Discurso durante a 104ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da posse da nova diretoria da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação no Rio Grande do Sul. A conquista do título de Capital Brasileira da Cultura 2008 pela cidade de Caxias do Sul/RS.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MOVIMENTO TRABALHISTA. POLITICA CULTURAL.:
  • Registro da posse da nova diretoria da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação no Rio Grande do Sul. A conquista do título de Capital Brasileira da Cultura 2008 pela cidade de Caxias do Sul/RS.
Publicação
Publicação no DSF de 04/07/2007 - Página 22075
Assunto
Outros > MOVIMENTO TRABALHISTA. POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • REGISTRO, POSSE, RENOVAÇÃO, DIRETORIA, FEDERAÇÃO SINDICAL, TRABALHADOR, INDUSTRIA DE ALIMENTAÇÃO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), DETALHAMENTO, ORIGEM, PRESIDENTE, ATUAÇÃO, SINDICATO.
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, FEDERAÇÃO SINDICAL, INDUSTRIA DE ALIMENTAÇÃO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), DEFESA, AUMENTO, PISO SALARIAL, CATEGORIA PROFISSIONAL, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, SAUDE, TRABALHADOR, DEBATE, SITUAÇÃO, CONDIÇÕES DE TRABALHO, AMBITO NACIONAL.
  • LEITURA, NOMEAÇÃO, CARGO, MEMBROS, PARTICIPANTE, DIRETORIA, FEDERAÇÃO SINDICAL.
  • ELOGIO, RESULTADO, CONCURSO, RECONHECIMENTO, MUNICIPIO, CAXIAS DO SUL (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), IMPORTANCIA, DIVERSIDADE, PATRIMONIO CULTURAL, REGISTRO, RECEBIMENTO, AGRADECIMENTO, PREFEITURA MUNICIPAL, PRONUNCIAMENTO, ORADOR, APOIO, CAMPANHA.

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Mão Santa, agradeço ao Senador Marco Maciel, que falaria antes, como orador inscrito, e ao Senador Francisco Dornelles, que teria direito preferencial por falar pela Liderança. Falarei somente cinco minutos, porque tenho que abrir uma audiência pública que vai tratar da questão dos remédios, daqueles remédios de uso permanente. Há um debate muito grande no País sobre a forma como devem ser distribuídos.

Sr. Presidente, quero, em primeiro lugar, deixar registrado aqui um pronunciamento sobre a posse da nova diretoria da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação no Rio Grande do Sul.

Estive presente à posse, nesse fim de semana, no sábado, onde, inclusive, aproveitou-se o momento para falar de reforma trabalhista, da Emenda nº 3 e de reforma previdenciária, de todo esse debate sobre a questão ética e da reforma política.

Com alegria, encontrei ali velhos conhecidos, ex-Presidentes da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Rio Grande do Sul, que destaquei no meu pronunciamento: Mário Provensi, Siderlei Silva de Oliveira, Marco Figueira e Darcy Pires, que terminava seu mandato. Naturalmente, enalteci a figura do Presidente que assume no momento aquela importante Federação, que é o Cairo Fernando, um líder sindical do Rio Grande do Sul que atuou muito naquela região de Pelotas e também na cidade de Rio Grande. Tenho certeza de que o Cairo fará uma grande administração, com toda sua equipe de líderes.

Enfatizei, Sr. Presidente, a importância de termos, garantida em lei, de forma definitiva, a estabilidade de todos os dirigentes sindicais, desde o suplente até os membros do Conselho Fiscal.

Quero deixar registrada, nos Anais da Casa, a história dessa Federação, com o nome de todos os seus dirigentes.

Em segundo lugar, Sr. Presidente, com a mesma grandeza, quero destacar que vim a esta tribuna, há poucos dias, para falar da importância da cidade de Caxias do Sul, minha cidade natal, que concorreu ao título de Capital Brasileira da Cultura 2008. Frisei aqui o meu carinho por aquela cidade e pelo meu Rio Grande, naturalmente. Ao mesmo tempo, dizia eu que Caxias reunia, como reúne, todas as condições para ser a Capital Brasileira da Cultura.

