Discurso durante a 99ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cumprimentos ao Presidente Lula, que conferiu autoridade ao Comandante da Aeronática, Brigadeiro Juniti Saito, para restabelecer os padrões de disciplina que devem reger as Forças Armadas.

Autor
Gerson Camata (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Gerson Camata
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Cumprimentos ao Presidente Lula, que conferiu autoridade ao Comandante da Aeronática, Brigadeiro Juniti Saito, para restabelecer os padrões de disciplina que devem reger as Forças Armadas.
Publicação
Publicação no DSF de 27/06/2007 - Página 20770
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • ELOGIO, DECISÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CONCESSÃO, AUTORIDADE, COMANDANTE, AERONAUTICA, RESTABELECIMENTO, DISCIPLINA, HIERARQUIA MILITAR, FORÇAS ARMADAS.
  • EXPECTATIVA, MELHORIA, SALARIO, CONTROLADOR DE TRAFEGO AEREO, INFORMAÇÃO, INICIATIVA, FACULDADE, REQUERIMENTO, REGISTRO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), FUNCIONAMENTO, CURSO SUPERIOR, CONTROLE, VOO.
  • IMPORTANCIA, COLABORAÇÃO, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), NORMALIZAÇÃO, SITUAÇÃO, TRANSPORTE AEREO, UTILIZAÇÃO, ESTAÇÃO, BASE AEREA, MUNICIPIO, SANTA TERESA (ES), CONTROLE, TRAFEGO AEREO, SAIDA, BRASILIA (DF), REGIÃO NORTE, REGIÃO NORDESTE, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DESTINAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), EUROPA.
  • CUMPRIMENTO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, COMANDANTE, AERONAUTICA, EFICACIA, ATUAÇÃO, SOLUÇÃO, CRISE, TRANSPORTE AEREO.

O SR. GERSON CAMATA (PMDB - ES. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, várias vezes fiz alguns comentários aqui sobre o problema do apagão aéreo que se abateu sobre o Brasil nos últimos seis meses. Falei sobre os prejuízos que estava causando ao Brasil não só internamente, dificultando a locomoção de brasileiras e brasileiros, de empresários, de trabalhadores, mas também projetando para fora do Brasil - e tive a oportunidade de sentir isso pessoalmente - uma imagem ruim do nosso País perante o mundo, pois pessoas que conheço e que residem no exterior, cancelaram férias no Brasil, viagens para o Brasil, dadas as notícias que foram publicadas a respeito da insegurança de vôos sobre o território brasileiro.

Da mesma maneira que fiz críticas, quero aqui, agora, dizer que o Presidente Lula, depois de muito tempo, percebeu o desgaste que estava causando não só ao seu Governo, mas ao Brasil, essa série de vaivéns. Diante desses fatos, o Presidente resolveu fazer aquilo que poderia ter feito no primeiro dia: dar autoridade ao Comandante da Aeronáutica. E o Brigadeiro Juniti Saito mostrou que sabe mandar. E, imediatamente, ele aplicou os códigos de disciplina militar, prendeu aqueles que se amotinaram e tomou as providências necessárias para a normalização. Além disso, levou os operadores de vôo militares de segurança nacional para operar também as aeronaves civis.

Esperamos que, dentro dessas normas e dentro dessas regras, sem que se interrompam as negociações - e elas não podem ser interrompidas -, também haja melhoria das condições salariais dos controladores de vôo. Eles têm de fazer um curso de três anos e ter um ano de prática. Trata-se, na verdade, de um curso superior. Inclusive, estou vendo faculdades requerendo o registro no Ministério da Educação da Faculdade de Controle de Vôo. Então, teremos um curso superior de controladores de vôo, como já temos cursos superiores de comandantes e pilotos da Aeronáutica, que além da teoria e da prática, há ainda a prática continuada com a operação de aeronaves de porte maior e de número de motores, mais que um, que é o básico daqueles que tiram o seu brevê.

Portanto, essa operação do Brigadeiro Juniti Saito é muito boa para restabelecer os padrões de disciplina que devem reger as Forças Armadas do Brasil. Um amigo meu, de uma maneira um pouco humorística, disse o seguinte: “Se o Lamarca, que roubou arma e matou, chegou a general, esses sargentos, pelo que já fizeram contra os brasileiros, já mereciam, pelo menos, ter a patente de major. E se derrubarem um avião, podem virar brigadeiro, porque se premia quem se comporta mal e não quem se comporta bem”. É claro que foi um exagero desse meu amigo.

Portanto, temos de cumprimentar o Presidente da República. Fez o que devia ter feito no primeiro dia, e não pela porta da negociação, pois com amotinados não se negocia. Primeiro, se impõe a disciplina militar. Depois, é claro, pode ocorrer a melhoria das condições de trabalho e de salários desses controladores.

Quero também dizer que o Espírito Santo está dando uma grande colaboração para a normalização do tráfego aéreo. A partir de amanhã, todo o controle do tráfego aéreo de Brasília para o Norte e Nordeste e de São Paulo para a Europa e Estados Unidos será feito pela Estação de Aparecidinha, no Município de Santa Teresa, no Estado do Espírito Santo. Há mesas de controle, monitores e operadores militares já se encontram lá.

De modo que o Espírito Santo dá uma enorme contribuição para a normalização do tráfego aéreo no Brasil. Falo em nome do Prefeito Gilson Amaro, de Santa Teresa, onde se localiza a Base Aérea de Aparecidinha, nas montanhas do Espírito Santo, a quase mil metros de altitude, onde os radares quase vigiam o tráfego com o Amazonas, dada a altitude, e também as rotas que vão até o extremo norte do Brasil. O Espírito Santo, então, colabora, nesse capítulo do tráfego aéreo, fazendo com que se normalizem as condições de segurança e trafegabilidade das aeronaves em território brasileiro.

Mas a minha fala não é só para cumprimentar o Presidente da República, que deu autoridade ao Ministro Juniti Saito, mas também para cumprimentar o Ministro pela atitude corajosa, nobre, importante, séria, aquela que se esperava de um comandante da sua estirpe, da sua qualidade.

Parabéns ao Brigadeiro Juniti Saito!

Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/06/2007 - Página 20770