Pronunciamento de Lúcia Vânia em 26/06/2007
Discurso durante a 98ª Sessão Especial, no Senado Federal
Homenagem ao quadragésimo aniversário de criação da SUFRAMA.
- Autor
- Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
- Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
- Homenagem ao quadragésimo aniversário de criação da SUFRAMA.
- Publicação
- Publicação no DSF de 27/06/2007 - Página 20766
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, SUPERINTENDENCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS (SUFRAMA), OPORTUNIDADE, REGISTRO, HISTORIA, IMPORTANCIA, POLO INDUSTRIAL, MUNICIPIO, MANAUS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), INCENTIVO, ECONOMIA NACIONAL, REDUÇÃO, DESIGUALDADE REGIONAL, DESIGUALDADE SOCIAL, CRIAÇÃO, EMPREGO, RENDA.
- IMPORTANCIA, EMPENHO, CONGRESSO NACIONAL, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, PAIS, ESPECIFICAÇÃO, REGIÃO AMAZONICA, APROVAÇÃO, ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO (ZPE), INCENTIVO, CRESCIMENTO, POLO INDUSTRIAL, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO AMAZONAS (AM).
A SRA. LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é uma honra para mim participar desta sessão solene em homenagem aos 40 anos da Superintendência da Zona Franca de Manaus, cujo requerimento leva a assinatura do Líder de meu Partido, Senador Arthur Virgílio, e dos Senadores Jefferson Pérez, Tasso Jereissati, Valdir Raupp, José Agripino e Alfredo Nascimento.
Vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Suframa tem grande importância para a economia brasileira e para a redução das desigualdades regionais.
Criada pelo Presidente Juscelino Kubitschek, deu origem ao Pólo Industrial de Manaus que gerou, em 2006, faturamento de US$22 bilhões.
Modelo de desenvolvimento econômico, o objetivo de sua criação foi viabilizar uma base econômica na Amazônia Ocidental, para promover a melhor integração produtiva e social daquela região ao restante do País, garantindo a soberania nacional sobre suas fronteiras.
Por meio da Suframa foi possível levar à Amazônia um modelo de desenvolvimento regional, que abrange os Estados que compõem a Amazônia Ocidental: Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima e as cidades de Macapá e Santana, no Amapá.
Em 2006, o desempenho do Pólo Industrial de Manaus bateu vários índices de desempenho, elevando a geração de emprego e renda na Amazônia como um todo e atuando na preservação do meio ambiente.
Levantamento da Superintendência mostra a geração de mais de 100 mil empregos diretos no Pólo Industrial, considerado a base de sustentação da Zona Franca de Manaus.
O Pólo Industrial de Manaus possui mais de 450 indústrias de alta tecnologia gerando mais de meio milhão de empregos, diretos e indiretos.
Esses dados comprovam a importância vital do Pólo Industrial para a economia brasileira, que se une ao restante do País nesse sonho de crescimento e inserção no cenário mundial.
Nesses 40 anos de existência, a Suframa reuniu um passado de trabalho e conquistas, um presente de excelência em sua atuação na região da Amazônia, e, com certeza, é garantia de um futuro onde o desenvolvimento econômico e social já demonstra o acerto de sua criação.
No momento em que o País busca consolidar o seu desenvolvimento econômico, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia, com sua capacidade de gerar emprego e renda e, por conseqüência, garantir o crescimento tanto econômico quanto social, deve se manter de forma ascendente.
Cumprimento em especial o meu Líder, Senador Arthur Virgílio, que tanto tem lutado pela região amazônica, por uma vida melhor dos povos ribeirinhos, pelo crescimento das indústrias ali implantadas e pela preservação do meio ambiente na Amazônia.
Esse, aliás, é um dever de todos nós, Senadores, e, mais ainda, de todos nós brasileiros.
Nesta data tão especial, creio ser fundamental ressaltar a luta nesta Casa pela preservação do meio ambiente, especialmente na Amazônia, pelas ZPEs, já aprovadas na Comissão de Assuntos Econômicos, pelo crescimento industrial, onde o Pólo de Manaus desempenha parcela tão expressiva.
A Amazônia representa o Brasil no exterior. É o nosso verdadeiro tesouro ecológico. Desenvolvê-la econômica e socialmente é nossa responsabilidade na preservação desse tesouro.
Obrigada.