Recebi telefonema do Secretário da Cultura, enfatizando a importância do nosso pronunciamento, e também do Prefeito daquela cidade, Sr. Presidente. Hoje, para nossa alegria, posso vir à tribuna dizer que Caxias do Sul foi reconhecida como a Capital Brasileira da Cultura 2008. Caxias já é a Capital Brasileira da Cultura 2008.

Recebi aqui uma série de documentos da cidade da qual sou filho, Sr. Presidente, e tenho certeza de que será um grande momento para o País ter Caxias do Sul como Capital Brasileira da Cultura. Por isso, Sr. Presidente, eu queria que V. Exª considerasse na íntegra o nosso pronunciamento e que fizesse juntar aos Anais o documento que recebi do Gabinete do Prefeito, que diz o seguinte:

Senhor Senador, em nome da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, vimos apresentar nossos sinceros agradecimentos pelo apoio de Vossa Excelência à candidatura de nosso Município para ser a Capital da Cultura.

Esse gesto traduz pensamento de união da população caxiense, que, intensamente, aderiu ao movimento de valorizar as mais diversas expressões culturais.

O apoio recebido de V. Exª significa a valorização ainda maior da história construída por todos os cidadãos caxienses. Acreditamos que a elevação de Caxias ao patamar de Capital da Cultura engendrará no seu meio um grande movimento no sentido de fomentar a produção cultural de nossa população.

Segue em anexo réplica de uma obra, Senador Mão Santa, muito bonita...

(Interrupção do som.)

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS) - É um troféu que recebi de Caxias.

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Concedo-lhe mais cinco minutos, perfazendo dez minutos, que é a nota que V. Exª merece.

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS) - Eu já vou concluir. É um troféu de vidro que tem como escultura um cacho de uva, que simboliza parte da história de Caxias, feita pelo artista plástico Dejair Salvador. É um artista reconhecido no Rio Grande e no Brasil.

Com este registro, Sr. Presidente, eu me sinto satisfeito por Caxias ter conquistado o título de Capital Brasileira da Cultura 2008. Cumprimento o Prefeito, a Câmara de Vereadores, a Indústria e o Comércio, todas as etnias, origens e raças, de todas as procedências, que fazem daquela cidade uma cidade de encontro, uma cidade onde há uma grande solidariedade entre todas as etnias.

Parabéns a Caxias! Parabéns ao Brasil por haver reconhecido Caxias do Sul como Capital da Cultura 2008!

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

************************************************************************************************

SEGUEM, NA ÍNTEGRA DISCURSOS DO SR. SENADOR PAULO PAIM.

************************************************************************************************

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no último sábado eu tive a honra de participar no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância da Azenha, em Porto Alegre, da posse da diretoria da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Rio Grande do Sul.

            Estavam presentes mais de quinhentas lideranças sindicais, políticas e da sociedade civil, não só do meu estado, mas também de todo país.

            O novo presidente Cairo Fernando Reinhardt e toda a direção da entidade terão o desafio de levar adiante as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras de tão importante segmento da indústria gaúcha até o ano de 2010.

            A responsabilidade do novo presidente e dos novos companheiros de direção com certeza é enorme, pois esta entidade já teve como presidentes, verdadeiras lendas do movimento sindical gaúcho como Manoel Tavares (1º presidente - provisório), Mário Provensi, Siderlei Silva de Oliveira, Marco Figueira e Darcy Pires da Rocha. A eles as minhas saudações.

            Sem dúvida é de se destacar o trabalho desenvolvido pela Federação dos Trabalhadores da Alimentação do RS.

            Seja na atuação institucional com outras entidades de trabalhadores, na união de esforços pela melhoria do piso regional e da categoria,nas ações pela melhoria da qualidade de vida e saúde dos trabalhadores do setor resultando na colocação da federação no debate regional e nacional por melhores condições de trabalho nas empresas.

            Vida longa a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Rio Grande do Sul.

            Sr. Presidente, Cairo Fernando nasceu em Pedro Osório em 1958 e é filho de pequenos agricultores, casado e pai de dois filhos.

Em 1976 mudou-se para Pelotas onde teve seu primeiro emprego, no ramo da alimentação, no Frigorífico Rio-Pel.

Em 1989 foi transferido pela empresa Ceval Alimentos de Pelotas para Rio Grande.

No ano de 1992 participou da oposição ao Sindicato da Alimentação do Rio Grande, vencendo a eleição. Assim, em 8 de agosto do mesmo ano tomou posse no cargo de Secretário Geral.

