Discurso durante a 101ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro das palavras da mãe e da companheira do diplomata Sérgio Vieira de Mello, morto em missão da ONU no Iraque, homenageado hoje em Genebra, no Palais Wilson.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro das palavras da mãe e da companheira do diplomata Sérgio Vieira de Mello, morto em missão da ONU no Iraque, homenageado hoje em Genebra, no Palais Wilson.
Publicação
Publicação no DSF de 29/06/2007 - Página 21148
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, LEITURA, MANIFESTO, MÃE, COMPANHEIRA, SERGIO VIEIRA DE MELLO, DIPLOMATA, SOLENIDADE, HOMENAGEM, COORDENADOR, MISSÃO OFICIAL, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), DEFESA, PAZ, PAIS ESTRANGEIRO, IRAQUE, VITIMA, ATENTADO.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em Genebra, hoje, no Palais Wilson, será descerrado o busto de Sérgio Vieira de Mello, numa homenagem àquele brasileiro que, em 19 de agosto de 2003, designado coordenador da missão da ONU no Iraque, infelizmente, acabou sendo assassinado, juntamente com outros funcionários da ONU no escritório em Bagdá.

Recebi um manifesto assinado pela senhora mãe de Sérgio de Vieira de Mello, Gilda de Vieira de Mello, e pela companheira de Sérgio, Carolina Larriera, que o escreveram exatamente na ocasião do descerramento oficial do busto para homenagear a vida de Sérgio Vieira de Mello e para lembrar os eventos trágicos de 19 de agosto de 2003, que levaram à perda de 22 funcionários das Nações Unidas.

Gostaria de, então, registrar as palavras da senhora mãe e da companheira de Sérgio Vieira de Mello:

Em frente ao escritório do Alto Comissário para Direitos Humanos, Sérgio Vieira de Mello, o busto é um tributo aos seus mais de trinta anos de dedicação e serviço às Nações Unidas e à sua missão de proteger a humanidade. Sérgio, agora, personifica a chama do idealismo que motiva milhões de jovens em todo o mundo a combaterem a injustiça.

Temos a certeza de que este busto trará reconhecimento a todos que perderam suas vidas no Iraque, e ao Sérgio, um homem que dedicou sua vida a servir a humanidade e a solucionar conflitos em todo o mundo.

Em vista da execução iminente, no Iraque, de Mahmoud Sa’eed, que teria confessado ter participado do ataque fatal ao escritório central das Nações Unidas em Bagdá, em 2003, lembramos aqui que Sérgio era contra a pena de morte e que essa pena também privará as famílias das vítimas do ataque da única fonte de informação que poderiam ter sobre esse evento trágico.

Solidarizo-me com as palavras da Srª Gilda Vieira de Mello e da companheira de Sérgio, Carolina Larriera. E também reitero, como já fiz uma vez, que, mesmo para um dos responsáveis pela morte de Sérgio Vieira de Mello, considerando que Sérgio Vieira de Mello, quando foi responsável pelas ações de coordenação da ONU no Timor Leste, modificou a lei que lá havia sido implantada, quando era ocupado pela Indonésia, terminando com o sistema de pena de morte no Timor Leste, é consistente, é condizente o apelo que fazem a mãe e a companheira de Sérgio Vieira de Mello para que o Governo do Iraque, o regime do Iraque presentemente, a Justiça do Iraque, não aplique a pena de morte, em que pese ter sido essa pessoa uma das causadoras da morte dele.

Agradeço a V. Exª Senador Tião Viana, e sugiro que o Plenário do Senado também aqui incorpore esta homenagem a Sérgio Vieira de Mello.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/06/2007 - Página 21148