Discurso durante a 101ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima (CEFET), por ocasião do seu aniversário de criação. Registro da aprovação do Projeto de Lei da Câmara 67, de 2005, do Deputado Roberto Balestra, que diminui a Cide sobre a gasolina de avião.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Homenagem ao Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima (CEFET), por ocasião do seu aniversário de criação. Registro da aprovação do Projeto de Lei da Câmara 67, de 2005, do Deputado Roberto Balestra, que diminui a Cide sobre a gasolina de avião.
Publicação
Publicação no DSF de 29/06/2007 - Página 21151
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA (CEFET), ESTADO DE RORAIMA (RR).
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, CAMARA DOS DEPUTADOS, PROPOSIÇÃO, REDUÇÃO, ALIQUOTA, CONTRIBUIÇÃO, INTERVENÇÃO, DOMINIO ECONOMICO, GASOLINA, AERONAVE.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Pela Liderança do PMDB. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu pedi a palavra para fazer dois registros. O primeiro registro é também me associar ao aniversário do Cefet de Roraima, inicialmente, uma escola técnica, depois centro educacional de papel extremamente importante em Roraima. Trata-se de um centro hoje de excelência que completa 14 anos, e o seu Diretor-Geral, Edvaldo Pereira da Silva, encaminha convite com vasta programação para que se faça a comemoração deste aniversário do Cefet de Roraima.

Eu quero também parabenizar todos os servidores, os alunos, e dizer da minha contribuição como Governador do território ao construir e inaugurar a sede da então Escola Técnica Federal de Roraima. Portanto, é uma ação para a consolidação daquela instituição que hoje é, como eu disse, um centro de excelência na educação de Roraima.

Quero também fazer o registro, Sr. Presidente, do Projeto de Lei da Câmara nº 67, de 2005, do Deputado Roberto Balestra, que nós aprovamos, e que procura diminuir a Cide sobre a gasolina de avião, equiparando-a à Cide sobre o querosene de avião. Como V. Exª sabe, hoje, a Cide, Contribuição de Domínio Econômico, da gasolina de avião é mais cara que a de querosene de avião. Como existem, na Amazônia principalmente, alguns aviões que usam querosene e outros que usam gasolina, os que usam gasolina ficam prejudicados.

Nós trabalhamos e discutimos com a Receita Federal, bem como com a área econômica do Governo, e conseguimos aprovar o projeto, para o qual pediremos agora urgência para vir a Plenário, exatamente uniformizando pela alíquota menor a Cide dos combustíveis de aviação para que não sacrifiquem as pequenas empresas de táxi aéreo e os proprietários de aviões pequenos que utilizam a gasolina de avião.

Quero saudar o Deputado Roberto Balestra, que foi autor dessa matéria, e saudar o Relator, Senador Renato Casagrande, que a relatou, ajudando a aprovar um assunto que considero importante, principalmente para a nossa Região Amazônica.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Ofício Circular nº 017/2007/GAB/CEFET/RR”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/06/2007 - Página 21151