Em 1995, foi eleito presidente do Sindicato de Rio Grande.

Atuante em diversos espaços da sociedade, teve participação nos movimentos sociais, com trabalho efetivo na organização e solidariedade aos sindicatos do ramo da alimentação, entre outros.

Cairo Reinhardt, em 2001 foi eleito secretário de Política Sindical da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Rio Grande do Sul, exercendo após o cargo de secretário geral da entidade.

A nova diretoria ficou assim:

Cairo Fernando Reinhardt - Presidente

Darci Pires da Rocha - Secretário Geral

Luiz Carlos de Araújo - Secretaria de Finanças

Valdemir Correa - Séc. de Formação Sindical

Sílvio Ambrózio - Secretaria de Política Sindical

Sebastião Nunes Pinto - Secretaria da Saúde

Adão José Gossmann - Séc. de Política Social

            Fátima Soares - Secretaria da Mulher

Suplentes: José Mario Schiavon, José Luiz Reges Sene, Bernardino Schardosim, Cláudio Gomes Gonçalves, Mario José Dias dos Reis, Moacir Luiz Tramontini, Alex Antonio Rodrigues e Sueli de Oliveira Rosa

Conselho Fiscal. Efetivos: Valdir Canibal de Ávila, Paulo Juarez M dos Santos e Clóvis P. Spenassato.

Suplentes: Vera Henquer, Gaspar Ubiratan S. Neves e Miguel Luiz dos Santos.

Delegados Representantes. Efetivos: Marlene Terezinha S. Gularte e Paulo Roberto dos Santos.

Suplente: Valdecir Hemsing

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

 

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, não posso mensurar a alegria que me traz a esta Tribuna para compartilhar de uma notícia que recebi nesta última segunda feira.

            Há poucos dias estive aqui para contar as Senhoras e Senhores, que minha amada cidade natal, Caxias do Sul, estava concorrendo ao título de Capital Brasileira da Cultura 2008.

            Proferi pronunciamento a respeito do assunto e logo depois recebi correspondência do Prefeito Municipal e do Secretário de Cultura de Caxias do Sul, que deixo aqui anexada, agradecendo o apoio que eu estava prestando e ratificando nossa união em torno daquele evento.

            Na minha fala, frisei o amor que me une ao Rio Grande do Sul e , em especial, à terra onde nasci, vivi minha adolescência e onde meus filhos também tiveram a felicidade de dar seus primeiros passos.

            Minha vida está ligada àquele lugar. Meu coração tem um vínculo de amor e de gratidão eterna para com a terra que acarinhou minha família e que representa a base de grande parte do que sou hoje.

            Eu disse que minha satisfação era imensa ao ver minha cidade participando desse evento.

Então, Srªs e Srs. Senadores, vocês podem imaginar como estou me sentindo hoje ao saber que ela foi a grande vencedora do concurso.

            É, Caxias do Sul é a Capital Brasileira da Cultura 2008!

Recebi ontem, um telefonema do Secretário de Cultura, Antônio Feldmann, dizendo que ela havia vencido o Concurso, que nós estávamos todos de parabéns.

            A cidade é merecedora desta vitória que lhe coube por todas as razões que detalhei em meu pronunciamento anterior e que expressam a sua pujança. Pronunciamento onde falei inclusive sobre a maravilha que é a Festa da Uva para a qual volto a convidar a todos a fim de que façam parte desta colheita de alegria e de amor, pois é assim que Caxias do Sul recebe seus visitantes!

Eu penso nos meus conterrâneos e gostaria de poder abraçar a todos e cantar junto com eles a minha satisfação e orgulho.

Quero parabenizar o Prefeito José Ivo Sartori, o Secretário da Cultura, Antônio Feldmann, a todos os segmentos que enviaram projetos para o evento, a todos os cidadãos e cidadãs caxienses, enfim a toda comunidade que se envolveu de corpo e alma nessa ação.

Quero que vocês, meus caros conterrâneos, saibam que estou com vocês em pensamento comemorando, assim como estive torcendo para este momento chegar e que tenho certeza de que o Rio Grande do Sul inteiro se orgulha de Caxias, que faz parte da grande família gaúcha.

            Muito obrigado!

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR PAULO PAIM EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Ofício da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/07/2007 - Página 22075