Discurso durante a 105ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos 70 anos de criação da União Nacional dos Estudantes - UNE, e homenagem ao Centro Popular de Cultura - CPC.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. MOVIMENTO ESTUDANTIL.:
  • Comemoração dos 70 anos de criação da União Nacional dos Estudantes - UNE, e homenagem ao Centro Popular de Cultura - CPC.
Publicação
Publicação no DSF de 05/07/2007 - Página 22256
Assunto
Outros > HOMENAGEM. MOVIMENTO ESTUDANTIL.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, AUTORIDADE, PRESIDENTE, UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES (UNE), PRESENÇA, SESSÃO SOLENE, HOMENAGEM, ANIVERSARIO, MOVIMENTO ESTUDANTIL.
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES (UNE), CENTRO DE ARTES, IMPORTANCIA, DATA, COINCIDENCIA, ANIVERSARIO, CENTENARIO, PERSONAGEM ILUSTRE, PAIS ESTRANGEIRO, ITALIA, DEFENSOR, JUSTIÇA, DEMOCRACIA, CONTINENTE, EUROPA, AMERICA LATINA.
  • RELEVANCIA, UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES (UNE), INCENTIVO, COMPROMETIMENTO, ESTUDANTE, LUTA, MELHORIA, PAIS.

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Quero cumprimentar esta maravilhosa Mesa, o nosso querido Ministro do Esporte, Orlando Silva de Jesus Júnior; Efraim Filho, o Deputado mais novo da Câmara; Gustavo Petta, o Presidente da União Nacional dos Estudantes; o meu querido Sérgio Mamberti, amigo maravilhoso; Arthur Poerner; o autor do requerimento, Senador Inácio Arruda; e quem nos preside, o Senador Pedro Simon. E quero começar, Pedro Simon, dizendo que talvez não fosse possível escolher melhor data para a realização desta sessão. Não sei se, quando o Senador Inácio Arruda pediu, S. Exª se deu conta de que hoje, 4 de julho, é a data do bicentenário de, nada mais, nada menos, Giuseppe Garibaldi, aquele jovem maravilhoso, com espírito internacional de luta pela justiça, pelo avanço da democracia, dos que se jogaram mundo afora para, indo atrás dos seus sonhos, construírem um mundo melhor.

E esse Giuseppe Garibaldi, que veio parar aqui, em nosso País, no Rio Grande do Sul, Senador Pedro Simon, encantou-se com uma catarina, a nossa querida Anita Garibaldi, na flor também da juventude, que, na paixão por um mundo melhor, por um mundo mais digno, enfrentou, e o Garibaldi a carregou para a Itália para ser a heroína de dois mundos.

Então, se havia algum dia melhor para comemorar os 70 anos da nossa maravilhosa União Nacional dos Estudantes e o trabalho precioso do Centro Popular de Cultura, acho que não. Não sei, Senador Inácio Arruda, se V. Exª conjugou isso. Estava nos seus planos? Não sei se estava. Espero que estivesse, porque, efetivamente, é este espírito de Giuseppe Garibaldi, de Anita Garibaldi, esse espírito, essa coisa que só a juventude tem, de entrega, de se colocar a serviço do sonho, de se transpor, de se transportar, de se transcender, que hoje estamos aqui nesta sessão, comemorando. O Senador Inácio Arruda listou inúmeros; depois, o Senador João Pedro listou outros. Cada um que virá a esta tribuna vai exatamente listar essa formação de gerações que a UNE produziu de homens e mulheres comprometidos com as lutas, as melhores lutas, as mais importantes de nosso País.

Esta sessão maravilhosa, no dia em que se comemora o bicentenário do Giuseppe Garibaldi, tem tudo a ver com os artistas que, por intermédio do Centro Popular de Cultura, a UNE sempre prestigiou e deu condições de desenvolvimento. Quem melhor captou, por meio de uma produção artística, esse espírito da juventude, o que significa ser jovem, o que significa estar na luta, o que significa estar para o que der e vier, de peito aberto, também foi um artista, Milton Nascimento, quando compôs “Coração de Estudante”. E quero terminar minha fala, minha homenagem aos 70 anos da União Nacional de Estudantes (UNE) e ao Centro Popular de Cultura (CPC) com os versos do Milton Nascimento em “Coração de Estudante”, porque diz tudo e combina por demais com Giuseppe e Anita Garibaldi.

Quero falar de uma coisa

Adivinha onde ela anda

Deve estar dentro do peito

Ou caminha pelo ar

Pode estar aqui do lado

Bem mais perto que pensamos

A folha da juventude

É o nome certo deste amor

Já podaram seus momentos

Desviaram seu destino

Seu sorriso de menino

Tantas vezes se escondeu

Mas renova-se a esperança

Nova aurora a cada dia

E há que se cuidar do broto

Pra que a vida nos dê flor e fruto”.

Muito obrigada.

(Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/07/2007 - Página 22256