da União, o Governo Federal está estudando a ampliação do quadro de Defensores e de auxiliares, bem como um melhor aparelhamento da instituição. Tenho certeza de que, em breve, a Defensoria será capaz de ampliar ainda mais os relevantes serviços prestados à população brasileira, em especial àquela mais carente.

            Disse e repito: não existe democracia sem o acesso de todos à Justiça. Mas vou além: no Brasil, o acesso de todos à Justiça só é possível porque existe a Defensoria Pública!

            Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/06/2007 - Página 21099