Discurso durante a 103ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da aprovação de recursos pelo BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, para que o Governo da Guiana possa construir a estrada que liga o Porto de Georgetown à fronteira com o Brasil. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Registro da aprovação de recursos pelo BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, para que o Governo da Guiana possa construir a estrada que liga o Porto de Georgetown à fronteira com o Brasil. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 03/07/2007 - Página 21959
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • IMPORTANCIA, APROVAÇÃO, BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID), RECURSOS, GOVERNO, PAIS ESTRANGEIRO, GUIANA, VIABILIDADE, CONCLUSÃO, CONSTRUÇÃO, RODOVIA, LIGAÇÃO, PORTO, FRONTEIRA, BRASIL, FACILITAÇÃO, ESCOAMENTO, PRODUÇÃO, ESTADOS, AMAZONIA OCIDENTAL, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DE RORAIMA (RR).
  • REITERAÇÃO, COMPROMISSO, GOVERNO BRASILEIRO, CONTRIBUIÇÃO, BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL (BNDES), FINANCIAMENTO, CONSTRUÇÃO, ASFALTAMENTO, RODOVIA, MELHORIA, PORTO, IMPORTANCIA, CRESCIMENTO ECONOMICO, ESTADO DE RORAIMA (RR).

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente Mão Santa.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra para fazer um registro extremamente importante para o meu Estado e para o norte da Amazônia, exatamente um passo a mais no sentido de se construir a saída da parte ocidental da Amazônia ao Caribe.

O BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento - acaba de aprovar recursos na ordem de US$900.000,00, para que o Governo da Guiana possa concluir o projeto executivo de impacto econômico da estrada que liga o Porto de Georgetown à fronteira com o Brasil.

Por que essa estrada é importante, Sr. Presidente? Por que tenho defendido tanto essa estrada? Por que o Presidente Lula assumiu compromisso com o povo de Roraima e comigo de ajudar a financiar a construção dessa estrada? Porque quando essa estrada ficar pronta, a distância a ser percorrida para se chegar de Boa Vista a um porto no Caribe será de 650km, distância menor do que aquela que nos separa de Manaus. Isso vai mudar a matriz produtiva do Estado sem dúvida nenhuma; vai, inclusive, abrir uma saída por terra para a produção do Estado do Amazonas, que hoje é toda escoada via barco. Foi extremamente importante o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, ter tido a sensibilidade de financiar o governo guianense, já que não tinha condições de concluir esse projeto.

A parte brasileira já foi asfaltada. Estamos construindo agora, por intermédio do 6º Batalhão de Engenharia e Construção, o 6º BEC, a ponte sobre o rio Tacutu, que liga o Brasil à Guiana. Essa ponte, Sr. Presidente, estará pronta até o final deste ano, uma obra importantíssima realizada pelo 6º BEC, Batalhão de Engenharia e Construção do Exército, um patrimônio de Roraima. O 6º BEC pegou essa obra paralisada, com desvio de recursos por parte do Governo do Estado e, em um ano, vai concluir a ponte, vai deixá-la pronta para que possamos tornar essa relação muito mais próxima. O Governo brasileiro já assumiu o compromisso de ajudar a financiar a obra de asfaltamento da estrada e a melhoria do porto de Georgetown, mas havia a necessidade de se saber efetivamente como seria o projeto executivo.

Quero saudar, portanto, essa visão do Banco Interamericano de Desenvolvimento e dizer que nós, de Roraima, estamos muito felizes. Fizemos gestões para que isso ocorresse. O Governo brasileiro tem acompanhado essa questão. O Embaixador do Brasil na Guiana tem acompanhado e se manifestado permanentemente sobre a questão. Teremos também outros segmentos do Governo brasileiro, inclusive o Dnit, acompanhando a discussão desse projeto executivo para que possamos, num curto espaço de tempo, ter essa saída que, sem dúvida nenhuma, é fundamental para o futuro econômico de Roraima.

Faço esse registro e reafirmo o compromisso do Governo brasileiro, do Presidente Lula, de ajudar, por meio do BNDES, a financiar a construção dessa estrada que abrirá um novo tempo para Roraima.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/07/2007 - Página 21959